Planta de Citronela – Para Que Serve? Como Usar? Propriedades e Tipos!

Quase todas as pessoas já passaram pelo desconforto causado pelos mosquitos. Existem no mercado várias soluções para o caso, mas que infelizmente usam produtos que acabam trazendo efeitos colaterais. Se você procura uma solução mais natural isto pode ser resolvido de forma bem simples com a citronela.

A citronela é uma planta que está se tornando  cada dia mais conhecida por suas propriedades extremamente eficientes como repelente contra borrachudos e mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti (mosquito que transmite a dengue).

Ela é uma planta aromática de origem asiática que se adaptou e ficou comum no estado de Santa Catarina no Brasil. Atualmente muito usada, até mesmo de forma caseira, para a fabricação de repelentes.

Para que serve a Citronela?

Inicialmente a citronela foi vista somente para o uso de repelente através de um óleo essencial que é extraído das suas folhas.


Posteriormente ao longo das pesquisas, foi observado que a citronela possui outros benefícios para a saúde. Um deles, por exemplo, é sua ação antibacteriana, anti-inflamatória e até mesmo no controle da febre.

De uma forma geral, a citronela é mais utilizada como repelente, mas também encontramos seu uso na fabricação de loções, velas e óleos que são muito adquiridos, principalmente no verão.

Quais os tipos?

A citronela é conhecida cientificamente pelo nome de Cymbopogon Winterianus. No entantomas é comumente conhecida por outros nomes, tais como:

  • Cidró do Paraguai
  • Capim citronela
  • Citronela do Ceilão
  • Citronela de Java.

Ela é bem semelhante com outras plantas. Costuma ser muito confundida com o capim-limão ou como alguns conhecem por capim-cidreira.

Embora muitos parecidas a única que possui a eficácia do repelente é a citronela. Se você for utilizá-la fique atento para diferenciar uma da outra.

uma planta de Citronela

Propriedades medicinais

A principal utilização da citronela é como aroma terapia e produtos cosméticos. Suas propriedades medicinais abrangem sua ação como: bactericida, febrífuga, insetífuga, carminativa, sudorifica e calmante. Alguns benefícios alcançados com uso da citronela são os seguintes:

1.  Antidepressivo

Os aromas da essência da citronela atuam sobre os neurotransmissores aliviando tristezas, ansiedades e sentimentos negativos. Com isso, induzindo a sentimentos de esperança e alegria. Por isso é indicado como terapia alternativa no tratamento da depressão.

2.  Antibacteriano

Alguns componentes encontrados no óleo da citronela possuem o efeito de inibir o aumento de bactérias no organismo. Portanto foi constatado que a citronela pode ajudar no combate de infecções.

3.  Antiespasmódico.

De acordo com alguns estudos, a citronela pode também ser indicada para amenizar espasmos musculares, problemas respiratórios e impulsionar o sistema nervoso. além disso, ainda alivia sintomas de cólica menstrual e tosse.

4.  Anti-inflamatório.

A citronela possui ainda um resultado curativo para tratar inflamações que sejam causadas pelo uso de álcool, drogas ilícitas ou até mesmo em casos de consumo de um alimento de digestão difícil ou picante. Portanto a planta acalma o efeito de intoxicação que foram causadas por elementos externos.

5.  Antisséptico.

A citronela pode ser usada para fazer assepsia em lesões e cortes na pele, combatendo prováveis infecções nas feridas.

6.  Fungicida.

Se mostra também eficaz para impedir o desenvolvimento de fungos. O óleo pode ser utilizado no combate de infecções fúngicas nas regiões do nariz, orelha e garganta. Pode ser utilizado também em outras regiões do corpo e ajudar no tratamento da diarreia que geralmente é provocada por fungos.

7.  Desodorante.

A citronela é abundante de um elemento que se chama citrino (o que lhe atribui o aroma de limão), que é capaz de tirar o cheiro desagradável do corpo.

8.  Auxilia no combate à febre.

Através do estimulo da transpiração do corpo, somada a sua ação antibacteriana e anti-inflamatória, a citronela se torna um aliado caseiro no combate à febre.

9.  Repelente.

Esta é a propriedade mais conhecida da citronela. Seu óleo tem a eficácia de conservar afastado os insetos ou matá-los. Esta eficácia foi comprovada mesmo nos casos do mosquito Aedes Aegypti, cujas as consequências de sua mordida podem ser a dengue, zika, febre amarela ou chikungnya. A citronela mostra-se eficiente também contra os piolhos de cabeça, corpo e pulgas.

Como usar a Citronela?

uma plantação de Citronela

Da citronela podem ser usadas suas folhas, seu óleo ou em forma de pó.

  • Repelente

Para usar como repelente você pode pegar as folhas cortadas em pedaços pequenos e colocar em um recipiente no local onde os mosquitos se aglomeram. Troque as folhas diariamente para que seu aroma fique sempre acentuado.

Se você pretende cultivar a planta na sua casa, ela pode ser colocada em vaso, o que facilita a sua colocação em lugares mais apropriados ou até mesmo no jardim. O que deve ser observado é que fique num local bem ventilado. É preciso que haja corrente de ar para que o aroma se espalhe pelo ar, afastando os mosquitos.

As velas e o óleo com função repelente podem ser facilmente encontradas no comércio. A vela, através de sua queima, vai exalar o aroma que mantem os mosquitos afastados. Já o óleo pode ser espalhado no corpo.

  • Inalação

Este método tem muita eficácia, pois estudos comprovam que através do olfato a essência atua no seu organismo de forma curativa. Você pode fazer a inalação colocando gotas da essência na água bem quente, diretamente no vaporizador ou também usando o difusor.

  • Massagem.

As técnicas utilizadas na massagem, através da fricção, fazem com que o óleo da citronela penetre nos seus poros. Isso permite que seu organismo absorva suas propriedades curativas.

  • Banhos

Coloque algumas gotas de óleo essencial de citronela na banheira em água morna e repouse seu corpo por alguns minutos. Se você não tem banheira, pode fazer apenas um escalda pés. Com certeza você vai observar os efeitos relaxantes da planta sobre o seu corpo.

Como fazer um repelente caseiro com Citronela?

repelente de Citronela

Você mesma pode fazer seu repelente de forma simples e econômica.

Podem ser utilizadas as folhas (umas 3) cortadas em pequenos pedaços em um recipiente distribuídas nos cômodos da casa onde você quer se livrar dos mosquitos. Troque todos os dias.

Você também pode ter a planta em um vaso dentro de casa. Sempre observe as recomendações para manter a planta saudável.

Outra opção é ferver as folhas colocar o chá em um balde. Então, com auxílio de um pano e um rodo passe a infusão na casa. Isto também vai ajudar a manter os mosquitos bem longe.

As folhas podem ser secas e utilizadas para queimar espalhando o aroma pela casa. Neste caso tenha cuidado de utilizar o material adequando para isto.

Mais uma dica: macere 200 gramas de folhas secas, coloque em 1 litro de álcool com 70% de concentração. Prepare esta infusão em uma garrafa que possa ser bem fechada. Deixe guardado por dez dias em um local escuro. A cada dois dias mais ou menos, agite a mistura. Após os 10 dias passe a mistura por um filtro. Coloque num recipiente limpo e bem fechado, preferencialmente um borrifador. Pode ser usado por dois anos.

Como fazer um chá de Citronela?

O chá deve ser feito utilizando as folhas. Para isso, coloque as folhas num recipiente, derrame água fervendo, tampe e deixe destilar. Retire as folhas usando um coador e está pronto para uso. Pode ser passado no chão, parapeito das janelas, que é por onde os mosquitos geralmente entram, e outros. Esse chá não deve ser ingerido.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a citronela, como ela age, para que serve e como utilizá-la para obter seus benefícios. Aproveite!