Chá de Hibisco – Emagrece? Como Fazer? Tem Efeitos Colaterais? Preço!

O chá de hibisco é conhecido pelo seu sabor suave e peculiar. Porém, sua grande popularidade se deve às propriedades nutricionais e medicinais. A infusão ajuda no tratamento de diversos males e previne várias doenças.

O hibisco é a flor da planta Hibiscus sabdariffa, que é conhecida, no Brasil, como vinagreira. Saiba mais sobre esse fantástico chá agora!

Para que serve o Chá de hibisco

O chá de hibisco, como já mencionado, ajuda a tratar diversos problemas e prevenir várias doenças. A infusão dessa flor tem efeitos diuréticos, anti-adipogênicos, anti-hipertensivos, antioxidantes, anti-inflamatórios, antibactericidas, analgésicos, antidepressivos, entre outros.


Todos os benefícios do Chá de hibisco

A seguir, você confere todos os benefícios do chá de hibisco para a nossa saúde. Veja só:

  • Reduz o Colesterol: o chá de hibisco tem propriedades antioxidantes. Com isso, combate os radicais livres que provocam o aumento do colesterol ruim no sangue. Também contribui para evitar doenças cardíacas.
  • Bom a a diabetes: a infusão ainda tem funções hiperglicêmicos e hipoglicemiantes – reduzindo os níveis glicêmicos no sangue. Com isso, ajuda os portadores de diabetes a controlarem melhor a doença.
  • Regula a Pressão Sanguínea: um estudo realizado pela AHA (Associação Americana de Saúde) indicou que o consumo do chá de hibisco reduziu a pressão arterial de voluntários pré-hipertensos. Isso comprova as propriedades cardio-protetoras e anti-hipertensivas da infusão.
  • Previne o Câncer: o chá de hibisco é rico em ácido protocatecóico. Essa substância tem a capacidade de retardar o desenvolvimento das células cancerígenas. Isso ajuda no tratamento de diversos tipos de câncer, além de prevenir o desenvolvimento de tumores malignos.
  • Proteção para o Fígado: estudos apontam que a infusão contém propriedades  antioxidantes. Com isso, o chá ajuda no tratamento e na prevenção de doenças hepáticas. Os antioxidantes do hibisco contribuem para proteger o fígado de eventuais problemas.
  • Alivia Cólicas Menstruais: muitas mulheres sofrem com esse mal e o chá de hibisco é um ótimo aliado para aliviar as dores da menstruação. Isso porque ele contém propriedades analgésicas, além de equilibrar os hormônios, ajudando também a reduzir outros sintomas da menstruação, como mudanças de humor, inchaços, entre outros.um xícara de chá de hibisco

Mais excelentes benefícios do Chá de hibisco

  • Propriedades Anti-inflamatórios e Antibacteriana: o chá de hibisco é fonte de ácido ascórbico (Vitamina C), que trata diversos tipos de inflamações e ainda fortalece o sistema imunológico, nos tornando mais resistente contra diversas doenças. É um ótimo aliado para tratar os incômodos de problemas como gripes, resfriados e inflamações na garganta.
  • Ajuda na boa Digestão: a infusão estimula os movimentos digestivos. Com isso, você se livra da indigestão e seus incômodos sintomas, como: dores abdominais, cólicas, formação de gases, sensação de estufamento, inchaços e outros.
  • Propriedades Diuréticas: o chá de hibisco tem ação diurética. Estimula a eliminação da retenção de líquidos e toxinas, que provocam inchaços pelo corpo, como nas regiões do abdômen, da cintura, dos culotes e das coxas.
  • Efeitos Antidepressivos: a infusão contém minerais como os flavonoides, que ajudam a combater a depressão. O chá de hibisco ainda acalma, reduz a ansiedade e controla o humor.
  • Ajuda no Emagrecimento: o chá de hibisco tem a capacidade de reduzir a absorção de glicose e amido pelo organismo, ajudando no processo de emagrecimento e perda de peso.
  • Bom para a Pressão Arterial: a flor de hibisco ajuda a reduzir a pressão arterial, devido as suas propriedades anti-hipertensivas. É um ótimo aliado para quem sofre de pressão alta.

Chá de hibisco emagrece?

Sim, o chá de hibisco é um excelente aliado para emagrecer. Isso porque o seu consumo reduz a absorção de amido e glicose pelo organismo – duas substâncias que favorecem o ganho de peso. A infusão ainda tem efeito diurético, que ajuda a eliminar inchaços causados pela retenção de líquidos e toxinas, que costumam se alojar na região da barriga, coxas, cintura e culotes.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar dos excelentes benefícios do chá de hibisco, o seu consumo excessivo por algumas pessoas pode ser contraindicado pelos seus efeitos colaterais.

Pessoas com tendência a pressão arterial baixa devem consumir a bebida de forma moderada, já que ela abaixa a pressão sanguínea. O consumo demasiado pode provocar, nessas pessoas, fraqueza, tonturas e até desmaios. Além disso, o efeito diurético da flor de hibisco pode ocasionar a eliminação excessiva de importantes nutrientes, como o potássio e o sódio.

O chá de hibisco também está contraindicado para gestantes e mulheres que pretendem engravidar. Isso porque a infusão pode alterar o equilíbrio hormonal, especialmente do estrogênio, dificultando a fertilização.

hibiscos em um pote

Como fazer o Chá de hibisco

Preparar o chá de hibisco é extremamente prático e fácil. Confira a seguir como fazer o chá de hibisco:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de hibisco seco
  • 1 colher de sopa de chá mate
  • 1 xícara de chá de água
  • Açúcar mascavo ou mel para adoçar

Como preparar o chá:

  1. Deixe a água fervendo por cerca de 5 minutos
  2. Após esse período, adicione o hibisco e o chá mate
  3. Mantenha a infusão tampada por cerca de 10 minutos para apurar
  4. Coe o chá
  5. Espere a infusão amornar e adoce com o açúcar mascavo ou mel

O chá de hibisco pode ser consumido 3 vezes ao dia (3 xícaras de chá).

Onde comprar hibisco?

O hibisco seco para fazer o chá é facilmente encontrado em supermercados, em algumas feiras livres e lojas especializadas em ervas e produtos naturais. Além disso, o produto é barato. 100 g de hibisco seco custa cerca de R$ 5 – embora esse valor possa variar de acordo com o local que comercializa o extrato.