Para Que Serve o Chá de Alecrim? Quais Seus Benefícios Para à Saúde?

O alecrim trata-se de uma planta aromática, que tem sua origem na região Mediterrânea. Pertence a família Rosmarinus officinalis e vive, geralmente, em regiões onde o solo tem formação calcária. Seu chá possui diversas propriedades medicinais e aqui você ficará sabendo para que serve o chá de alecrim.

Para que serve o chá de alecrim?

Algumas pessoas tem dúvida sobre para que serve o chá de alecrim. Pois saiba que ele tem diversas utilidades para ajudar no tratamento ou mesmo a cura de vários males e problemas de saúde. A seguir, você confere 10 situações em que o chá da planta pode ser usado para alívios de problemas de saúde:


  • Gripe, resfriado, tosse e asma: o alecrim tem propriedades estimulantes e, assim, tem a capacidade de controlar crises de tosses. Também ajuda na cura de gripes e resfriados, além de contribuir com o combate à asma.

O chá de alecrim também é uma ótima opção para problemas respiratórios acompanhados de catarro. Devido ao seu poder expectorante, ajuda na eliminação de secreções das vias respiratórias e dos pulmões.

  • `Pressão arterial: o chá de alecrim pode ser usado para equilibrar a pressão arterial. Isso se deve as suas propriedades que melhoram a circulação sanguínea.
  • Contusões e dores reumáticas: o chá da planta ajuda a aliviar dores causadas por contusões ou reumatismo. A forma de utilização para esse fim é aplicar compressas da infusão do alecrim nos locais doloridos.
  • Digestão e Diurético: por ser rico em minerais, como o cálcio, o potássio, o magnésio, o sódio e o fósforo, o chá de alecrim ajuda na digestão dos alimentos, pois atua na limpeza do fígado.

Além disso, tem propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquido e toxinas do organismo – reduzindo inchaços que se apresentam pelo corpo, principalmente, na região da barriga, coxas e culotes.

  • Cólicas menstruais: o chá de alecrim estimula e eliminação do sangue, além de aliviar as terríveis cólicas menstruais.
  • Gases: a infusão está indicada também para promover a eliminação de gases do sistema digestivo. Ajuda a combater o desconforto que o acúmulo de gases traz.

um chá de alecrim

Outros benefícios do chá de alecrim

  • Estresse: o chá de alecrim é conhecido por suas propriedades calmantes, relaxando os músculos do corpo e os nervos. O Alecrim ainda promove o aumento do fluxo de sangue no cérebro, proporcionando sensação de bem-estar- o que evite o estresse excessivo.

O alecrim é rico é em ácido carnósico – substância que apresenta propriedades antioxidantes, que auxiliam no equilíbrio do sistema nervoso, ajudando a pessoa a lidar com o estresse. Também está indicado em casos de estafa mental.

  • Hemorroidas: o alecrim também ajuda a reduzir as inflamações causadas por problemas de hemorroidas inflamadas. Seu chá, se consumido por cerca de 10 dias seguidos, costuma aliviar muito os desconfortos da doença, além de contribuir com o seu tratamento e cura do problema.
  • Mau hálito: a erva ainda ajuda a combater o mau hálito, por meio de bochechos feitos com o chá da planta. Ainda ajuda no processo de cura de estomatite, aftas e gengivites.
  • Cabelos: o alecrim funciona como um verdadeiro fortificante do couro cabeludo, além de ajudar no controle da caspa e da queda de cabelos.

Benefícios e propriedades

O chá de alecrim, como já visto, proporciona diversos benefícios, devido às suas propriedades medicinais. Entre os principais efeitos que ele traz ao organismo estão as suas capacidades:

  • Expectoração de catarro e de secreções devido a resfriados, gripes e asma
  • Controle da pressão arterial
  • Melhora da memória
  • Controle do estresse
  • Promove sensação de relaxamento e de bem-estar mental
  • Alivia cólicas menstruais e ajuda na eliminação mais fácil do sangue
  • Estimula a eliminação de gases e alivia os sintomas desagradáveis desse problema
  • Ajuda na digestão de alimentos e promove a desintoxicação do fígado.
  • Tem propriedades diuréticas
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Promove o alívio de dores provocadas por contusões e reumatismos
  • Combate o mau hálito
  • Funciona com um fortificante do couro cabeludo
  • Ajuda a combater a queda de cabelos

Contraindicações do chá de alecrim

um chá de alecrim com a erva

O chá de alecrim, se consumido em excesso, pode provocar abortamento em gestantes. Esses casos são raros, no entanto, é preferível que mulheres grávidas não consumam a infusão para evitar correr riscos.

Também há relatos de que o consumo do chá de alecrim causou problemas de pele, como alergias e irritações. Além disso, em doses elevadas, a erva pode provocar disfunção renal e aumentar as chances de convulsões em pacientes epiléticos, pelas suas propriedades estimulantes. Assim, essas pessoas também devem evitar o consumo do alecrim, principalmente em quantidades elevadas.

Chá de alecrim emagrece?

Seu consumo promove o combate a retenção de líquidos e toxinas, que causam inchaços na região da barriga, culote e coxas. Além disso, auxilia na digestão.

Porém, para emagrecer é preciso aliar o consumo do chá de alecrim a uma dieta de baixas calorias e, se possível, a prática de atividades físicas – que queimam calorias.

Como fazer o chá de alecrim

Para Que Serve o Chá de Alecrim

Fazer o chá de alecrim é algo muito fácil. Misture 1 xícara de folhas secas da erva em meio litro de água.

Deixe a infusão sob o fogo até levantar fervura. Tampe a infusão por cerca de 10 minutos para o chá apurar. Espere esfriar e consuma-o.

Para ter os benefícios do alecrim, recomenda´-se o consumo de 3 xícaras do chá por dia, entre as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar.

 

Pergunta dos leitores

Onde encontro o alecrim?

O alecrim é facilmente encontrado em supermercados ou lojas especializadas em ervas.

O chá de alecrim aborta?

Depende. Há relatos de abortamento quando o chá de alecrim é consumido em excesso. No entanto, isso não faz do chá um recurso para abortar. Mesmo assim, gestantes devem evitar o consumo do chá para não correr risco com a gestação.

Para que serve o chá de alecrim com gengibre?

O chá de alecrim com gengibre é considerado um “Viagra Natural”. Os dois ingredientes têm propriedades estimulantes e que melhoram a circulação sanguínea, favorecendo a ereção masculina e aumentando o interesse e a disposição sexual.