Remédio Caseiro para Afta – Tratamento para Curar Afta Rápido!

Você provavelmente já deve ter tido aftas ou conhece alguém que já sentiu o desconforto delas. Mas o que são as aftas? São pequenas lesões consideradas feridas que causam irritação local e dor, principalmente, no momento de comer. Elas surgem na língua, gengiva, lábios e interior da boca. Não são contagiosas e também são chamadas de úlceras aftosas. O remédio caseiro para afta pode ajudar!

Costumam ter o formato arredondado, serem brancas ou amareladas e estão rodeadas por uma área vermelha. Elas surgem com um tamanho pequeno e se parecem com uma cratera podendo demonstrar uma pequena depressão no seu centro. As aftas podem aparecer de forma múltipla ou isolada. Muito raramente surgem na garganta, apesar de terem registros neste local.

A dor ocasionada pela afta pode ser diminuída evitando alguns tipos de alimentos tais como comidas muito quentes ou com  excesso de tempero.

Por que as aftas ocorrem?

Apesar de os especialistas não saberem ao certo qual o principal fator para o surgimento das aftas, esse desconforto está muito relacionado com situações de estresse, uso contínuo e prolongado de cigarros, alergias, pequenas lesões na boca causadas por aparelhos ortodônticos, por exemplo, e algumas deficiências na alimentação como a falta de vitaminas.


Remédio Caseiro para afta

Algumas patologias com diagnóstico inflamatório também estão associadas ao aparecimento das aftas. São exemplos as infecções intestinais, refluxo e outras doenças ligadas ao estômago.

As aftas costumam ser curadas sozinhas e duram entre sete a dez dias. Se o desconforto persistir por mais tempo é recomendado procurar um médico ou dentista. Alguns medicamentos podem ser indicados para diminuir a dor. O uso de anti-inflamatórios e anestésicos costumam ser prescritos nestes casos. Porém, o uso destes medicamentos são feitos por especialistas após o diagnóstico.

Os melhores remédios caseiros para afta

Apesar disso, alguns remédios caseiros podem ser utilizados para acabar mais rápido com as aftas. São alternativas naturais que aceleram a cicatrização e ajudam a aliviar a dor.

Um exemplo de medicação é o bálsamo com óleo essencial de louro. Ele alivia a dor e a inflamação ocasionada pela afta. Outra recomendação é o uso do chá de alfavaca e de manjericão, pois possuem substâncias analgésicas para combater a dor e antissépticas que auxiliam na limpeza da região eliminando microrganismos.

Cravinho, sálvia, calêndula, arnica, sucupira, hidraste, guaçatonga, saião, tanchagem são outros produtos naturais que podem ser usados como remédios caseiros para as aftas.

Remédio caseiro para afta na língua

Quando a afta está especificamente localizada na língua uma solução caseira é bochechar uma colher de leite de magnésia  diluído em um copo de água. Há recomendação do uso de mel no local e também de gelo, ambos diminuem a inflamação e ajudam a amenizar a dor ocasionada na região.

Bochechos feitos com água morna e sal ou com o uso de barbatimão também são considerados remédios caseiros, pois tanto o sal como o barbatimão tem ações antissépticas e aliviam a dor.

Remédio caseiro para afta nos lábios

Também para o aparecimento de aftas nos lábios pode ser considerado remédio caseiro o uso de água morna e sal de duas a três vezes ao dia na região. Antibacteriano, o sal vai ajudar no combate das bactérias acumuladas no local e na diminuição da dor.

Bicarbonato para afta

Bicarbonato é mesmo um bom remédio caseiro para afta?

Uma dúvida recorrente é sobre o uso de bicarbonato para combater as aftas. Será que funciona de verdade? A aplicação deste remédio caseiro para afta diretamente nela irá causar dor intensa e ardência no local. Tal ação não é recomendada, mas o bicarbonato ajuda a curar a infecção quando diluído em água.

Uma colher de bicarbonato de sódio em uma copo de água irá diminuir o pH da saliva. É recomendado fazer bochechos de duas a três vezes ao dia enquanto as aftas estiverem presentes na boca.

Dicas e cuidados a se tomar:

Para evitar o surgimento de aftas, alguns especialistas recomendam evitar a ingestão de muitos alimentos temperados e, ainda, de frutas ácidas. Excesso de tempero e a acidez de algumas frutas podem contribuir para desconfortos gastrointestinais, uma das doenças associadas ao aparecimento das aftas.

Outra dica importante é manter uma alimentação saudável e bem equilibrada. Preferência por alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e diversificados. Tentar levar a vida sem muito estresse também é uma dica a ser tomada. Além de uma boa higiene bucal.