Violeta Genciana – Como Usar e Tirar do Cabelo? Benefícios e Efeitos Colaterais

A Violeta genciana é um produto químico muito versátil. Ele é usado na indústria da saúde e cosmética. Seu nome científico (químico) é Cloreto de Pararosanilina.

Para que serve a Violeta Genciana?

Como mencionado, esse é um produto extremamente útil, pois possui diversas propriedades. Para a saúde, pode ser usado em pessoas e animais para cuidar de processos de inflamações, queimaduras, feridas, micoses e infecções – isso devido as suas antimicóticas e antissépticas.

Também é um agente que identifica e controla a proliferação de bactérias, sendo usado ainda no tratamento de queimaduras sérias e lesões presentes na pele e nas gengivas.

Além disso, devido a sua cor roxa intensa, serve como corante.


Benefícios e propriedades

Violeta Genciana no cabelo

Esse produto é amplamente usado em cabelos louros – naturais, tingidos ou com mechas. A cor roxa intensa do produto neutraliza o tom amarelado dos fios louros, dando uma aparência platinada ao cabelo. O procedimento é conhecido como matização.

Para aplicar a Violeta Genciana nos cabelos louros para fazer a matização, porém, é preciso aplicar pouca quantidade do produto. Seu forte poder de tingindo pode acabar deixando os fios completamente roxos.Embalagem de Violeta genciana

A melhor forma de matizar os cabelos, sem correr o risco de deixá-los roxos, é adicionar apenas 2 gotas de Violeta Genciana em cerca de 150 mg de creme condicionante branco ou máscara capilar também de cor branca. Aplique a mistura nos cabelos, de preferência, molhados, e deixe agir apenas por 3 a 5 minutos.

Depois desse período, retire com água qualquer vestígio da mistura. Lave os cabelos normalmente. A operação pode ser repetida assim que você perceber que os cabelos estão amarelados de novo.

Não esqueça de investir em hidratações ao usar esse produto nas madeixas. Isso porque ele costuma ressecar os fios.

Cuidado também na hora de preparar a mistura, pois a Violeta Genciana vai manchado de roxo tudo o que vier pela frente!

A Violeta Genciana é um remédio caseiro para feridas?

Sim, ela está indicada para tratar feridas. Isso porque ela possui, como já mencionado, propriedades antimicóticas e antissépticas, além de inibir a proliferação das bactérias.

Para usar o produto para tratar feridas, lave a lesão previamente, de preferência com bastante água e sabão neutro. Aplique um pouco da Violeta Genciana sobre a ferida, cobrindo-a para o produto não manchar coisas como roupas, lençóis, toalhas, etc.

Faça esse curativo 2 vezes por dia. Em apenas 1 semana a situação das feridas já estarão bem melhor ou, até mesmo, cicatrizadas.

Contraindicações e efeitos colaterais

Assim como todo produto químico, este também possui algumas contraindicações e efeitos colaterais.

Mulheres com gravidez de risco, por exemplo, ou em fase de amamentação não devem fazer uso da Violeta Genciana. Também está contraindicado o uso do produto em úlceras ou por pessoas que possuam sensibilidade a algum dos componentes da fórmula do produto.

Além disso, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais, como: irritação na pele, coceira e formação de úlcera.

Onde comprar a Violeta Genciana?

Esse é um produto fácil de se encontrar no mercado. Você pode comprá-la em drogarias, farmácias, lojas de produtos de beleza e casas especializadas em produtos naturais.

O preço também é bastante acessível. Um frasco com cerca de 30 ml custa menos de R$ 3. O valor pode apresentar variação de acordo com o estabelecimento em que você for comprar o produto, além da marca e do fabricante da Violeta Genciana.

Pergunta dos leitores

Como tirar Violeta Genciana do cabelo?Mulher com cabelo platinado

Caso você tenha exagerado ao aplicar a  Violeta Genciana nos cabelos, deixando os fios roxos, não se desespere! Há algumas maneiras de ir amenizando a tonalidade roxa, até que ela saia por completo. Observe alguma das maneiras de tirar a Violeta Genciana do cabelo:

  • Lave os cabelos durante alguns dias seguidos com xampu anti-resíduos
  • Passe algum tipo de óleo nos fios roxos, pois as moléculas da Violeta Genciana tendem a se juntar à substância oleosa, “escorregando” quando você for lavar os fios
  • Ao lavar os cabelos, faça o último enxague com água e cerca de 2 colheres de sopa de vinagre de maça
  • Use ampolas de vitamina C para cabelos (encontradas em lojas de cosméticos) nos fios. Conforme você for lavando o cabelo, a tonalidade roxa irá reduzindo, até sumir

E atenção! Ao desejar matizar novamente os cabelos louros com Violeta Genciana, não se esqueça que 2 gotas do produto são suficientes. O produto também deve ser mantido nos fios por, no máximo, 5 minutos.

Posso usar Violeta Genciana como um tratamento caseiro nas aftas?

Sim, a Violeta Genciana tem excelentes propriedades antimicóticas e antissépticas que ajuda a tratar a afta e reduzir o seu tamanho e profundidade, até que ela suma. Aplique sobre a afta um pouco do produto, usando uma haste flexível com a ponta coberta por algodão.

Após a aplicação, manter a boca aberta até a Violeta Genciana seque. Pode fazer o procedimento até 3 vezes ao dia.