Para Que Serve o Chá de Sálvia? Emagrece? Propriedades Medicinais!

A sálvia – cujo nome científico é Salvia officinalis – se trata de uma erva originária da região Mediterrânea, mas que é bastante cultivada no Brasil. Sua principal forma de consumo é o chá de sálvia. A erva ainda é utilizada como tempero em receitas.

Também possui diversas propriedades nutricionais e medicinais, trazendo diversos benefícios a nossa saúde.

O que é a sálvia?

A sálvia é uma planta de sabor marcante, que além de ser usada como chá e em temperos de prato, possui muitas propriedades medicinais. Entre essas principais propriedades destacam-se sua ação:

  • Antimicrobiana
  • Antioxidante
  • Calmante
  • Anti-inflamatória
  • Ansiolítica
  • Diurética, entre outras.

Para que serve o chá de sálvia?

Como já mencionado, o chá de sálvia serve para ajudar a tratar diversos problemas de saúde que podemos ter. Seu consumo ajuda, por exemplo, a limpar as vias respiratórias – sendo muito bom para auxiliar curar gripes, resfriados e doenças alérgicas.

O chá ainda ajuda no tratamento da diabetes, aliviar cólicas menstruais, diminuir os sintomas de menopausa, entre outros problemas.

O chá de sálvia ainda é um bom aliado para a cicatrização de feridas. Para isso, o chá deve ser aplicado em forma de compressas.

E mais! o chá de sálvia tem efeitos calmantes e alivia dores de cabeça, incluindo enxaquecas.

uma erva salvia

Benefícios do chá de sálvia

Como vimos, o chá de sálvia ajuda a tratar diversos problemas. A seguir, você confere os principais benefícios do chá de sálvia para a nossa saúde:

  • Bom como calmante e antidepressivo: o chá de sálvia possui substâncias que ajudam a aliviar os sintomas de irritabilidade e depressão. O consumo do chá proporciona sensação de bem-estar e tranquilizante.
  • Efeito cicatrizante: a infusão da erva é excelente para acelerar o processo de cicatrização de feridas e lesões na pele. Para obter esse benefício, aplique o chá de sálvia em forma de compressa sobre o machucado. A sálvia, além de cicatrizante, tem efeitos antissépticos, que ajudam a limpar a área lesionada. Faça a compressa cerca de 3 vezes ao dia.
  • Alivia os sintomas da menopausa: o chá da planta ajuda na redução dos terríveis sintomas da menopausa. Uma pesquisa apontou que o consumo diário do chá de sálvia reduz as ondas de calor em 50%.
  • Bom para os cabelos: por contar betasitosterol, o chá de sálvia pode ajudar no controle da queda de cabelos e evitar a calvície. O chá deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo.  Seu uso nos cabelos ainda deixam os fios mais fortes, brilhantes e saudáveis, além de ajudar no crescimento, pois estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo.
  • Rejuvenescedora e embelezadora da pele: em razão de sua alta concentração de antioxidantes,  vitamina A e cálcio, combate a ação dos radiciais livres, que aceleram o processo de envelhecimento. Com isso, reduz o terrível aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Outros excelente Benefícios do chá de sálvia

  • Bom para a memória: a erva ainda ajuda na manutenção e potencialização da nossa memória. Além de beneficiar nossa vida com esses efeitos, ainda contribui par evitar e tratar o mal Alzheimer, em pessoas de mais idade. Também melhora o desempenho mental para atividades intelectuais.
  • Efeito Anti-inflamatório: o chá de sálvia é muito eficaz para ajudar a combater processos de inflamação. Ajuda, por exemplo, a curar e aliviar os sintomas desagradáveis das dores de garganta.
  • Ajuda na boa digestão: a infusão de sálvia contribui com o tratamento e prevenção de doenças do trato gastrointestinal, como a dispepsia. Ainda estimula o bom funcionamento do estômago, do intestino e do pâncreas.
  • Reduz o colesterol: o consumo do chá de sálvia pode reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL). Um estudo realizado com diversas pessoas apontou que aquelas que consumiram o chá de sálvia diariamente reduziram os índices de colesterol ruim e de triglicerídeos em mais de 18%.
  • Bom para a asma: o chá de sálvia possui propriedades que relavam com as vias respiratórias. Com isso,, reduz as crises de asma e alivia as crises. Também tem a capacidade de descongestionar o sistema respiratório.
  • Equilibra a Diabetes tipos 2: o chá da infusão consegue reduzir os índices glicêmicos do sangue. Isso ajuda muito os portadores de diabetes do tipo 2, pois controlam melhor a doença naturalmente, necessitando de menos insulina sintética no organismo,
  • Bom para o emagrecimento: o chá da planta acelera o sistema metabólico, com isso, a pessoa queima mais calorias durante o dia e, consequentemente, gorduras. Ainda tem um bom efeito diurético, que contribui para a eliminação de inchaços pelo corpo. Já seus antioxidantes ajudam na queima calórica.

Chá de sálvia emagrece?

um chá de sálvia

Sm, o chá de sálvia é um excelente aliado para quem pretende emagrecer ou manter a boa forma física. O chá aumenta o metabolismo, acelerando a queima de calorias. Com isso, a pessoa perde mais gorduras.

Também apresenta um bom efeito diurético, que ajuda e eliminar líquidos e toxinas do organismo. Reduz inchaços que se localizam, especialmente, na região da barriga, cintura, culotes, coxas e quadris. Ajuda a afinar a silhueta e ainda contribui para amenizar os terríveis furinhos provocados pela celulite.

Este chá é um remédio caseiro?

Para muitas ocasiões o chá de sálvia pode servir com um remédio, contribuindo para aliviar dores e processos in-inflamatórios, por exemplo. Mas no caso dos sintomas persistirem, é indicado buscar atendimento médico

Como fazer o chá de sálvia?

O chá de sálvia é simples e prático de preparar. Quer contar com todos os benefícios dessa excelente erva? Então confira, a seguir, como fazer o chá de sálvia:

Chá de Sálvia

Ingredientes:

  • 2 ou 3 colheres de sobremesa de folhas secas de sálvia
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

  1. Coloque a água sob o fogo e aguarde que ela esquente
  2. Quando a água estiver quase fervendo, adicione as folhas de sálvia
  3. Deixe fervendo por uns 5 minutos
  4. Retire a infusão do fogo
  5. Mantenha o chá tampado por cerca de 10 minutos para apurar
  6. Aguarde a infusão amornar
  7. Consuma o chá morno

Pode-se consumir de 3  4 xícaras do chá de sálvia por dia.

Pergunta dos leitores

Onde encontrar as folhas de sálvia?

As folhas de sálvia, geralmente, são encontrada em feiras livres ou estabelecimentos especializados em ervas.

Onde comprar sálvia?

A sálvia pode ser encontrada em feiras livres e supermercados. Há versões em pó da erva, também à venda e supermercados. Além dessas versões, há a sálvia em cápsulas – vendida em lojas especializadas em produtos naturais.