Chá de Quebra Pedra: Para Que Serve? Aborta? Como Fazer? Benefícios

A natureza nos oferece várias plantas capazes de contribuir para a promoção da saúde. Existem algumas que apresentam tantos benefícios e que a gente nem imagina. Dentre as plantas mais comuns de encontramos, está o quebra pedra. uma planta muito conhecida por combater as famosas pedras nos rins. No entanto, existem outras aplicações para essa planta tão famosa.

O quebra pedra já é usado há muito tempo pelas tribos indígenas, na preparação de chás medicinais.

O que é o quebra pedra?

Muito conhecido e utilizado no Brasil, o chá de quebra pedra, ou  Phyllanthus niruri L. é um dos mais conhecidos chás medicinais e um dos mais utilizados no Brasil. É uma planta originária da Ásia e da Europa.

É muito fácil encontrar essa planta. Normalmente, é encontrada em espaços entre pedras, em calçadas, em jardins e quintais. A facilidade de encontrar a planta e a sua contribuição para a saúde são fatores determinantes para que a fama do quebra-pedra seja facilmente passado entre as gerações.


uma planta chamada quebra pedra

Para que serve o chá de quebra pedra?

O chá de quebra pedra possui várias funções. É muito bom para os rins, devido à sua ação diurética. Porém, sua fama se deve ao fato de muitas pessoas tomarem o chá para eliminar cálculos renais. Não existe um consenso entre os profissionais da saúde sobre a eficácia do chá. No entanto, muitos acreditam que ele é excelente para prevenir a formação de cálculos, mas que ele não seria capaz de acabar com eles.

O chá de quebra pedra combate o inchaço, devido às suas propriedades diuréticas. O quebra-pedra contribui para a eliminação de água do corpo através da urina. Também é ótima para a saúde do trato digestivo, aliviando sintomas como gases, prisão de ventre, dores de estômago, disenterias, perda de apetite e infecções intestinais. Outra aplicação do chá é a sua contribuição para a saúde do coração e a prevenção de derrame, pois diminui a pressão arterial. Também contribui para a saúde do fígado e a prevenção de câncer.

Veja abaixo, de uma forma resumida, todas as aplicações do chá de quebra-pedra:

  • Infecção urinária
  • Câncer
  • Purificação do fígado
  • Edema netrítico
  • Anti-inflamatória
  • Antialérgico
  • Antibacteriano
  • Conjuntivite
  • Infecção da garganta
  • Diabetes
  • Diarréia
  • Tratar afta
  • Atua como antioxidante

Como fazer o chá?

É muito simples. Siga os passos abaixo:

Ingredientes:

– 100 gramas de folha secas da planta quebra-quebra

– 1 litro de água

Como preparar:

– Junte as folhas de quebra-pedra e a água em uma panela.

– Deixe ferver por cerca de 10 minutos.

– Desligue o fogo e tampe a panela.

– Deixe descansar por cerca de 10 minutos, coe e beba em seguida.

Uma outra maneira de preparar o chá de quebra pedra é com folhas de abacate. Confira:

Ingredientes

– 1 litro de água

– Um punhado de folhas frescas de quebra pedra

– Quatro folhas de abacate

Modo de preparo:

– Lave bem as folhas de quebra pedra e de abacate e deixe ferver em um litro de água. Ao iniciar a fervura, aguarde alguns minutos, desligue e tape o recipiente. Deixe descansar por cerca de 5 minutos. Coe e sirva em seguida.

Outra opção de preparo do chá é com gengibre.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de folhas de quebra pedra secas

– 1 lasca de gengibre de cerca de 4 cm

– 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água. Desligue o fogo, adicione o gengibre e as folhas secas de quebra pedra. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e vá bebendo no decorrer do dia.

chá de quebra pedra

Contraindicações e efeitos colaterais

Mulheres grávidas, crianças menores de 6 anos e mulheres que estejam amamentando não devem tomar o chá de quebra pedra.

O seu uso também deve ser de, no máximo, 3 meses. Após esse período, deve-se dar uma pausa de, no mínimo, 2 semanas antes de iniciar novamente o tratamento.

Chá de quebra pedra emagrece?

Devido à sua ação diurética, o chá de quebra pedra reduz o líquido retido no corpo, eliminando o inchaço devido ao seu excesso. E isso acaba reduzindo a sensação de excesso de peso.

Chá de quebra pedra aborta?

Sim. O chá de quebra pedra possui algumas propriedades capazes de atravessar a placenta, e chegam até o bebê, podendo causar aborto. Ele também passa pelo leite da mamãe, alterando o sabor do leite materno.

Onde encontrar a planta?

Como dissemos, essa é uma planta muito fácil de ser encontrada em lotes, jardins, beira de estrada, espaços entre pedras, etc. Além do mais, lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias também vendem o produto.