Como Fazer Soro Caseiro? O Melhor Método e Seu Passo a Passo!

Como fazer soro caseiro? muitos fazem esta pergunta, e além de ser um excelente remédio contra a desidratação, principalmente, quando se existe vômito ou diarreia. Mas você sabe como fazer soro caseiro? Pois aqui você aprenderá!

Essas situações que levam a pessoa à desidratação necessitam serem tomados diversos cuidados. A desidratação que se agrava pode levar a pessoa a um estado de profunda desnutrição – o que pode causar até mesmo o óbito, principalmente, em crianças.

O uso do soro caseiro salva muitas vidas, em especial, em lugares afastados e muito quentes do Brasil. Isso porque nesses locais não há atendimento médico de emergência e o soro se torna um excelente remédio contra a desidratação intensa.

O soro caseiro, porém, também pode ser usado em casos mais leves de desidratação. Nesses casos, o corpo perde líquidos e sais minerais, causando fraqueza. Aí entra o soro caseiro como um verdadeiro remédio para combater essa perda de água e nutrientes.


homem ensinando a como fazer soro caseiro

Como fazer soro caseiro?

O soro caseiro é muito simples e fácil de ser feito. Basicamente, há 2 formas de fazer o soro. O soro, porém, deve ser preparado com muita atenção, obedecendo-se as quantidades indicadas dos ingredientes.

Isso porque se forem utilizadas doses equivocadas dos ingredientes, a solução pode não fazer o efeito desejado na pessoa que sofre com a desidratação. Além disso, o soro caseiro preparado de forma errada pode sobrecarregar o organismo do paciente e até mesmo piorar o seu problema.

As 2 receitas de soro caseiro são: Receita 1 copo de 200 ml e Receita usando colher de sopa – que você aprenderá a preparar mais para frente.

Ingredientes

O soro caseiro é composto por açúcar, sal e água fervida, mineral ou filtrada. Apenas usando esses ingredientes uma pessoa desidratada pode repôr os líquidos e os sai minerais perdidos pela diarreia  e vômitos. Pode, inclusive, ter a sua vida salva graças a ação do soro caseiro.

Passo a passo

Como mencionado, há 2 formas de preparar o soro caseiro. A seguir, você confere o passo a passo das 2 maneiras de preparar a solução. Veja a seguir:

  • Receita de soro caseiro para 1 copo de 200 ml

Ingredientes:

2 medidas rasas de sopa de açúcar

1 colher de sopa rasa de sal

200 ml de água filtrada, mineral ou fervida

Modo de Fazer:

Misture os ingredientes. Aguarde que o açúcar e o sal se dissolvam completamente, antes de usar a solução.

  • Receita de soro caseiro para uma colher de sopa

1 colher de sopa cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar

1 colher de café de sal

1 litro de água filtrada, mineral ou fervida

Modo de fazer:

Misture muito bem os ingredientes e aguarde que eles se dissolvam totalmente na água. Utilize a solução só depois de pronta.

Como usar o soro caseiro

pessoa fazendo soro caseiro

O soro caseiro deve ser ingerido no mesmo dia em que foi preparado. Recomenda-se que seja tomado em pequeno goles, ao longo de um dia todo.

Quando a pessoa apresenta diarreia ou vômitos, é necessário conferir a quantidade de líquidos que ela perde. E assim, deve fazer com que ela beba o proporcional de soro caseiro.

O soro caseiro, não entanto, não pode ser tomado de uma só vez – principalmente no caso de bebês ou crianças desidratadas. Isso porque, além de sobrecarregar o organismo, a solução não faz o efeito desejado contra a desidratação.

Cuidados a se tomar

Vale ressaltar que o soro caseiro, apesar de ser um dos melhores remédios para repor líquidos e minerais no caso de desidratação, quando a pessoa continua apresentando vômitos ou diarreia por mais de 24 horas, é necessário buscar ajuda médica. O profissional irá identificar as causas dos sintomas e indicar outros tratamentos para combater o problema.

Podem ser indicadas medicações, além da continuação do uso de soro caseiro. Soros preparados por laboratórios, com maiores quantidades de minerais, também podem ser prescritos pelo médico para combater a desidratação e cessar os episódios de vômitos ou diarreia.

Mas, atenção! saiba que Como Fazer Soro Caseiro Não use medicamentos ou mesmo soros industrializados por conta própria. A automedicação é prejudicial para a saúde, podendo não resolver o real problema do paciente ou ate mesmo piorar o quadro.

Pergunta dos leitores

Soro caseiro engorda?

Não, o soro caseiro não engorda. O que pode acontecer é que a pessoa recupera o peso perdido pela desidratação – já que situações de vômito e diarreia fazem com que a pessoa perca líquidos e, consequentemente, peso corporal.