Para Que Serve o Chá de Orégano? Quais os Benefícios? Como Fazer?

O orégano é uma erva aromática muito utilizada na culinária. Porém, também é conhecida pelas suas propriedades medicinais, quando em forma de chá. Mas ainda muita gente tem a dúvida: Para que serve o chá de orégano

Aqui, você fica sabendo tudo sobre as propriedades medicinais desse chá. Também saberá Para Que Serve o Chá de Orégano e os benefícios que ele pode trazer para a nossa saúde.

Para que serve o chá de orégano?

Muitos se perguntam Para Que Serve o Chá de Orégano? Devido às suas propriedades medicinais e por ser fonte de vitaminas e nutrientes, o chá de orégano ajuda a prevenir diversos problemas de saúde. Além disso, contribui em tratamentos. Abaixo, você confere mais sobre chá de orégano para que serve:

  • Dores e inflamações musculares: o chá de orégano é uma excelente opção para dores e inflamações musculares. Isso devido as suas propriedades relaxantes. Ele ajuda muito em casos de acidentes, como torções ou distensões leves. Também é excelente para quem pratica atividades físicas intensas, que costumam sentir fadiga muscular.
  • Perda de peso: ajuda no processo de emagrecimento em razão da presença do carvacrol. Essa substância previne o ganho de peso e provoca a redução do tecido adiposo. A capacidade de emagrecimento proporcionada pelo orégano foi, inclusive, comprovada em um estudo publicado no  “The Journal of Nutritional Biochemistry”, uma conceituada publicação da área médica e científica.

Além disso, o orégano promove uma digestão mais lenta de proteínas e carboidratos. Com isso, retarda-se a absorção de calorias dos alimentos, além de promover a sensação de saciedade – fazendo a pessoa comer menos.

O chá de orégano também combate a retenção de líquidos e toxinas, pois tem efeito diurético. Ajuda a reduzir inchaços, especialmente, na região abdominal.

  • Antifúngico e Antibactericida: pesquisas confirmam que o chá de orégano pode ser muito eficaz no combate de inflamações e infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias. Esse efeito ajuda no tratamento de processos inflamatórios ou infecciosos diversos, como inflamações na garganta, gripes e outros problemas.

a erva do oregano

Outros benefícios do chá de orégano

  • Saúde do coração: o chá de orégano é rico em potássio – um importante nutriente para a saúde das células e fibras coronárias. Além disso, ajuda a controlar a pressão arterial e a reduzir a aceleração dos batimentos cardíacos.

Também, a presença de agentes antioxidantes e do ômega 3 contribui com a prevenção de doenças do coração.

  • Regulariza a Menstruação: o consumo do chá de orégano ajuda a regular o ciclo menstrual e a prevenir a menopausa precoce. Também contribui para aliviar as terríveis cólicas menstruais.
  • Fonte de Antioxidantes: o chá de orégano é rico em agentes antioxidantes, que combatem os radiciais livres. Com isso, ajuda na prevenção de diversas doenças, no processo de cura e ainda atua contra o envelhecimento precoce.

Os principais antioxidantes contidos no orégano são o ácido rosmarínico e o timol  – duas potentes substâncias.

  • Prevenção de gripes e resfriados: o consumo do chá de orégano evita gripes e resfriados. Isso porque o chá promove o fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, o orégano tem função expectorante, o que ajuda a descongestionar os pulmões e as vias respiratórias em casos de gripes e resfriados.

Mais benefícios do chá de orégano para a saúde

  • Asma: o chá de orégano ainda é capaz de controlar ataques de asma. Isso acontece devido à presença de terpenos, de carvacrol e de flavonóides – que contribuem para o processo de limpeza dos pulmões, dos canais branquiais e do trato respiratório. Também promove o alívio dos sintomas da asma, durante possíveis crises.
  • Previne o câncer: o orégano é rico em fibras que estimulam a bile a se juntar com toxinas e, assim, eliminá-las através do intestino. Com isso, o corpo tem de usar o colesterol para a produção de mais substâncias biliares – o que provoca a redução dos índices de colesterol ruim, ajudando na prevenção do câncer de cólon.

Já os agentes antibacterianos e anti-inflamatórios presentes no chá de orégano ajudam na prevenção do câncer de mama e de próstata.

Propriedades medicinais

um chá de orégano para que serve

O orégano possui propriedades antibacterianas, expectorantes, diuréticas, antissépticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, é uma fonte rica de vitaminas, minerais e diversos nutrientes e substâncias que trazem benefícios à saúde.

Assim, o chá de orégano passa a fornecer vitaminas, como a A, K, C e do complexo B. Também se torna uma excelente fonte de carvacrol e timol – dois tipos de polifenóis com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antissépticas.

Ainda apresenta pineno, terpeno, pineno, linalol, borneol e terpineno. Essas substância ajudam no combate de processos virais e inflamatórios, além de apresentarem ação analgésica, aliviando dores em geral.

O chá de orégano também representa uma fonte de magnésio, zinco, cálcio, manganês, ferro, potássio, cobre e ômega 3. Com isso, previne doenças diversas, além de contribuir em tratamentos.

Malefícios do chá de orégano

Quando consumido em quantidades normais, o chá de orégano é seguro. Porém, o consumo excessivo da infusão pode ocasionar problemas como vômitos e alergias dermatológicas.

Contraindicações

Para Que Serve o Chá de Orégano

Não existem evidências de contraindicações para o chá de orégano. No entanto, é recomendado que gestantes evitem o consumo da infusão.

Chá de orégano emagrece?

O chá de orégano pode ser um ótimo aliado nos processos de emagrecimento, perda de peso e manutenção da boa forma física. Seu efeito emagrecedor se dá devido às quantidades de carvacrol, que previnem o ganho de peso e ajudam a reduzir o tecido adiposo do corpo.

O consumo do chá ainda promove sensação de saciedade, reduzindo o apetite. A infusão também tem função diurética, promovendo a eliminação de líquidos e toxinas, reduzindo inchaços.

Pergunta dos leitores

Chá de orégano cura candidíase?

Muitos se perguntam Para Que Serve o Chá de Orégano em candidíase. Saiba que O chá de orégano pode ajudar no tratamento da candidíase devido às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. Porém, o consumo do chá não dispensa o tratamento convencional para combater o problema.

Chá de orégano faz mal para os rins?

Não existem evidências de que o chá de orégano faça mal para os rins.