O Que é Bom Para Queimação no Estômago? Melhores Tratamentos!

Quem sofre de queimação no estômago sabe o quanto esse problema é incômodo e indesejável. A queimação no estômago pode ser causada por diversos fatores.

A boa notícia é que praticamente todos os problemas que causam a queimação no estômago tem tratamento. Alguns podem até mesmo ter cura ou mesmo cura. Fique sabendo mais!

O que é a queimação no estomago?

A queimação no estômago se trata de uma sensação extremamente desagradável sentida geralmente na porção superior do  abdômen. A pessoa é acometida por uma sensação de acidez. Tal sensação pode vir acompanhada de enjoo, náuseas e um desconforto geral.

Esses sintomas normalmente são provocados por uma inflamação na mucosa do estômago e as causas podem ser diversas.


homem com azia

O que causa a queimação no estomago?

A sensação de queimação no estômago, em geral, tem como as principais causas:

  • Gastrite bacteriana: tipo mais comum de gastrite, que é ocasionada pela presença da bactéria Helicobacter pylori. A doença costuma causar queimação no estômago,dores e desconforto. O diagnóstico da gastrite bacteriana é realizado por meio do exame de endoscopia.

Já o tratamento mais indicado é o emprego de medicações para cessar a produção excessiva de ácido no estômago. Além de antibióticos para matar a bactéria causadora do problema.

Vale saber que uma vacina contra a bactéria Helicobacter pylori – causadora da gastrite bacteriana – encontra-se em fase de testes na Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos. Ainda não existe previsão para o seu lançamento.

  • Gastrite química: esse tipo de gastrite, que causa sensação de queimação no estômago, é ocasionada pelo uso de determinados medicamentos orais. Tais medicações, como o ácido acetilsalicílico, por exemplo, quando usado de forma prolongada pela pessoa acaba por causar danos ao estômago. Além disso, os anti-inflamatórios também são remédios potenciais para causar uma gastrite química nas pessoas.

Outros agentes que podem causar a doença é o consumo excessivo de álcool e fumo. Tais substâncias irritam e inflamam a mucosa estomacal.

O tratamento para esse tipo de gastrite consiste em o paciente parar de consumir as substâncias que causam a inflamação. Além disso, são indicados outros medicamentos que têm a função de inibir a produção de ácido no estômago. Com isso alivia-se sintomas e recompõe-se a mucosa estomacal. Vale ressaltar que continuar usando as substâncias que causam a doença reduzem a eficácia do tratamento.

Outro motivo para a queimação no estômago

  • Gastrite nervosa: pode ser causada tanto por uma alimentação ruim e descuidada quanto por situações de estresse extremo. Isso porque, no caso do estresse, o estômago passa a produzir mais ácido gástrico. Com isso a mucosa estomacal é machicada, causando a sensação desagradável de queimação no estômago. Vale saber que a doença, se não tratada, pode evoluir para uma úlcera.

O tratamento visa o emprego de medicações que controlem a produção do ácido gástrico. Também é preciso fazer mudanças nos hábitos alimentares. Deve-se evitar, por exemplo, comidas muito gordurosas, doces, bebidas alcoólicas, alimentos condimentados, entre outros. Também se recomenda o controle do estresse, através da evitação de situações que o provoque. Se for preciso o paciente pode até mesmo recorrera um tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Possíveis complicações

A principal complicação da queimação no estômago é que ela, sendo causada pela irritação e inflamação das paredes do estômago, pode evoluir para a úlcera. A presença da úlcera no estômago, além de causar sintomas muito mais intensos, costuma, de tempos em tempos, apresentar sangramentos, colocando a saúde do paciente em risco.

Em alguns casos, se a úlcera não conseguir ser cicatrizada por meio de tratamento, pode ser necessária a realização de cirurgia para a sua cauterização.

Como aliviar a queimação no estomago

uma representação de um estomago

Além de seguir o tratamento proposto pelo médico é possível aliviar a sensação de queimação no estomago com a administração de soluções estomacais antiácidas, beber bastante líquidos ou consumir chás de ervas com efeitos leves, como: camomila, erva-doce, erva-cidreira, entre outras.

Remédio caseiro para queimação no estomago

Alguns remédios caseiros prometem aliviar a queimação no estômago. Tais receitas populares são válidas, porém, o paciente deve perguntar ao médico se pode fazer uso de tais remédios caseiros para não acabar ingerindo algo que piore o problema – o que pode ser perigoso para o estômago.

Entre os remédios caseiros para queimação no estômago estão o consumo de:

  • Bicarbonato de sódio em água
  • Chá de espinheira-santa
  • Chá de gengibre
  • Suco de pera
  • Chá de funcho

Prevenção

homem com Queimação no Estômago

A prevenção da queimação no estômago pode ser feita mantendo-se hábitos alimentares saudáveis. É necessário evitar o consumo em excesso de, por exemplo, comidas muito condimentadas, frituras, doces, alimentos industrializados, comidas gordurosas, entre outras. É recomendado dar preferência por uma alimentação baseada em verduras, frutas, legumes, comidas assadas ao invés de fritas, carnes magras, etc.

Também recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumar. Tanto o álcool como o fumo possuem agentes agressores e nocivos que agridem a mucosa do estômago, causando queimação ou até mesmo evoluindo para uma gastrite.

Além disso é necessário evitar situações de estresse extremo, que provocam o aumento da produção dos ácidos gástricos pelo estômago, agredindo as suas paredes.

Pergunta dos leitores

Queimação no estomago e gazes, o que pode ser?

Queimação no estomago e gazes geralmente estão relacionados a problemas gástricos, como a gastrite. O recomendado é procurar um médico gastroenterologista para investigar as causas desse tipo de sintoma.