Veja os 15 Melhores Chás Que São Ótimos Remédios Caseiros

A origem dos chás é muito antiga e surgiu nos tempos ancestrais, na china. Diz a lenda que o surgimento desta bebida ultrapassa cinco mil anos.

Conta a história que ao enfrentar um surto epidêmico, o imperador Sheng Nong estabeleceu uma lei onde o povo era obrigado a ferver toda a água que fosse ingerir.

Um dia estava ele embaixo de uma arvore, enquanto esperava que sua água esfriasse, quando percebeu que algumas folhas tinham caído dentro da xicara, dando a agua uma cor acastanhada. Ao experimentar a bebida constatou que o sabor era agradável. Passou então a divulgar o cultivo da erva entre os súditos.

No decorrer dos anos o habito de tomar chá só aumentou e ficou conhecido pelo mundo todo. Seu uso medicinal é reconhecido desde os primórdios, quando não se dispunha de medicamentos fitoterápicos.


Através do conhecimento que era passado de geração em geração os homens encontravam na natureza tratamento para quase todas as enfermidades.

Atualmente as opções de chás são muito variadas, e servem a vários propósitos. O chá é considerado uma bebida agradável e saborosa, que pode ter uma finalidade medicinal, social ou até mesmo ser utilizado em cerimonias sagradas dentro de algumas religiões.

O que são Chás medicinais?

uma xícara de chá

O uso de plantas é quase tão antigo quanto a nossa história. Saber o uso indicado, preparação e conservação são fundamentais para garantir o resultado.

Os chás são produtos fitoterápicos e fazem parte da medicina popular. Sua utilização é passada de geração em geração e na sua composição não é acrescentado produtos sintéticos. Seus benefícios não foram testados em laboratório.

Não se deve confundir o chá com medicamentos fitoterápicos que possuem plantas na suas fórmula, mas seus benefícios são cientificamente comprovados através de pesquisas e testes em laboratórios e possuem produtos sintéticos na sua composição.

Atualmente o uso do chá é bastante comum e seus benefícios cada vez mais divulgados. Apesar de ser um produto natural pois é extraído de plantas o chá deve ser utilizado com cautela. Alguns possuem efeitos que podem causar danos ao organismo.

Tipos de chás

Cada planta oferece uma variedade de princípios ativos que podem agir de forma benéfica ou não. A extração destes princípios é realizada de formas diferentes.

O método mais usado é o chá que pode ser feito por decocção ou infusão. O processo mais antigo é a infusão, onde se adiciona água fervendo sobre a parte que vai ser utilizada da planta, quase sempre as folhas.

Deve ser preparada na dose a ser consumida. De preferência não devendo ultrapassar de doze horas entre o tempo de preparo e o consumo.

A decocção é semelhante a infusão com a diferença que a erva permanece na fervura por alguns minutos, e as partes mais utilizadas são as raízes, cascas e sementes.

Os tipos variam, mas geralmente as partes mais utilizadas são as folhas. Os chás comerciais são geralmente encontrados em sachês com as ervas devidamente trituradas.

Apesar de ser natural, o chá também deve ser consumido com cautela, principalmente entre idosos, crianças e gestantes. Em caso de dúvida procure seu médico e peça orientação.

Principais chás que funcionam como remédio caseiro

Quem nunca ouviu o conselho para tomar um chazinho que passa? E realmente existem chás que podem curar gripe, cólica menstrual, insônia, dor de barriga etc.

Entre as ervas mais usadas estão:

Procure sempre o modo correto de preparar e consumir seu chá.

Benefícios de beber um Chá medicinal

Cada chá tem suas propriedades específicas, mas todos concordam que tomar chá sempre traz algum benefício.

Entre estes benefícios estão a prevenção de câncer, diminuição da pressão arterial, alivio de stress, cansaço, alivio nos estados de resfriados e gripe, diminui os níveis de colesterol, diabetes, dores como cólicas etc.

Tudo vai depender do chá utilizado e da finalidade para a qual ele está sendo consumido.

Quais os benefícios do Chá de erva doce?

A erva doce é uma planta medicinal que possui várias propriedades, entre elas: relaxante, antirreumática, diurética, antiespasmódica, antioxidante, vermífuga.

Seus benefícios comprovados são:

  • Alivia cólicas intestinais.
  • Diminui inchaço. Através de seu efeito diurético.
  • Reduz distúrbios do estomago.
  • Elimina parasitas.
  • Purifica o sangue.
  • Aumenta o sistema imunológico

um dos chás medicinais

Onde comprar Chá medicinal?

Atualmente é grande o número de pessoas que procuram se tratar ou prevenir doenças de forma mais natural através do consumo de ervas na forma de chá.

Com o aumento da procura também aumenta a oferta, sendo muito fácil encontrar chás medicinais. Você pode comprar em lojas de produtos naturais, feira livre, supermercados e até mesmo pela internet. Quando adquirir, principalmente a erva na sua forma natural, tenha cuidado para ter certeza que está levando a erva certa.

Qual Chá ajuda a emagrecer?

O chá para emagrecer é um dos mais utilizados atualmente. Muitas pessoas têm procurado seu uso com excelentes resultados.

Existe uma quantidade enorme de ofertas deste tipo de chá. Alguns atuam como relaxante evitando a compulsão, outros como aceleradores do metabolismo.

Muitos indicam a mistura de alguns deles para um efeito mais eficaz. Os mais conhecidos são:

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre os chás, como funcionam, seus benefícios e com utilizá-lo para obter bons resultados. Aproveite essas informações e desfrute dos benefícios de um bom chá!