Chicória – Xarope de chicória, Para que serve? Emagrece? Como comer?

A chicória é uma planta muito nutritiva e deve, com certeza, fazer parte do nosso cardápio. Possui inúmeros benefícios para a nossa saúde, além de ser uma ótima opção para compor a nossa salada. Além de servir também para  preparo de diversos outros pratos. Também possui importantes propriedades medicinais. Incluindo esse alimento nas refeições, a gente só tem a ganhar.

Ainda tem pessoas que não acreditam nos benefícios que a gente pode ter ao incluir hortaliças como a chicória da alimentação. No entanto, esse hábito vem se tornando cada vez mais comum. A maioria das pessoas está em busca de uma alimentação saudável, que traga benefícios para a sua saúde. Incluir hortaliças é uma maneira simples e nutritiva de turbinar a sua alimentação.

O que é Chicória?

É uma erva medicinal muito nutritiva e fonte de vitaminas A, B6, C. Além de conter proteínas, potássio, fibras, cálcio, carboidratos, magnésio e ferro. Amplamente usada nas refeições. É uma planta originária da Europa e da Ásia. De gosto amargo, é uma planta de fácil cultivo. Muito boa como vermífuga, para depurar o fígado, depurativa renal e diurética.

TiposPlanta Chicória

A chicória pertence à família das compostas. Há também outras variedades de folhas lisas e crespas, com o nome de escarola. São elas:


  • Radicchio: um tipo de chicória com cabeça. E possui diversas cores, como o verde, amarela, branca, roxa e variegado.
  • Endívia: os americanos e os europeus chamam de endívia a mesma planta que que os brasileiros, chilenos e argentinos chamam de chicória.
  • Branqueamento: é a descoloração do miolo da chicória, que ocorre cerca de 10 a 15 dias antes do dia da colheita.
  • Escarola: um tipo de chicória com folhas largas.
  • Catalonha: um tipo de chicória de folha dividida e alongada, tipo roseta.

Para que serve a Chicória?

Essa planta serve tanto como um alimento como também como uma planta medicinal. É uma planta com um alto valor nutricional. Cheia de nutrientes importantes para a nossa saúde como um todo.

Benefícios medicinais

Devido a grande quantidade de nutrientes importantes para a nossa saúde, essa planta contém diversos benefícios. Vamos conhecer abaixo os principais deles:

  • Combate a constipação: a raiz da chicória contém vitamina C, K, betacaroteno e colina. Além de possuir uma fibra dietética solúvel, denominada inulina, importante na prevenção dos distúrbios intestinais. Também é ótima para tratar a constipação e outros problemas de distúrbios digestivos.
  • Ajuda a acabar com o estresse e a ansiedade: seu efeito sedativo contribui para diminuir a ansiedade, acalmar a mente e reduzir o estresse.
  • Importante para a digestão: a inulina presente na chicória é um excelente probiótico e fibra solúvel. A chicória contém uma boa quantidade de inulina.
  • Bom para a saúde dos rins e do fígado: a chicória causa uma reação diurética, ou seja, aumenta a frequência da urina. Uma saudável consistência de urina contribui para que o corpo elimine toxinas armazenadas no fígado e nos rins. A eliminação dessas  toxinas evita o aparecimento de doenças causadas pela retenção de substâncias ruins no organismo.
  • Boa para o coração: a inulina presente na chicória contribui para a redução do colesterol. Colesterol elevado aumenta o perigo de derrame e ataque cardíaco.
  • Alívio de dores  causadas pela artrite: a chicória diminui as dores provocadas por condições como a osteoartrite e a artrite.
  • Antioxidante: existe uma boa quantidade de polifenóis na raiz da chicória. E isso a torna uma ótima antioxidante, removendo as toxinas do nosso corpo, livrando-os de substâncias nocivas e deixando o corpo limpo.

Como consumir?

A chicória pode ser consumida em saladas, substituindo o alface, em sopas, no preparo de omeletes, de torta, refogada. Adicione a chicória quando o prato estiver quase no ponto de servir, para evitar que fique cozida demais. É uma ótima opção para qualquer refeição. Mas o ideal é consumir crua, para evitar o desperdício das suas vitaminas, que são degradas pelo calor do fogo. Para evitar o gosto amargo, deixe as folhas de molo no vinagre por alguns minutos, depois pode lavar bem. E estará pronta para ser consumida.

Chicória Emagrece?Planta Chicória

A chicória pode contribuir para o emagrecimento. Pois cada 100 gramas da planta contém apenas 23 calorias. Trata-se de um alimento que possui baixas calorias e muitos nutrientes importantes para o nosso organismo.

Pergunta dos leitores

Qual a diferença entre Chicória e Escarola?

A chicória pode ser usada na culinária crua ou mesmo cozida. Possui um sabor amargo e forte. Pode ser usada em saladas de alface, por exemplo. Como planta medicinal, podemos usar suas folhas e suas raízes, normalmente colhidas em outono e também na primavera. Desseca-se a planta na sombra e usa-se para tratar a cistite, a prisão de ventre, descongestionar o fígado e depurar o sangue.

A escarola se parece mais com a alface. Porém, suas folhas são amargas, duras e verde escuras. A única característica em comum que a escarola tem com a chicória e com o almeirão é o gosto mais amargo. A escarola pode ser usada, na culinária, em substituição ao alface n salada. Além de poder ser usada também no preparo de purês, recheio de pizza, cozidos e sopas.