O Que é Mirtilo? É Uma Fruta? Quais Seus Benefícios? Onde Comprar?

Você já ouviu falar na fruta Mirtilo. Realmente ela não é muito popular no Brasil. Mesmo assim, já há pontos de cultivo da fruta no país. Assim, é possível adquiri-la em alguns estabelecimentos.

É uma fruta com sabor ácido adocicado. Pode ser consumida in natura, mas é mais usada como ingredientes de receitas doces. Também é valorizada pelas suas propriedades nutricionais e funções medicinais.


O que é Mirtilo?

A Mirtilo – cujo nome científico é Vaccinium myrtillus – trata-se de uma fruta pertencente à família das Ericaceaes. Faz parte da mesma família das flores azáleas.

Como mencionado, a fruta é valorizada pelo seu sabor peculiar, além das suas propriedades nutricionais. Também é usada para tratar e prevenir problemas de saúde.

Tem uma exótica coloração, que puxa para a tonalidade azul arroxeada. São frutas delicadas e de  tamanho pequeno. Seu cultivo adapta-se bem a climas temperados.

Origem da fruta

A fruta é originária das florestas europeias. Porém, chegou ao Brasil pela região sul do país, por volta dos anos de 1980.

Pelo cultivo se adaptar mais a climas temperados, a maior concentração das plantações da fruta no Brasil estão nos estados do sul. Algumas de suas variedades são cultivadas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente, durante as estações do outono e inverno.

Muitas cidades catarinenses vêm investindo, nos últimos anos, na produção do Mirtilo. Entre elas, estão os municípios catarinenses de: Urupema, Itá, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, entre outros. As plantações estão alcançando sucesso de produção e vendas.

vários Mirtilos

Quais os benefícios do Mirtilo?

Como mencionado, ele possui excelente propriedades nutricionais e medicinais, que fazem muito bem a nossa saúde. O seu consumo ajuda em tratamento de várias doenças e ainda contribui na prevenção de diversos males. Confira, a seguir, quais são os principais benefícios do Mirtilo para a nossa saúde:

  • Bom para os Olhos: ele apresenta altos índices de flavonoides, como o resveratrol, a  rutina e a quercetina. Esses agentes ajudam a prevenir a degeneração dos olhos – especialmente em pessoas de mais idade. Já os seus carotenoides e suas antocianinas melhoram problemas de cegueira noturna. O Mirtilo ainda é rico em antioxidantes, que evitam a ação de radiciais livres contra a boa saúde ocular, protegendo a nossa retina.
  • Beneficia o funcionamento do Cérebro: o consumo da fruta é excelente para manter o bom funcionamento cerebral.  Isso porque os antioxidantes flavonoides do Mirtilo contribuem para aumentar o fluxo de oxigênio e sangue no cérebro. Com isso, mantemos nossas células cerebrais otimizadas. Isso ajuda na melhora de diversas habilidades cognitivas, como: aprendizado, concentração, memória, etc. O Mirtilo ainda tem antocianina, vitaminas do Complexo B, selênio, magnésio, zinco e cobre. Esses nutrientes são essenciais para a saúde cerebral e protegem eventuais danos às células nervosas.
  • Faz bem ao Coração: as antocianinas presentes no Mirtilo se tratam de poderosos antioxidantes, que reduzem os níveis do colesterol ruim no sangue (LDL).Com isso, evita-se diversos problemas cardiovasculares, como: derrames, infartos, arritmias, ataques cardíacos, etc. Também ajuda a reduzir os níveis de triglicérides no sangue. Ajuda a evitar a formação de placas de gorduras nas artérias, que reduzem a circulação do sangue e podem causar problemas graves.

Outros excelentes benefícios

  • Contribui para a prevenção do Câncer: os excelentes e potentes agentes antioxidantes presentes no Mirtilo, como o pro-antocianidinas, flavonóis, resveratrol e tanino contribuem para reduzir o desenvolvimento de células cancerígenas. Isso porque esses poderosos antioxidantes costumam inibir o processo de oxidação das células pela ação de radicais livres. Estudos apontam que o consumo da fruta ajudou na prevenção do avanço de cânceres de cólon e de fígado. Os mesmos estudos indicaram a presença de Pterostilbeno na fruta, que reduziu em 30% o desenvolvimento de câncer de ovário em mulheres.
  • Bom para o Trato Urinário: o consumo da fruta auxilia a eliminar bactérias presentes no trato urnário, que causam infecções de urina. O Mirtilo reduziu as incômodas sensações de inflamação e queimação durante o processo de urinar.
  • Ajuda na Perda de Peso: estudos apontam que consumir o Mirtilo ajuda na perda de peso e a manter a boa forma física. Além disso, a fruta tem a propriedade de queimar gordurinhas do abdômen. O Mirtilo ainda tem poucas calorias e gorduras. Já a vitamina C, presente na fruta, ajuda a reduzir o excesso de gordura no corpo.

Mais ótimos benefícios

  • Boa para a Digestão: ele é rico em vitamina C. Com isso, ajuda estimular o bom funcionamento das enzinas digestivas. Contribui com a boa digestão de alimentos mais pesados e ainda ajudam a limpar o trato digestivo.
  • Beneficia a Pele: em razão da presença da antocianina e da Vitamina C na fruta, o consumo do Mirtilo ajuda a manter a pele com aparência mais jovial, viçosa e saudável. Os antioxidantes presentes na fruta evitam o envelhecimento precoce e ajudam a proteger a cútis dos raios solares nocivos. Em forma de compressa, ajuda a reduzir manchas e tratar acnes e furúnculos.
  • Efeito Anti-inflamatório: ele oferece efeitos anti-inflamatórios ao organismo. Isso ajuda a tratar dores de garganta e doenças respiratórias, como gripes, resfriados e alergias.

Propriedades medicinais

O Mirtilo possui diversas propriedade medicinais. A fruta contém baixa quantidade de carboidratos e açúcar – podendo ser consumida por portadores de diabetes.

Tem alta quantidade de fibras, que favorece o funcionamento intestinal. Ainda é excelente fonte de  em vitamina A, vitaminas do complexo B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. Também contém bons índices de minerais, como: cálcio, potássio, selênio,  fósforo e magnésio.

O mirtilo ainda é rico em agentes antioxidantes: flavonóis, antocianinas, fenólicos, entre outros.

Oferece propriedades anti-inflamatórias, digestivas, preveni o câncer, evita o envelhecimento precoce da pele, protege a cútis dos raios nocivos solares, ajuda na saúde dos olhos, Também mantém o bom funcionamento cerebral, ajuda a tratar problemas no trato urinário, reduz o colesterol ruim do sangue, entre outros benefícios para a saúde.

Onde comprar a fruta Mirtilo?

um punhado de Mirtilo

Ele não é comum de ser encontrado em feiras livres. Geralmente, ele deve ser comprado em lojas especializadas em frutas mais exóticas.

Cultivo do Mirtilo?

O Mirtilo, como já mencionado, é típico de climas temperados. Por isso, no Brasil, o seu cultivo é feito, principalmente, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A melhor forma do cultivo é adquirindo mudas das plantas ou sementes. Além disso, o  Mirtilo aprecia solos arenosos, com uma boa drenagem e exposição à luz solar.

A fruta também se desenvolve melhor em solos mais ácidos, com um pH entre 4,5 e 5,5. A plantação do Mirtilo precisa de, ao menos, 700 horas de temperaturas  aproximadas aos 10 º C. Isso durante a sua fase de dormência.

Vale ressaltar que a fruta não se dá bem no verão, devido às altas temperaturas.

Algumas pessoas no Brasil, porém, vêm investindo em plantar em casa, em vasos. Geralmente são pessoas que moram em cidades frias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de algumas do Paraná. Normalmente, quando o Mirtilo se desenvolve bem nos vasos, as pessoas os cobrem com redes para protegê-los do ataque de pássaros.

Os especialistas ainda indicam que, quem quer tentar cultivar Mirtilo em vasos em casa, deve conter duas plantas. Isso para realizar a polinização cruzada – resultando em frutos maiores, mais saborosos e em maior quantidade.

uma mesa com Mirtilo

Cultivo do Mirtilo – continuação…

Ainda se sugere podas constantes na plantação da fruta. Com isso, evita-se a concorrência do Mirtilo com outras eventuais plantas – isso porque o Mirtilo é uma planta delicada e suas raízes são pouco profundas.

Além disso, a poda estimula uma bela floração e aumenta o surgimento das frutas. A rega também é importante e deve ser feita gota a gota, pois as raízes do Mirtilo são superficiais.

Convém que a fertilização do Mirtilo seja feita no inverno. Porém, a planta precisa de pouca fertilização. Fertilizações excessivas costumam danificar o cultivo da fruta.

Quanto a propagação da plantação, a melhor forma de estimulá-la é por estaca – realizada a partir de plantas saudáveis. É preciso, porém, fazer esse processo enquanto a plantação está em dormência, ou seja, quando não tem folhas nem frutas.

Embora o Mirtilo se adapte muito bem a climas temperados e frios, ele não está livre de doenças e pragas. Entre os principais problemas que atingem o Mirtilo são: ferrugem nas folhas, apodrecimento da raiz, apodrecimento de frutos ainda verdes e doenças ocasionadas por fungos. Ainda a fruta está sujeita ao ataque da chamada mosca-da-fruta, que consome toda a sua polpa.

Para evitar esses problemas, é preciso sempre estar atento ao bom estado da plantação do Mirtilo. Ao menor sinal de ataque, deve-se cuidar da planta, usando pesticidas se for preciso. É melhor aplicar esses produtos químicos na plantação, do que perdê-la.

Pergunta dos leitores

Mirtilo é Blueberry?

Sim, o mirtilo é conhecido com Blueberry, devido a sua coloração azulada. Porém, o nome Blueberry é mais usado para a fruta nos Estados Unidos e no Canadá.