Pimenta Dedo de Moça – Quais seus Benefícios? Como conservar?

A Pimenta dedo de moça – cujo nome científico é Capsicum baccatum – é um espécie originária do Peru. Porém, seu cultivo se deu muito bem no Brasil.

Essa pimenta é bastante usada na culinária. No entanto, a pimenta dedo de moça também é conhecida pelas suas propriedades medicinais, ajudando a prevenir doenças e contribuindo no tratamento de diversos males.


Benefícios da pimenta

Como mencionado, a pimenta dedo de moça apresenta diversas propriedade medicinais. A pimenta é fonte de ferro; vitaminas A , B e C; antioxidantes e outros agentes que trazem diversos benefícios para a saúde. A seguir, você confere alguns dos principais benefícios da pimenta dedo de moça:

  • Fortalece o sistema imunológico: a pimenta dedo de moça é fonte de vitamina A, estimulando o fortalecimento do sistema imunológico do organismo. Com isso, ficamos prevenidos de contrair diversos tipos de doença.
  • Ajuda na digestão: a pimenta ajuda a manter o trato digestivo funcionando melhor, evitando, assim, problemas no sistema digestório. Além disso, evita a prisão de ventre.
  • Combate a retenção de líquidos: o consumo moderado da pimenta dedo de moça possui efeito diurético. Com isso, o organismo passa a eliminar líquidos e toxinas. Também ajuda a reduzir inchaços pelo corpo e amenizar o aspecto da celulite
  • Efeito descongestionante: a pimenta é um excelente aliado para ajudar a descongestionar as vias respiratórias. Assim, pode ser usada em processos que congestionam o nariz e outras vias, como gripes, resfriados, sinusites, rinites, etc. A pimenta dedo de moça tem a capacidade estimular a dissolução de secreções e mucos.
  • Previne e Trata a Anemia: por ser fonte de ferro, a pimenta ajuda a prevenir e a tratar processos anêmicos.

pimenta dedo de moça

Mais importantes Benefícios da pimenta dedo de moça

  • Bom para Diabéticos: a diabetes pode ser controlada com o consumo da pimenta. Estudos apontam que a pimenta dedo de moça estimula o pâncreas a produzir mais insulina, reduzindo os níveis de glicose no sangue, em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2
  • Regula o colesterol: a pimenta dedo de moça é rica em capsaicinoides – um agente que auxilia na redução do colesterol ruim. Ainda tem a capacidade de bloquear a ação da ciclooxigenase-2 – uma substância que faz os músculos ao redor dos vasos  sanguíneos se contraírem, atrapalhando o bom fluxo do sangue. Com isso, a saúde cardiovascular fica mais protegida
  • Ação Anti-Inflamatória: a pimenta ajuda a prevenir e tratar diversos processos inflamatórios. Isso acontece porque a pimenta consegue limitar a ação de neuropeptídeos que promovem processos inflamatórios.
  • Efeito Antioxidante: a pimenta dedo de moça é rica em agentes antioxidantes – beneficiando a saúde em geral. Além disso, seus efeitos antioxidantes combatem a ação de radiciais livres, evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de diversos tipos de câncer
  • Acelera o Metabolismo: a pimenta pode ser uma excelente aliada no processo de emagrecimento. Seu consumo acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias e evitando o acúmulo de gordura localizada – devido a presença de capsaicina (agente emagrecedor)
  • Previne Úlceras: a pimenta tem a capacidade de combater bactérias que provocam a formação de úlceras estomacais
  • Estimula o Crescimento do Cabelo: a pimenta dedo de moça ativa a circulação sanguínea em geral, incluindo a região do couro cabeludo. Com essa ação, os cabelos tendem a crescer mais rápido

A pimenta dedo de moça é um remédio caseiro?

pimenta dedo de moça

A pimenta dedo de moça, como já visto, pode ser considerado um remédio caseiro – embora não substitua tratamentos médicos. A pimenta tem ação anti-inflamatória, analgésica, estimulante, energética, afrodisíaca e antioxidante.

Além disso, ajuda a emagrecer, a regular o funcionamento do intestino, a controlar os níveis de colesterol no sangue, a prevenir o câncer, entre outros benefícios já mencionados para a saúde.

Como usar esta pimenta?

Para usufruir das propriedades medicinais da pimenta dedo de moça o seu consumo pode ser feito in natura, em conserva ou adicionando-a em alimentos. Além disso, em lojas de ervas e produtos naturais, você pode encontrar a pimenta dedo de moça em cápsulas, assim, faça o uso delas conforme as indicações da embalagem.

Como fazer conserva da pimenta dedo de moça?

Você pode aproveitar de todos os benefícios da pimenta dedo de moça, deixando-a em conserva. A seguir, você confere como fazer conversa de pimenta dedo de moça:

Para fazer a conserva você vai precisar de:

  • 200 g de pimenta dedo de moça
  • 400 ml de água
  • 200 ml de azeite

Modo de Fazer:

  1. Corte as pimentas dedo de moça em rodelas médias. Remova os cabinhos
  2. Ferva a água
  3. Após a fervura, coloque as pimentas em um recipiente e despeje a água fervente sobre elas. Deixe descansando por cerca de 15 minutos.
  4. Coe as pimentas e deixe-as secando
  5. Coloque as rodelas da pimenta dedo de moça em um pote de vidro e despeje o azeite.
  6. Tampe o pote e leve a conversa à geladeira.

A pimenta dedo de moça em conserva pode ser mantida na geladeira e consumida durante meses.

Como fazer o molho de pimenta dedo de moça?

O consumo da pimenta dedo de moça também pode ser feito em forma de molho. Aprenda como fazer o molho de pimenta dedo de moça a seguir:

Para preparar o molho, você irá usar os seguintes ingredientes:

  • 15 pimentas dedo-de-moça vermelhas
  • 1/2 xicara de chá de óleo ou azeite
  • 1 xícara de vinagre ou suco de limão
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola média picada
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

Modo de Preparar:

  1. Lave as pimentas dedo de moça e remova os seus cabinhos
  2. Caso prefira um molho forte, mantenha as sementes da pimenta. Para molhos mais suave, retire-as.
  3. Junte os demais ingredientes com as pimentas dedo de moça, batendo tudo no liquidificador, até obter uma pasta homogênea
  4. Para engrossar, adicione a farinha de trigo e bata mais um pouco
  5. Guarde o molho em frascos, na geladeira.

Essa receita de molho de pimenta dedo de moça rende cerca de 3 potes de tamanho médio.

Pergunta dos leitores

Como é o cultivo da pimenta dedo de moça?

A pimenta dedo de moça pode ser cultivada em jardins ou vasos grandes. Seu cultivo é fácil e simples de fazer.

Para cultivar as suas próprias pimentas, adquira mudas delas em casas especializadas, em forma de torrão. Se for plantar a pimenta em um vaso, ele tem de ter pelo menos 30 cm de diâmetro.

Para cultivar pimenta dedo de moça adequadamente, siga os passos:

  1. Prepare a terra  afofando-a e deixando-a bem drenada, para evitar encharcamentos
  2. Deixe a plantação pelo menos por 6 horas por dia sob o sol – as pimentas dedo de moça apreciam a luminosidade e o calor solar
  3. Vale ressaltar que a germinação dos torrões da pimenta já inicia a partir de 15 ou 20 dias após o seu plantio
  4. Ao fazer o plantio, tome muito cuidado para não danificar as raízes da planta, ao desembalar os torrões. São as raízes que irão retirar os nutrientes do solo e farão a planta dar as pimentas
  5. Caso você queira transplantar as mudas, a melhor fase do ano para fazer isso são as épocas quentes do ano. Lembre-se que as pimentas dedo de moça apreciam o calor.
  6. Não se esqueça das regas. A irrigação deve ser feita regularmente, porém, evite encharcamentos, pois as pimentas podem apodrecer.

Onde comprar esta pimenta?

A pimenta dedo de moça é fácil de ser encontrada. Você pode adquiri-las em feiras livres, supermercados e em outros estabelecimentos que comercializam especiarias.