Veja os 8 Melhores Benefícios da Pinha – Propriedades Medicinais!

A Pinha, também conhecida como fruta-do-conde  é originária do Caribe. Sendo, assim, um fruto tropical, seu cultivo se deu muito bem no Brasil, principalmente nos estados do Piauí, Pará, Ceará Maranhá e Goiás.

Apresenta uma polpa com consistência cremosa e sabor doce, além de muitas sementes. Porém, a fruta não é somente saborosa, ela possui diversas propriedade nutricionais, que fazem muito bem à saúde.

Quais os benefícios da Pinha?

A pinha é um fruta rica vitamina A, vitaminas do B, vitaminam C, cálcio, carboidratos, ferro, magnésio, potássio, niacina, entre outros nutrientes. Com isso, a fruta oferece excelente nutrição ao ser incorporada na dieta, além de ajudar em tratamento de diversas doenças e contribuir com o aparecimento de diversos males.

A seguir, você confere os principais benefícios dela:


  • Boa para a Pele e dos Cabelos: devido aos índices elevamos de vitamina A, a pinha é um excelente aliado para a força e a saúde em geral da pele dos cabelos. A fruta desenvolve um papel importantíssimo para a força e para manter a jovialidade dessas partes do corpo. No cabelo, a polpa da fruta ainda pode ser usada como máscara de hidratação, dando ainda mais força, brilho e aparência de fios extremamente bem cuidados. Já na pele, ajuda a cicatrizaram lesões geral, aplicando a polpa como compressa na região ferida.
  • Ajuda na Gestação: a fruta é uma excelente opção de alimentação para mulheres grávidas – que podem consumir de 2  a 3 unidades da pinha ao dia. Isso porque a pinha tem agentes que ajudam no desenvolvimento do feto, do seu sistema nervosos, além do sistema imunológico. Além disso, pesquisas apontam que a pinha reduz riscos de abortamento, além de reduzir os enjoos das futuras mamães, sonolência excessiva e alterações frequentes de humor – e o melhor: ajuda na produção do leite materno.
  • Ajuda a Prevenir a Asma: a fruta é fonte de vitamina B 6 – vitamina que contribui para reduzir processos inflamatórios da bronquite e a prevenir ataques de asma.

um monte de pinha

Outros excelentes benefícios da Pinha

  • Boa para o Coração: a fruta é fonte rica de magnésio – o que provoca e relaxamento dos músculos cardíacos – evitando ataques coronários. Além disso, a pinha é rica em vitamina B 6 – que ajuda a reduzir a quantidade de homocisteína no organismo – um agente que, se não controlado, pode causar doenças cardíacas.
  • Melhora a Digestão: a pinha contém bastante cobre e fibras – isso facilita a digestão dos alimentos.. Também evita a terrível prisão de ventre e seus desagradáveis sintomas. Além disso, a polpa da fruta, quando dessecada (colocá-la sob o sol), trata a diarreia.
  • Ajuda controlar Diabetes tipo 2  a pinha é abundante em fibras alimentares. Com isso,ajuda  a reduzir os níveis glicêmicos do sangue. Assim, consegue controlar a diabetes do tipo 2. Os portadores da doença controlam- mais fácil e acabam necessitando de menos quantidade de insulina sintética.
  • Boa para Pressão arterial: a fruta contém bons índices de magnésio. Com isso, seu consumo ajuda a manter a pressão arterial em níveis normais.
  • Auxilia a  Reduzir o Colesterol: os altos níveis de fibra dela contribuem para abaixar o colesterol ruim do sangue (LDL). Com isso, nos mantemos mais imunes a doenças cardíacas.

Pinha engorda?

Uma pinha média contém cerca de 100 calorias. Portanto, não pode ser considerada um alimento que engorda, se consumido com moderação. Pode ser saboreada, sem problemas, como sobremesa ou lanche para quem quer perder peso ou manter a boa forma física.

A sua alta quantidade de fibra ainda ajuda na redução de açúcares e gorduras pelo organismo. Também traz sensação de saciedade reduzindo a fome e podendo auxiliar no processo de emagrecimento. Seu sabor doce ainda pode controlar a vontade de consumir açúcar por quem está querendo perder peso.

Lembre-se de que o segredo para perder peso não está no fato de consumir ou não a pinha, mas sim, na moderação da ingestão dessa fruta.

Como consumir a Pinha?

Geralmente, ela é consumida in natura. Porém, a fruta pode servir para a preparação de outros pratos, geralmente, doces. Ficou curioso? Então, a seguir confira uma deliciosa e diferente receita de mousse de pinha, que pode ser uma ótima opção para servir de sobremesa para amigos e convidados em ocasiões especiais.

Mousse de Pinha

Ingredientes:

  • 8 pinhas grandes
  • 2 pacotes de gelatina sem sabor
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • 1 lata de leite condensado
  • Água morna para dissolver a gelatina

Modo de Preparar:

  1. Primeiramente, remova todas as sementes da pinha
  2. Passe a polpa da fruta por uma peneira
  3. Adicione o creme de leite, o leite condensado e a gelatina diluída
  4. Bata tudo muito bem manualmente ou no liquidificador até obter um líquido homogêneo
  5. Leve a geladeira até adquirir consistência de mousse.

Como fazer o chá de pinha?

O Chá de pinha é uma excelente forma da pessoa que precisa de seus benefícios da fruta, quando não está conseguindo comê-la da forma normal. Você não sabe como prepará-lo? É muito simples.

Para fazer o chá você vai utilizar as folhas dela. Pode ser utilizada também as cascas, bem separadas da polpa. Coloque para ferver cerca 300 ml de água. Após a água levantar fervura, adicione as folhas da pinha e as cascas da fruta, se for usar.

Deixe e mistura fervendo por uns 5 minutos. Depois disso, retire do fogo e deixe a infusão apurando, tampada por cerca de 10 minutos. Aguarde o chá de pinha ficar morno e coe.

Caso queira adoçar, indica-se usar adoçantes artificiais ou mel. Não use açúcar, pois ele fermenta no estômago, causando outros problemas.

A receita acima é para uma xícara de chá. Pode-se consumir até 3 xícaras de chá por dia. O chá pode ser feito toda vez em que for ingerido ou de uma só vez, sendo mantido na geladeira e esquentado-o quando for tomado.

Contraindicações da pinha

pinhas abertas e fechadas

Como já mencionado, são diversos os benefícios da fruta para a nossa saúde. Ma,s como acontece com a maioria dos alimentos, ela também apresenta algumas contraindicações.

Embora ela ajude a controlar a glicemia no sangue, seu consumo exagerado faz efeito contrário: ou seja, aumenta o açúcar do sangue, fazendo mal para os diabéticos.Assim, diabéticos deve consumir apenas uma porção média da fruta, de preferência em dias alternados.

De qualquer forma, esses pacientes devem procurar orientação médica antes de fazer o consumo dela.

Como é o pé de pinha?

O pé tem formato parecido com de de arbusto e apresenta poucas folhas. As pinhas de ficam penduradas em meio às folhas até amadurecerem e caírem (ou alguém colhê-las).

Geralmente, são árvores pequenas que chegam somente a 70 cm de altura.

Pergunta dos leitores

Qual é o nome da fruta parecida com a pinha?

Fruta do conde e Temoia (essa possui poucas sementes, diferentemente da pinha)

Posso usar a pinha como remédio caseiro?

A pinha pode ajudar em tratamentos e fazer muito bem a nossa saúde quando não possuímos uma doença grave. Embora a pinha ofereça muitos nutrientes às pessoas, elas podem até serem usadas como remédios caseiros. Mas isso em no caso de sintomas leves. Sintomas de moderados a graves exigem procurar um médico. Nunca use a pinha para curar doenças.