Tudo Sobre Carambola – Para Que Serve? Quais os Benefícios? Faz Mal?

A carambola é uma fruta com formato parecido com o de uma estrela. Encontrada em diversos países, é uma fruta bem saborosa. Sua origem é da região tropical da Ásia. Foi trazida para o nordeste do Brasil no século XIX, sendo espalhada para o restante do país também.

A carambola é repleta de nutrientes importantes para a nossa saúde. Rica em vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, além de minerais como o ferro, o cálcio e o fósforo. Também é rica em antioxidantes, que são essenciais no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce. Seus benefícios são muitos. Porém, não são muito conhecidos.

 

Quais os benefícios da Carambola?

Vejamos abaixo os principais benefícios que a carambola tem para a nossa saúde:

Uma Carambola picada


  • Ação antimicrobiana: devido a essa ação, a carambola ajuda a prevenir o surgimento de doenças provocadas por micróbios.
  • Remédio natural: devido a esse efeito, ela contribui para o tratamento de ressacas, tosses, náuseas, queimadura solar, dor de garganta, úlcera e febre. Além do mais, as suas folhas contribuem para o tratamento de inflamações na pele com furúnculos e pus.
  • Fonte de ácido fólico: nutriente importante durante a gestação. Ele ajuda a evitar má formação do feto quando ainda está em fase de desenvolvimento.
  • Fonte de antioxidantes: fonte principalmente de epicatequina, que contribui para evitar o desenvolvimento de câncer, de doenças cardiovasculares, AVC e diabetes.
  • Absorção de ferro: por ser uma fruta rica em vitamina C, ela contribui para a absorção de ferro pelo organismo, favorecendo o transporte de oxigênio pelo corpo, e evita a anemia.
  • Saúde da pele: os antioxidantes presentes na carambola ajudam a eliminar as toxinas e os radicais livres, melhorando o aspecto da pele, evitando o envelhecimento precoce.
  • Contribui para a digestão: pois é uma fruta rica em fibras.
  • Saúde cardiovascular: o potássio presente em sua composição contribui para a regulação da pressão arterial. E o magnésio ajuda a expandir e a contrair os músculos do nosso coração, contribuindo para manter o ritmo cardíaco.
  • Controle da diabetes: a carambola reduz a absorção de açúcar, evitando picos e quedas de insulina, regulando as taxas de glicose no sangue.
  • Produção de leite: estimula a produção de leite materno.

Quais os malefícios?

Embora a carambola seja uma fruta rica em nutrientes importante para o nosso organismo. O seu consumo deve ser moderado. Isso por que a fruta pode ser tóxica para a saúde por conter uma substância chamada caramboxina em sua composição. Ele é altamente prejudicial para a saúde de pessoas com doenças renais.

Se consumido de forma moderada, não deve causar nenhum problema para esses pacientes. O problema está no consumo excessivo da fruta. A caramboxina é um composto químico tóxico, presente não só na carambola, mas também em outros vários alimentos. Por isso, pessoas com problemas renais crônicos não devem consumir a fruta.

Como comer a Carambola?

A melhor maneira de consumir a carambola é in natura. No entanto, ela também pode ser usada no preparo de muitas receitas e também de sucos.

Para que serve o suco de Carambola?

Como dissemos, a carambola é rica em nutrientes importantes para a nossa saúde. Fonte de vitaminas, fibras e minerais, ela é uma fruta muito nutritiva e saborosa. O suco da carambola possui poucas calorias e mantém os seus nutrientes. Dessa forma, além de ajudar na perda de peso, o suco mantém os elementos importantes para a nossa saúde.

Além de poucas calorias, o suco de carambola também contém muitas fibras, que ajudam no trânsito intestinal; no controle do apetite, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade; na redução e na absorção de açúcar e gordura.

Carambola faz mal pra saúde?

O consumo excessivo de carambola pode ser prejudicial para a saúde de pessoas com problemas renais crônicos, por causa de seu alto teor da substância caramboxina. Essa substância não é filtrada pelos rins.

uma Carambola na mesa

Contraindicações

Devido à presença de caramboxina na composição da carambola, o seu consumo é contraindicado para pessoas que tenham reumatismo, gota, cálculos renais, osteoporose e artrite. Além do mais, pessoas com tendência a desenvolver esses problemas também devem evitar o seu consumo.

Carambola serve como remédio caseiro?

Sim. O chá da carambola pode ser usado para:

  • Controlar a diabetes
  • A taxa de glicose
  • Para evitar o envelhecimento precoce
  • Para a perda de peso
  • E também para evitar o envelhecimento precoce.