Rachaduras no Pênis – Os Melhores Remédios e Tratamentos Caseiros!

Cuidar da saúde sexual é fundamental para termos nossa saúde geral em dia. As doenças que acometem os órgãos sexuais requerem tratamento urgente. É o caso de homens que apresentam rachaduras no pênis.

É importante que não se faça nenhum tratamento caseiro ou o uso medicações sem indicação médica. Além de não resolver o problema, a doença ainda pode piorar, se tratada com medicações ou da forma inadequadas.

O que são as rachaduras no pênis

As rachaduras no pênis costumam aparecer, geralmente, na glande do órgão sexual masculino (cabeça) e no prepúcio. Trata-se, geralmente, de uma inflamação que requer tratamento para que o problema não piore. Além disso, as rachaduras no pênis, em geral, tratam-se de um sintoma de uma doença que recebe o nome de Balanopostite.

Causas das rachaduras no pênis

um exemplo de rachaduras no pênis


As rachaduras no pênis são inflamações que podem ser causadas por uma infecção fúngica do bacteriana. A doença se aloja, principalmente, na glande. Ainda pode acometer a parte abaixo do prepúcio, nos homens que não passaram por cirurgia de circuncisão.

Alguns casos da doença também estão associadas á manutenção de relações sexuais sem o uso de preservativo. As rachaduras ainda podem aparecer devido à falta de higiene adequada do indivíduo com seu órgão genital.

No caso da higiene incorreta do pênis, leva ao acúmulo excessivo do esmegma. Trata-se da mistura das célula epiteliais que sofrem esfoliação com óleo e a própria gordura corporal. Isso cria um ambiente ideal para a proliferação de fungos ou bactérias.

Outro fator que pode causar o problema é o contato do pênis com agentes irritantes, que podem ser encontrados, geralmente, em cremes e sabonetes. Esses produtos podem causar alergias e irritações no órgão genial, causando a balanopostite.

Algumas outras doenças pré-existentes também podem levar a rachaduras no pênis, como a diabetes tipo 2. Ainda o uso de certos antibióticos favorecem o aparecimento do quadro.

Sintomas das rachaduras no pênis

Além de pequenas rachaduras na glande e no prepúcio do pênis, a doença pode incluir sintomas como: descamação da mucusa peniana, dor, aumento da temperatura local, prurido, irritação e odores desagradáveis.

Quando buscar ajuda médica

É necessário buscar ajuda médica sempre que o homem perceber que algo de anormal se apresenta no seu órgão genital, seja na aparência ou no odor. É importante buscar a ajuda médica o quanto antes, pois quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico do problema.

O médico avaliará a situação e indicará o tratamento mais adequado para o quadro de rachaduras no pênis.

Tratamento caseiro para as rachaduras no pênis.

O tratamento para as rachaduras no pênis varia de acordo com sua causa. Assim, depende se o problema foi causado por uma bactérias ou um fungo.

O tratamento da doença causada por bactérias pode incluir o uso de medicamentos antibióticos, assim como medicações antifúngicas se o problema foi ocasionado pela presença de fungos. Essas medicações podem ser de uso oral ou local – mas , no geral, são prescritas para uso concomitante.

Também é recomendado lavar o órgão genial com água e sabão neutro, para não irritar ainda mais a mucosa. Alguns médicos podem indicar também cremes específicos para combater a secura e promover uma recuperação mais rápida das rachaduras no pênis.

As rachaduras no pênis devem ser tratadas adequadamente, seguindo-se todas as recomendações médicas. O tratamento realizado de forma inadequada pode levar a lesões mais graves na mucosa da glande e do prepúcio.

homem com dores no pênis

Prevenção

A prevenção para as rachaduras no pênis, primeiramente, é manter hábitos adequados de higiene. Também é fundamental fazer o uso de preservativos durante as relações sexuais. Além disso, evite o uso de roupas íntimas muito justas, que abafam a região, e não use peças molhadas ou umedecidas – pois facilitam a proliferação de fungos.

Alguns médicos também aconselham evitar contração do prepúcio do pênis, para não ferir a região.

Pergunta dos leitores

Qual pomada urológica posso usar para rachaduras no pênis?

As pomadas urológicas só podem ser usadas no local das rachaduras do pênis com recomendação médica. Isso porque o tipo de substância é indicada para o fator que desencadeou o problema. Por exemplo, se o homem usar uma pomada inadequada para o tipo de microrganismo que ocasionou a doença pode não obter resultados ou piorar ainda mais o problema. Portanto, só use pomadas urológicas nas rachaduras do pênis indicadas por um médico.