Fruta Pomelo – Quais Seus Benefícios? Como Consumir? Curiosidades!

O pomelo – cujo nome científico é Citrus maxima – é uma fruta cítrica que também é conhecida em alguns locais como laranja-natal ou cimboa. Pertence a família das Rutaceaes e se desenvolve nas mais variadas situações  e condições ambientais.

O que é o Pomelo?

O pomelo se trata de uma fruta cítrica selvagem, que tem sua origem na região do sudeste Asiático, como na Malásia. Pode ser consumida in natura ou em forma de sucos e refrigerantes, além de óleos essenciais industrializados.

O pomelo ainda é considerada uma das maiores frutas cítricas. O fruta pode chegar a pesar até 2 quilos.

Origem do Pomelo no Brasil

O pomelo não é uma fruta popular no Brasil. Porém, trata-se de um produto muito valorizado em outros países do mundo, como nos Estados Unidos. Além do seu sabor, é requisitada pelas suas propriedades nutricionais e medicinais.


Mesmo não sendo uma fruta muito consumida por aqui, o Brasil possui alguns pontos de cultivo do pomelo. A variedade da fruta cultivada no nosso país é chamada de Marsh Seedless.

As mudas de pomelo chegaram ao Brasil através da importação de países Asiáticos, a algumas décadas.

A maioria das frutas encontradas por aqui, porém, chegam através de importação e, geralmente, em forma de suco. A maior  concentração de cultivo do pomelo no Brasil localiza-se no estado de São Paulo.

Os meses de maio a agosto são as melhores épocas para se colher pomelos de qualidade aqui no país.

Pomelo fatiado ao meio

Características

O pomelo, conhecido também como grapefruit nos Estados Unidos é uma fruta considerada híbrida. Entre as frutas cítricas existentes, o pomelo é considerado a maior, podendo pesar até 2 quilos.

Geralmente a fruta chega a 10 ou 15 cm de diâmetro e tem forma redonda (como a de uma laranja). Sua casca é lisa e apresenta uma tonalidade amarelo-clara.

Seu aroma é bastante cítrico, mas com um leve fundo adocicado.

Benefícios do Pomelo

O pomelo, além de ser consumido pelo seu sabor, é um fruto com muitas propriedades nutricionais e medicinais. Ajuda no tratamento de diversas doenças e nos preveni de vários problemas, fazendo muito bem a nossa saúde. A seguir, confira os principais benefícios do Pomelo:

  • Fortalece o Sistema Imunológico: a fruta apresenta altos índices de vitamina C – que atua como antioxidante contra radiciais livres. Ainda estimula as atividades das células brancas do sangue, nos mantendo prevenidos de diversas doenças, especialmente inflamatórias e infecciosas.
  • Ajuda na  Digestão: Ele apresenta alta quantidade de fibras – o que ajuda no processo de digestão dos alimentos. Além disso, estimula o bom funcionamento intestinal, evitando, por exemplo, a prisão de ventre e seus incômodos sintomas, como: inchaços na barriga, retenção de gases, dores abdominais, etc.
  • Bom para Controlar a Pressão Arterial: Ele é rico em potássio – sendo que 1 unidade dele contém mais de 35% da quantidade do nutriente que precisamos por dia. O potássio tem efeito vasodilatador, ou seja, relaxa os vasos sanguíneos e os dilata,facilitando a circulação do sangue. Em consequência é excelente para manter os níveis de pressão arterial adequados.
  • Alívio para Dores Musculares: o potássio presente no fruto também ajuda a aliviar dores musculares. O nutriente promove o relaxamento dos músculos, reduzindo possíveis dores. Ainda evita as terríveis cãibras e ajuda a evitar o rompimento de ligamentos nas pessoas que praticam esportes de alto impacto.

Outros excelentes Benefícios

  • Promove o  Anti-envelhecimento: em razão dos altos níveis de  vitamina C, o fruto ajuda a reduzir o aparecimentos das temidas rugas e linhas de expressão. Isso se dá ao seu poder antioxidante, que impede a ação dos radicais livres. Ainda dá à pele do rosto uma aparência mais jovial, saudável e viçosa. Além disso, o pomelo contém  spermadine – excelente agente com função anti-envelhecimento.
  • Bom para os Ossos: Ele possui boas quantidade de cálcio, fortalecendo os nossos ossos. É ótimo para ajudar na prevenção da osteoporose em pessoas de mais idade. Também fortifica os dentes.
  • Bom para a Saúde Bucal: Ele estimula a produção de colágeno. Com isso, dá força e resistência às células e aos tecidos de diversas partes do corpo, principalmente, da boca. Fortalece as mucosas e as gengivas e previne inflamações nessas regiões.
  • Ajuda a emagrecer: o pomelo apresenta uma enzima conhecida como Carnitina pamitoyl-transferase – que é considerada um agente que queima gorduras. Assim, o consumo da fruta é ótimo para reduzir as gordurinhas que deixam a silhueta maior do que gostaríamos.

Como consumir?

O pomelo pode ser consumido in natura (como consumimos uma laranja, por exemplo). Ou então, pode ser saboreado em forma de suco. Também existe o óleo essencial, que é usado para passar no corpo, principalmente nos casos de dores musculares.

Contraindicações e efeitos colateral

uma fruta pomelo

As contraindicações e os efeitos colaterais do pomelo estão mais ligados ao seu consumo em excesso. Devido aos altos níveis de vitamina C e potássio, o fruto não é indicado, por exemplo, para portadores de doenças do fígado e dos rins.

Pessoas que sofrem de  hipotensão – pressão arterial baixa – devem consumir a fruta com muta moderação. Isso porque o consumo exagerado pode baixar mais ainda a pressão sanguínea, causando problemas, como desmaios. Quem tem pressão muito baixa deve consumir apenas uma fruta por dia.

Curiosidades do pomelo

Dizem algumas lendas que teria surgido, há séculos, na ilha de Barbados – no Caribe. O fruto surgiu por acidente, através do cruzamento errado de duas frutas: a laranja e a toranja.

Outra curiosidade que envolve a fruta é a história em que o Capitão Shaddock da Jamaica levou ao país sementes do pomelo e criou outro fruto, a toranja – cruzando as sementes do pomelo com as da laranja.

Alem disso, por volta dos anos de 1800, o pomelo passou a ser conhecido como a “fruta proibida”, em Em Barbados (Caribe). As pessoas não podiam consumir, pois na ocasião, dizia-se que o seu consumo trazia problemas de saúde e maus agouros.

Pergunta dos leitores

Onde comprar Pomelo?

O pomelo é mais fácil de ser encontrado nos chamados “sacolões”, que trabalham com uma variedade maior de frutas. Em feiras livres, dificilmente o fruto é comercializado.

O que é Pomelo rosado?

É uma das variedades da fruta. A polpa desse fruta apresenta uma bonita cor rosada, porém, as propriedades nutricionais dessa variedade da fruta são as mesmas dos pomelos de outras espécies.

Como é a árvore do Pomelo?

A árvore é muito semelhante a uma laranjeira. Trata-se de uma árvore considerada de grande porte, com folhas em formato de espada, nas cores verde-escuro e verde-médio. Os frutos nascem em meios das folhas. Uma árvore de pomelo pode chegar até 8 metros de altura.