A azia é um incômodo no aparelho digestório, que causa sintomas desagradáveis, como eructação constantes, sensação de queimação e dores na parte alta do abdômen. Os sintomas ainda pode se irradiar para outras regiões do corpo, como pescoço, peito e garganta – causando ainda mais desconfortos. Veja neste artigo, o que é bom para azia.
O que é bom para azia?
Muitos de perguntam O que é bom para azia, e existem excelentes soluções para combater a azia ou pelo menos amenizar seus incômodos sintomas. Um exemplo é uma receita caseira simples contra a azia. Trata-sede consumir 1 ou 2 torradas ou de biscoitos de água e sal. Esses alimentos absorvem a acidez que provoca a azia na garganta ou laringe, reduzindo a sensação de queimação na região abdominal.
Outra boa opção para aliviar os terríveis sintomas da azia é chupar o limão. Isso porque o limão, embora seja ácido, reduz a acidez estomacal. Outra forma de ameninar a queimação causada pela azia é comer fatias de batas cruas. A batata crua tem a capacidade de neutralizar a acidez presente no estômago, aliviando bastante os incômodos da azia, em poucos minutos após a sua ingestão.
Remédios caseiros para azia
Outros remédios caseiros para azia produzem ótimos efeitos para combater o problema e reduzir os desconfortos. Veja a seguir excelentes receitas de remédios caseiros para amenizar os desagradáveis sintomas da azia:
Um deles trata-se do Chá de gengibre. A infusão ajuda a resolver o problema, pois o gengibre é rico em antioxidantes, que ajudam muito a aliviar a sensação de queimação ocasionada pela azia, além de reduzir as eructação frequentes e sensação de estufamento do abdômen.
Para fazer esse chá, você vai precisar de: 1 pedaço pequeno da raiz do gengibre cortada em fatias finas e 2 xícaras de chá de água.
Para preparar o chá de gengibre contra a azia, deixe a água fervendo sob o fogo. Assim que a água levantar fervura, adicione os pedaços de gengibre e tampe a mistura por cerca de 20 minutos para apurar.
Quando a infusão amornar, coe e consuma o chá cerca de 30 minutos antes das principais refeições. Se quiser, adoce a infusão com açúcar mascavo ou mel. Não utilize açúcar refinado, pois ele costuma fermentar o conteúdo presente no estômago, piorando o quadro da azia.
Mais um remédio caseiro para azia contém bicarbonato de sódio. Essa substância, quando diluída em água, oferece efeitos alcalinizantes ao trato digestivo – o que reduz a acidez e trata o problema.
Para preparar a mistura é muito simples. Use 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 de água e misture bem até o pó se dissolver completamente. Beba a infusão durante o dia, em pequenos goles. Você verá que a receita reduzirá bastante os incômodos sintomas da azia.
Outros excelentes remédios caseiros para a azia
Quer mais uma receita de remédio caseiro para azia? Então, aposte no chá de funcho. O funcho apresenta propriedades anti-inflamatórios que auxiliam a reduzir a inflamação do estômago, ocasionada pela azia.
Também contribui para o esvaziamento do estômago, reduzindo as incômodas eructações frequentes. Você encontra o funcho em lojas especializadas em ervas ou em produtos naturais.
Para preparar o chá, você vai usar: 1 colher de sopa de funcho seco e 1 xícara de chá de água.
Coloque a água para ferver durante uns 5 minutos. Em seguida, acrescente o funcho seco e tampe a infusão por cerca de 15 minutos. Coe a mistura e consuma uma xícara de chá da infusão cerca de 1 h antes das principais refeições.
Mais um remédio caseiro para azia é o suco de pera. A pera contém agentes que amenizam bastante a sensação de queimação causada pela azia. Além disso,a fruta é fonte de vitaminas A, B, C e sais minerais (potássio, sódio, ferro e cálcio) – que ajuda a diluir o ácido que fica localizado no estômago, neutralizando a sua ação.
Para fazer o suco de pera basta bater 2 peras maduras no liquidificar com meio copa de água. Bata até obter um suco homogêneo. Em seguida, adicione algumas gotas de limão para o suco não ganhar uma aparência escura. Beba o suco de pera durante o dia, até 3 vezes.
Alimentos indicados para aliviar a azia
Quer saber o que é bom para azia em alimentos? Saiba que Alguns alimentos são excelentes para aliviar os incômodos da azia. A seguir, você fica sabendo quais são os alimentos indicados para aliviar a azia:
- Hortelã
- Pão integral
- Maçã
- Pera
- Melão
- Iogurte Natural
- Manjericão
- Mangerona
- Banana verde
- Sardinha
Esses alimentos são ricos em propriedades que reduzem a acidez estomacal, te livrando os terríveis sintomas da azia. Experimente-os!
O que não deve comer?
Já alguns alimentos entram na lista dos itens proibidos para quem sofre de azia. Geralmente, eles estimulam a acidez estomacal e dificultam a digestão, piorando o problema e seus incômodos sintomas. Confira, a seguir, o que não deve comer para a azia:
- Cafeína
- Frutas cítricas
- Tomates
- Chocolate
- Comidas apimentadas
- Pratos muito condimentados
- Bebidas com gás
- Bebidas alcoólicas
- Alimentos gordurosos
- Alho e cebola
- Alimentos fritos
Medicamentos para azia
Em alguns casos a azia aparece de forma mais grave e constante. Nesses casos, o médico indica medicações alopáticas para ajudar a combater a azia e seus desagradáveis sintomas. Conheça a seguir os principais medicamentos para azia:
- Cimetidina
- Antidin
- Esomeprazol Magnésio
- Domperidona
- Nexium
- Motilium
- Estomazil
- Omeprazol
Essas medicações, geralmente, agem neutralizando a acidez estomacal e incentivando a digestão, melhorando o problema da azia. Mas, atenção! Cuidado com a automedicação, ela pode não resolver o seu problema, piorá-lo e colocar a sua saúde em risco, Use medicamentos somente com a autorização de um médico.
Dicas para evitar a azia
O que é bom para azia? Evitar algumas coisas ajudam a evitar os indesejáveis sintomas da azia. Abaixo, você confere excelentes dicas para evitar a azia. Veja só:
- Evite consumir pratos acompanhados por molhos, pois costumam apresentar alto teor de gorduras e condimentos, piorando o quadro da azia. Alguns deles são: macarronadas com molho, lasanha, pizzas, pratos típicos da culinária mexicana. entre outros.
- Procure fazer pequenas refeições durante o dia, com alimentos de fácil digestão. Algumas sugestões são receitas que contenham verduras, legumes, frutas e carnes magras.
- Evite tomar caldos condimentados, principalmente antes de dormir. Eles estimulam a acides estomacal.
- Tente não ingerir líquidos junto às refeições. Beber durante a alimentação promove o retorno dos alimentos ao estômago, piorando a azia.
- Mantenha o peso corporal controlado. Estar acima do peso ideal contribui para piorar o quadro.
- Beba bastante água durante o dia. Porém, evite consumi-la perto dos horários da refeição. O indicado é ingeri-la até 1 hora antes das refeições.