Vinagre de Maçã – Para Que Serve? Como Fazer? Emagrece Mesmo?

O vinagre de maçã é um condimento muito usado na culinária, na preparação de receitas ou para temperar saladas. Mas você sabia que esse tipo de vinagre contém diversas propriedades nutricionais e medicinais? Além de fazer bem para a pele e os cabelos.

Para que serve o vinagre de maçã?

Como já mencionado, o vinagre de maçã é repleto de nutrientes, que ajudam na prevenção de doenças e a tratar problemas, além de oferecer benefícios cosméticos.


O vinagre de maçã, por exemplo, pode ser tratado para hidratar e restaurar cabelos quebrados e como ingrediente para esfoliar a pele.

Além disso, disso ele é um excelente aliado para a perda de peso, tem muitos antioxidante e contribui para controlar a diabetes. Também contém agentes protetores para o fígado, ajuda no fortalecimentos das articulações, favorece a digestão e muito mais!

Benefícios e propriedades medicinais

um vinagre de maçã

Muitas são as propriedades nutricionais do vinagre de maçã. Nele encontramos substâncias que fazem muito bem ao organismo, como: ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e sódio.  O vinagre de maçã ainda é rico em substâncias importantes e antioxidantes, como a quercetina e catequina.

A seguir, você confere os principais benefícios do vinagre de maçã para o nosso organismo:

  • Bom para a pele: o vinagre de maçã é um ótimo aliado para controlar a oleosidade da pele, pois contém  ácido acético – uma gente antibacteriano. Reduz a aparecimento das terríveis espinhas e cravos, além de deixar a cútis mais viçosa. Para aproveitar desse benefício, o mais recomendado é esfoliar a pele 3 vezes na semana, usando um punhado de açúcar, misturado com algumas colheres de vinagre de maçã, obtendo uma pasta.

Aplique na pele do rosto fazendo movimento suaves circulares, por cerca de 5 minutos. Além disso, também ajuda a clarear manchas.

  • Fortalece os cabelos: o vinagre funciona como um verdadeiro potencializar fortificante e hidratante de fios porosos  quebradiços. Isso porque o pH do vinagre de maçã contribui para sanar o desgaste natural dos fios. Você pode colocar uma colher de sopa de vinagre de maçã no creme de tratamento. Se os cabelos estiverem muito quebradiços e danificados, misture o vinagre com água e o último enxague os fios, faça com essa mistura. Mas, atenção! Não use outros tipos de vinagre, pois isso pode pior o problema dos seus cabelos.
  • Ajuda a emagrecer: querendo perder peso? Pois sabe que o vinagre de maçã pode te ajudar muito. Isso porque ele acelera o metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias e elimine gorduras corporais. Além disso, promove sensação de saciedade, fazendo você sentir menos fome e comer menos – algo essencial para o processo de emagrecimento.

Outros excelentes Benefícios e propriedades medicinais do vinagre de maçã

  • Ajuda a proteger o fígado: devido aos seus ácidos láticos, málicos e cítricos, o vinagre de maçã é muito bom para manter e proteger a saúde do fígado. Tais substâncias ajudam a eliminar diversas toxinas, que podem fazer mal ao órgão.
  • Fortalece os músculos: em razão da presença do ácido acético, o vinagre de maçã ajuda a converter a glicose em glicogênio – que fica armazenado nos músculos. Com isso, a musculatura se torna mais fortalecida e com energia para ser usada nas atividades do dia todo. Também recupera a fadiga muscular em pessoas que praticam atividade física.
  • Previne o câncer: pesquisas com voluntários apontaram que o vinagre de maçã consegue matar algumas das celular cancerígenas do nosso organismo, além de impedir o seu desenvolvimento.
  • Reduz a rigidez articular: o vinagre de maçã contém altos índices de ácido acético – que produz uma ação quelante, relaxando articulações rígidas.
  • Bom para a diabetes: o vinagre também ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, além de evitar picos de insulina – que, geralmente, acontecem depois de refeições com alto teor de carboidrato. Reduzindo os níveis de glicose no sangue, os portadores de diabetes conseguem controlar melhor a doença e acabam necessitando de menos insulina sintética no organismo,  o que é excelente para a manutenção da boa saúde.

Vinagre de maçã emagrece?

Sim. O vinagre de maçã é um ótimo aliado para quem quer emagrecer ou manter a boa forma física. Seu consumo acelera o metabolismo, fazendo queimar mais calorias e, em consequência, gorduras corporais.

Ainda produz sensação de saciedade, fazendo a pessoa controlar o seu apetite e comer menos.

Contraindicações

Apesar de todos esses benefícios mencionado, em algumas situações o vinagre de maçã pode estar contraindicado. Veja a seguir quando não fazer uso dele:

  • Quando houver feridas ou lesões na boca ou garganta
  • Atenção a possíveis interações medicamentosas. Converse com seu médico
  • Problemas graves no trato gastrointestinal
  • Quando os níveis de potássio estiverem abaixo do normal
  •  Quando tiver problema no esmalte do dente
  • Se estiver com vermelhidão na pele
  • Quando estiver com dores de cabeça ou enxaquecas
  • Quando estiver sentindo náuseas, enjoos ou vomitando

um vinagre de maçã no frasco

Como usar o vinagre de maçã

Se seu desejo é usar o vinagre de maçã para tratar os cabelos, pode adicioná-lo no creme de tratamento capilar ou fazer com ele o seu  último enxague ao lavar os fios.

Já se você for consumir o vinagre de maçã, para usufruir dos seus benefícios, pode adicionar algumas colheres de sopa em água ou outro tipo de líquido.

Como fazer vinagre de maçã orgânico

Sabia que é possível você mesmo fazer vinagre de maçã orgânico na sua casa? Quer tentar? Então preste atenção nos passos a seguir

  1. Escolhendo as maçãs: adquira maçãs orgânicas doces e bonitas, sem sinais de rachaduras ou pancadas.
  2. Agora lave muito bem as frutas, descascando-as em seguida e removendo as sementes
  3. Extraia o suco da polpa das maçãs, obtendo, aproximadamente, 1 litro de líquido
  4. Coloque o suco extraído da maçã orgânica em um recipiente de barro ou de cristas
  5. O recipiente deve ser largo, para que o suco da maçã orgânica fique bem distribuído e permita a fermentação do líquido. Não se pode usar jarros ou garrafas, pois a receita não dará certo
  6. Mantenha o recipiente totalmente tampado para que não entre oxigênio e o suco da maçã fermente
  7. Guarde essa mistura fermentando por 6 semanas
  8. Após esse período, leve o recipiente para um lugar quente. Se possível, acomode-o sob a luz direta do sol
  9. Cubra o recipiente e mantenha sob o local quente por 3 dias
  10. Após esse período, descubra o recipiente e deixe o repousando em temperatura ambiente
  11. Uma vez por dia, você vai mexer o líquido, para que a superfície fermentada se mantenha
  12. Para finalizar, filtre o líquido obtido e pode guardar em uma garrafa
  13. Mantenha o vinagre de maçã orgânico na geladeira para durar mais.