Maxixe – Para Que Serve? Quais os Benefícios? Como Fazer? Emagrece?

O maxixe é um ingrediente muito comum na culinária brasileira, e mais ainda nas regiões Norte e Nordeste do país. Pois, nessas regiões, ele tem a capacidade de se desenvolver ainda mais. Mas é bastante presente na culinária do país inteiro. Originário da África, ele é rico sais minerais, em vitaminas, e pode ser muito benéfico para a nossa saúde. O consumo frequente do maxixe pode nos ajudar em casos de:

• Colesterol alto

• Diabetes

• Cicatrização


• Próstata

• Problemas intestinais

• Verminoses

• Problemas renais

• Hemorroidas

Quais os benefícios do Maxixe?

vários Maxixes

Além de oferecer diversos pratos deliciosos, o maxixe ainda é repleto de nutrientes importantes para a nossa saúde. Conheceremos abaixo os principais benefícios que o ele pode nos proporcionar:

Fonte de fósforo: o fósforo tem papel importante para metabolizar os carboidratos e atuar na liberação de energia para o corpo.

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: pois é uma importante fonte de zinco. Ele é importante para contribuir para a manutenção do nosso sistema imunológico e também para ajudar na defesa do nosso corpo. Os nossos glóbulos brancos, tão importantes para defender o nosso organismo da ação de bactérias, de fungos e de vírus e servem para melhorar a barreira natural do nosso organismo.

Previne e ajuda a tratar a anemia: o maxixe é uma importante fonte de ferro. Ele é muito importante em nosso organismo. Ele é muito importante na produção de hemoglobina e também da distribuição de oxigênio para os demais tecidos orgânicos. A anemia é ocasionada pela falta de ferro, uma vez que ele é essencial para produzir hemoglobina, que é uma molécula que transporta o oxigênio pelo corpo.

Fonte de cálcio: o maxixe contribui para a manutenção dos ossos, dos dentes e das cartilagens. É um alimento muito indicado para as pessoas que praticam atividade física.

Saúde da pele: o maxixe também é fonte de vitamina C, que atua como antioxidante, ajuda a manter a pele bonita e mais saudável. Ela também é importante para produzir o colágeno, que dá elasticidade e firmeza para a pele.

Como vimos, o maxixe é fonte de muitos nutrientes essenciais para o nosso corpo. Além de ser facilmente encontrado e ter um custo bem acessível.

Maxixe emagrece?

Segundo relatos, o consumo de suco de maxixe ajuda no emagrecimento, pois ele aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para o controle do apetite. No entanto, há poucos estudos científicos sobre o assunto até o momento. Mas é certo que ele aumenta sim a sensação de saciedade. O que é essencial em uma dieta para redução de peso. Inclua esse alimento em sua dieta e você mais benefícios do que imagina.

Como comer o Maxixe?

Há várias maneiras de preparar maxixe. Ele pode ser usado no preparo de saladas, de ensopados, farofa e de refogados. E ele fica ótimo de todas as formas.

Receitas de Maxixe

• Ensopado de maxixe

Ingredientes:

– 6 a 8 maxixes

– 2 colheres de óleo

– 1 pimenta dedo de moça picadinha

– ½ cebola pequena picadinha

– 1 tomate picado

– 1 dente de alho

– 1 pitada de colorau

– Sal a gosto

– Coentro e cebolinha picados a gosto

Modo de preparo:

– Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente o colorau, a pimenta e o tomate e refogue por alguns minutos. Junte os maxixes e cubra com água. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo médio. Junte o sal e misture de vez em quando, até que os maxixes fiquem macios. Quando estiver quase no ponto, adicione o coentro e a cebolinha. Sirva com arroz.

um monte de Maxixe

• Maxixe com carne de sol

Ingredientes:

– ½ kg de maxixe

– 1 kg de carne de sol

– 2 tomates cortados em cubos

– 1 ramo de coentro

– 2 dentes de alho socados

– 1 cebola roxa grande cortada em cubos

– 3 colheres de sopa de nata

– 1 colher de sopa de colorau

– 1 pimentão cortado em cubos

Modo de preparo:

– Limpar os maxixes e reservar. Dessalgar a carne de sol e cortar em cubos. Tempere com o alho, com o colorau e com a cebola. Coloque a carne temperada para cozinhar e, quando estiver quase no ponto, adicione os maxixes para cozinharem também. Junte o pimentão, o tomate e o coentro. Após mais uma fervura, adicione a nata e misture bem. Está pronto.

• Salada de maxixe

Ingredientes:

– 8 maxixes

– Vinagre

– ½ cebola

– Cheiro verde a gosto

– Sal

– Pimenta do reino

Modo de preparo:

Rale bem fino os maxixes, a cebola e acrescente o restante dos ingredientes. Sirva em seguida.

Maxixe é indicado como remédio caseiro para diabetes?

O maxixe é considerado, pela medicina popular, como um dos vegetais mais indicados para ajudar no controle da diabetes. Para isso, recomenda-se que ele seja consumido cru, ainda em jejum. Pode ser misturado com outros vegetais que complementam a sua ação, ou pode ser consumido sozinho.

Contraindicações

Não há contraindicações relatadas para o consumo do maxixe.