Suco de Inhame – Cura a Anemia? Ajuda a Engravidar? Emagrece?

O famoso suco de inhame, ou cará, como é conhecido em algumas regiões, se apresenta como um tubérculo e é bastante consumido no país, principalmente nas regiões nordeste e norte do país. Além de ser muito usado na culinária, ainda possui vários benefícios medicinais também. É cultivado em regiões tropicais. Na África do Sul, o inhame é considerado como item básico da dieta.

Para que serve suco de inhame?

O suco de inhame é excelente para a saúde. Além de evitar muitas doenças, ainda fortalece o organismo. Veja abaixo os principais benefícios do suco de inhame:

  • Possui poder anti-inflamatório
  • Equilibra os níveis da progesterona, que é o hormônio feminino
  • Reduz o cansaço físico
  • É fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, magnésio e cálcio
  • Aumenta a imunidade, fortalecendo o organismo contra a gripe, dengue, doenças infecciosas e resfriados
  • Possui poder antibiótico
  • É uma fonte de energia
  • Fortalece os ossos
  • Possui ação depurativa, ajuda a melhorar o aspecto da pele, combate celulite, cravos e espinhas
  • Contribui para a circulação sanguínea
  • Melhora a fertilidade
  • Reduz o colesterol e a pressão arterial

inhames e o suco de inhame em uma jarra


Quais os benefícios e propriedades?

Conheça abaixo alguns benefícios do inhame:

  • O inhame é muito bom para a saúde da mulher: a diosgenina é convertida em desidroepiandrosterona, hormônio produzido pelas glândulas adrenais. Algumas pesquisas indicam que o inhame ajuda a combater os efeitos da menopausa, da tensão pré-menstrual, da fibrose uterina, da endometriose e da fibrocística da mama. Além do mais, o inhame ajuda a aumentar a fertilidade.
  • É bom para a saúde do coração: uma vez que reduz os níveis de colesterol. Além do mais, é uma importante fonte de potássio. Esse mineral é capaz de compensar as ações hipertensivas do sódio no corpo.
  • Bom contra o câncer: os antioxidantes do inhame, vitamina C e betacaroteno, previnem vários tipos de câncer. Eles são capazes de proteger o organismo contra a ação de radicais livres, que são agentes propensos a sofrer mutações  no DNA, que podem levar a uma grande proliferação celular.

O inhame é um ótima fonte de carboidratos complexos e de fibras solúveis. O inhame possui apenas 118 calorias por porção de 100 gramas. Possui baixo teor de gordura e apresenta baixo teor de gordura. Além de fornecer muitos nutrientes como ferro, proteínas, magnésio, cálcio, fibras, vitaminas C, A e B6.

Suco de inhame emagrece?

O inhame é uma boa fonte de carboidratos complexos, que são mais lentamente absorvidos pelo organismo. fornecendo energia de forma mais constante e que não são armazenados como gordura no corpo. Outra vantagem dos carboidratos complexos é sua capacidade de aumentar a glicose no sangue de forma gradativa e não de uma vez apenas, como acontece após o consumo de carboidrato simples. A liberação gradativa de glicose não estimula o apetite, e isso contribui para que a pessoa coma menos e, consequentemente, perca peso.

Outro nutriente que ajuda na perca de peso são as fibras presentes em sua composição. Elas contribuem para o bom funcionamento do intestino. As fibras também aumentam a sensação de saciedade. E isso também contribui para o emagrecimento, pois reduzem a fome e a vontade de ficar beliscando.

Como fazer suco de inhame

É bem simples o preparo de suco de inhame tradicional. Veja abaixo:

Ingredientes:

– Uma xícara de inhame descascado e cortado

– Mel ou adoçante

– 500 ml de água ou de água de coco

– Suco de meio limão

Modo de preparo:

– Bater todos os ingredientes no liquidificador. Pode ser adoçado com mel ou com o adoçante. Sirva em seguida.

uma jarra com suco de inhame

Variações do suco

O suco de inhame pode ser feito também com outros ingredientes. Confira:

– Suco de inhame emagrecedor:

Ingredientes:

– 1 pedaço de inhame descascado

– 1 pedaço médio de cenoura

– 1 folha de couve

– 1 pedaço médio de pepinp

– 1 pedaço médio de maçã

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva. Não deve ser adoçado.

alguns inhames

– Suco verde de inhame

Ingredientes:

– 2 inhames pequenos crus e descascados

– 1 cenoura

– 2 folhas de couve

– 2 maçãs

– 5 folhas de alface

– 500 ml de água

– 1 pedaço de gengibre médio

Modo de preparo:

Descasque o gengibre e bata com o restante dos ingredientes no liquidificador. Bata até que a mistura fique homogênea. Sirva em seguida.

Contraindicações

Se consumido na quantidade correta, o inhame, dificilmente, causará efeitos colaterais. No entanto, em casos ou situações específicas, pode causar dor no estômago ou náusea, devido a saponina presente em sua composição.