Veja os 10 Maiores Benefícios do Mel – Para Que Serve? Como Usar?

O mel é uma dos alimentos mais versáteis que existem. É usado na gastronomia, na medicina, na farmacologia e na indústria cosmética.

Possui diversas propriedades nutricionais e medicinais, ajudando no tratamento de diversos problemas e na prevenção de várias doenças.É usado na formulação de medicamento, especialmente, de xaropes. Também é ingrediente para a preparação de receitas doces e salgadas. Ainda é usado para finalidades cosméticas.

Variações do Mel

Exitem diversas variedades de mel e não só o das abelhas, como muita gente pensa. Ele pode ser obtido por meio de outros insetos, além de plantas. A, seguir, você confere algumas das variações do mel:

  • Mel de Abelhas: é produzido por esses insetos. Geralmente, é obtido através dos favos de suas colmeias.
  • Mel de Marimbondos: assim como o mel de Abelhas é obtido por meio das colmeias que esses insetos constroem.
  • Mel de Laranjeira: substância produzida por essas árvores. Temos acesso a esse mel, em geral, ao colher as floradas dessa árvore.
  • Mel de Eucalipto: é obtido por meio das flores dessas árvores.
  • Mel Silvestre: esse tipo de mel é obtido através da extração do néctar de variadas flores silvestre.

Propriedades medicinais

Cerca de 75% do mel é formado pelos hidratos de carbono, que se tratam de açúcares simples, como a glicose e a frutose. Em sua composição também entram a água (cerca de 20%) e minerais diversos. Entre eles: cobre, cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo, entre outros.

Ainda contém aminoácidos e ácidos orgânicos, como o ácido cítrico e o ácido acético. Também apresenta vitaminas, como do complexo B e vitaminas C, D e E. Destaca-se ainda a alta quantidade de antioxidantes, como os fenólicos e os flavonoides.

Com todas essas propriedades dá para entender porque o mel é um alimento tão empregado na medicina. Ele apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e protetoras de diversos órgãos do nosso corpo. Também é fonte de energia e tem efeito prebiótico – que mantém as boas condições da flora intestinal.

um pouce de mel no pote

Para que serve o mel de abelha?

Como já mencionado, o mel de abelha é amplamente usado na culinária, na medicina, na farmacologia e para fins cosméticos. Entre algumas de suas funções, podemos citar:

  • Evitar e tratar resfriados e gripes;
  • Lubrificar a cordas vocais;
  • Ajudar a tratar a desnutrição;
  • Ingredientes para pratos diversos, salgados e doces;
  • Adoçar bebidas e alimentos;
  • Tratar os cabelos;
  • Melhorar o aspecto da pele;
  • Cicatrizante natural para lesões cutâneas, entre outras.

Benefícios e malefícios

O mel apresenta diversos benefícios para a manutenção da nossa boa saúde, apesar de ter alguns malefícios também, em determinados casos. Conheça, a seguir, alguns dos principais benefícios dele:

  • Alívio para a Tosse: ele é usado há décadas para aliviar os incômodos da tosse persistente. Ele lubrifica a garganta e as cordas vocais, reduzindo o problema. Ainda ajuda a tratar o problema que ocasionou a tosse, diminuindo processos inflamatórios.
  • Fonte de Energia: o alimento é excelente fonte de energia. Suas moléculas são facilmente quebradas pelo organismo. Ajuda a fornecer mais disposição para realizarmos nossas tarefas diárias. Também contribui para dar energia para quem pratica esportes, aumentando a resistência para exercícios físicos, de leves a intensos. Além disso, participa do desenvolvimento dos músculos, ajudando pessoas que querem tonificá-los ou mesmo alcançar a hipertrofia.
  • Reduz Processos Alérgicos: ele tem grande função anti-inflamatória. É um excelente aliado para aliviar os incômodos de alergias respiratórias, como rinites, asma e bronquite. Além disso, pelas suas propriedades, ajuda a curar essas doenças.
  • Efeito Antioxidante: os agentes altamente antioxidantes que ele possui beneficia a nossa saúde em geral. Combate a ação dos radiciais livres, que são responsável pelo desenvolvimento de diversos problemas e doenças.

Outros excelentes Benefícios

um pote de mel

  • Menos impacto na Glicose: embora ele apresente um alto índice glicêmico, ele é mais saudável do que o açúcar. Procure adoçar bebidas e alimentos com ele, é melhor para a sua saúde.
  • Tratamento contra a Caspa: um estudo feito e publicado no ” European Journal of Medical Research” aponta que aplicar diluído em água no couro cabeludo é uma ótima maneira de ajudar a controlar a caspa. Isso porque o alimento contribui com a diminuição da oleosidade do couro cabeludo, sem ressecar os fios de cabelos.
  • Efeito Antibactericida: pesquisadores da “Universidade de Sydney” (Austrália) comprovaram que o mel tem excelentes propriedades antibactericidas. Isso se deve ao fato dele emitir o peróxido de hidrogênio – um conhecido agente antibactericida. Em forma de compressa, é excelente para limpar lesões e machucados da pele, por exemplo.
  • Ajuda na melhora da Memória: os potentes antioxidantes contidos nele contribuem para impedir a ação de radicais livres no cérebro. Com isso, evita danos as células cerebrais. Ajuda a melhorar a nossa capacidade de memória. Também otimiza outras habilidades cognitivas, como concentração, aprendizado, raciocínio lógico, etc.
  • Contribui com a metabolização do Álcool: estudos realizados pelo renomado ” NYU Langone Medical Center” apontaram que ele, se consumido, aumenta a capacidade do nosso organismo metabolizar as bebidas alcoólicas. Com isso, nos desintoxicamos mais facilmente dos efeitos nocivos do álcool, além de preservar as funções do fígado – que fica sobrecarregado com altas quantidades de bebidas alcoólicas ingeridas.
  • Cura para Lesões e Queimaduras:  ajuda em uma cicatrização mais rápida de lesões e queimaduras na pele. Ainda alivia os sintomas ruins desses machucados e faz uma bela limpeza neles.

Alguns Malefícios

Apesar de todos os benefícios que esse alimento nos traz, ele apresenta alguns malefícios. Isso está mais ligado ao consumo exagerado, por exemplo. Consumir mel em excesso pode acusar diabetes em exames, além de causar dores de barriga e diarreias.

Além disso, algumas pesquisas apontam que o mel, se consumido por crianças com até 2 anos de idade, pode causar o botulismo infantil. A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), por exemplo, recomenda que crianças com menos de 2 anos de idade não consumam.

Isso acontece devido a uma bactéria, Clostridium botulinum, encontrada no mel e que pode causar o botulismo em crianças. Em crianças maiores e em adultos a bactérica não traz problemas.

Contraindicações

Ele é um produto extremamente nutritivo e natural. Porém, trata-se de um alimento altamente calórico, que deve ser usado com moderação por quem quer perder peso ou manter a boa forma física. Nesses casos, indica-se consumir até duas colheres de sopa de mel ao dia.

Também não devem consumir os portadores de diabetes. Isso em razão de seus altos índices glicêmicos e açúcares.

O mel ainda não é recomendado para pessoas que sofram de refluxo. O alimento pode piorar o problema.

Ainda está contraindicado para ser consumido por crianças com menos de 2 anos de idade. Isso para evitar um possível caso de botulismo infantil.

Benefícios para a pele

Sabia que ele é um excelente produto para tratar a pele? Além de hidratar e nutrir a cútis, possui antioxidantes que ajudam a retardar e reduzir as temidas rugas e linhas de expressão. Também regula a oleosidade da pele sem ressecá-la. Assim, pode ser aplicado em peles oleosas, normais, mistas ou secas.

A seguir, você confere a receita de uma máscara facial, que trata a pele e ainda tem efeito anti-idade:

Máscara Facial de Mel

um favo de mel

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de aveia
  • polpa de 1/2 mamão

Modo de Preparo:

  1. Leve todos os ingredientes no liquidificar ou misture-os com as mãos
  2. Obtenha um creme homogêneo

Modo de Usar:

  1. Lave o rosto com sabonete facial e seque
  2. Aplique a máscara em todo o rosto. Procure proteger os cabelos para não melar os fios
  3. Deixe a máscara agindo no rosto por cerca de 30 minutos
  4. Retire a máscara com água morna
  5. Repita o procedimento de 1 a 2 vezes por semana

Limão com Mel é bom para quê?

O Limão com Mel é uma excelente mistura para aliviar sintomas desagradáveis de resfriados, gripes e alergias respiratórias em geral. Ainda exerce efeito expectorante, ajudando a eliminar secreções retidas nas vias respiratórias.

Aprenda a fazer o Chá de Limão com Mel:

Chá de Limão com mel

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel
  • suco de 2 limões
  • 500 ml de água

Modo de Preparo:

  1. Misture o suco de 1 limão com 1 colher de mel
  2. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo
  3. Adicione a água
  4. Deixe a infusão fervendo por cerca de 10 minutos
  5. Retire a mistura do forno e tampe, deixando apurar por uns 5 minutos
  6. Agora adicione o suco do outro limão e a outra colher de sopa de mel
  7. Espere amornar e beba

Essa receita é para 2 doses do chá.  Beba uma dose pela manhã e outra a noite, quando for dormir.

Qual a quantidade indicada por dia?

Podemos consumir 50 g por dia. A quantidade equivale a duas colheres de sopa. Consumir mais do que essa quantidade indicada pode gerar efeitos colaterais, como aumento da glicose no sangue, ganho de peso e diarreias.

Receita de pão de Mel

O Pão de Mel é um verdadeiro clássico da gastronomia. É um doce extremamente saboroso, além de contar com as propriedades nutritivas do mel. Ao invés de comprar o doce, que tal fazê-lo em casa? Se você ainda está querendo uma renda extra, pode vendê-los. Confira a receita do Pão de Mel, a seguir:

Pão de Mel 

Ingredientes:

um mel de girassol

  • 1/2 xícara de chá de mel
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado ou mascavo
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher rasa de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de chá de achocolatado em pó
  • 1 colher de café de canela em pó
  • manteiga para untar as forminhas
  • 1 colher de café de cravo em pó
  • 1 barra de chocolate ao leite
  • 1 xícara e 1/2 de chá de leite morno

Receita de pão de Mel – Modo de Fazer

Modo de Fazer:

  1. Em um recipiente, adicione os ingredientes secos peneirados e misture-os
  2. Adicione o mel e o leite morno
  3. Sove a massa com as mãos, até que a massa fique homogênea e desgrude dos dedos. Não use batedeira ou liquidificar para fazer a massa, pois você pode estragar toda a receita
  4. Agora unte as formas próprias para o Pão
  5. Distribua a massa nas forminhas
  6. Leve as formas com a massa em forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos
  7. Tire as forminhas do forno e espere esfriar
  8. Depois de frias, desinforme os pães
  9. Se quiser, corte os pães do meio e recheie com doce de leite, brigadeiro, nutella, etc. Reserve
  10. Agora derreta a barra de chocolate em banho maria ou então por cerca de 1 minuto no forno de microondas
  11. Com cuidado, banhe os pães de mel no chocolate derretido. Certifique-se de que todos os pães foram totalmente cobertos pelo chocolate
  12. Coloque os pães cobertos pelo chocolate sobre um papel manteiga ou alumínio
  13. Aguarde que a cobertura de chocolate seque totalmente
  14. Embrulhe em saquinhos plásticos, se quiser

Onde comprar Mel?

O mel é um produto fácil de encontrar. Geralmente, você consegue comprá-lo em supermercados.

Mas atenção: confira na embalagem se o produto realmente se trata de mel. Isso porque existe o melado de cana, que é um produto parecido com o mel, mas com outras propriedades e indicado para outras utilizações.