Chá de Canela – Para Que Serve? Aborta? Como Fazer? Benefícios!

O chá de canela é muito apreciado pelo seu sabor. Feito com a especiaria, que é obtida da parte mais profunda da caneleira, seu aroma é marcante e diferenciado.

O chá, porém, também é bastante conhecido pelas suas propriedades medicinas, que ajudam a tratar diversos problemas e prevenir doenças.

Para que serve o chá de canela?

Como já mencionado, o chá de canela possui diversas propriedades medicinais. O chá tem funções antiácidas e carminativas – que combatem os gases. Ainda acelera o metabolismo e tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, auxiliando a tratar e combater inflamações e infecções. Também tem ação analgésica e diurética.

O chá de canela ainda é uma fonte rica de ferro, cálcio e manganês – ajudando a combater processos anêmicos. Além disso, possui antioxidantes, que combatem a ação dos radiciais livres e beneficiam a saúde de forma geral. Ainda ajuda a tratar gripes e resfriados e muito mais!


cha de canela aborta mesmo

Benefícios e propriedades

O chá de canela oferece diversos benefícios à saúde, devido as suas propriedades medicinais. Abaixo, você confere os principais benefícios e propriedades da infusão:

  • Altos níveis de antioxidantes: o chá de canela contém uma das mais altas concentração de antioxidantes em comparação com outras especiarias e ervas. Os antioxidantes combatem a ação dos radiciais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de desenvolvimento de vários tipos de tumores.
  • Bom para o sistema digestório: a infusão tem a capacidade de estimular o processo digestivo. Com isso, evita os desagradáveis sintomas da indigestão, com: dores abdominais, formação de gases e distensão do abdômen. Ainda ajuda nas funções intestinais, contribuindo para o prevenção e o tratamento da síndrome do intestino irritável.
  • Diminui o colesterol ruim: o chá de canela ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue, além do triglicérides – evitando doenças endócrinas e cardiovasculares.
  • Estimula a tireoide: devido as suas altas concentrações de ferro, manganês e cálcio, ajuda na formação dos tecidos conjuntivos e melhora o funcionamento da tireoide – ajudando a tratar o hipotireoidismo.
  • Bom para a circulação sanguínea: o chá de canela é um ótimo anticoagulante natural, contribuindo para uma melhor circulação sanguínea do sangue e prevenindo problemas circulatórios. Possui agentes antiescleróticos,  antiagregantes e antitrombóticos – que estimulam a circulação e previnem as varizes e o risco da formação de trombos.

Mais excelentes Benefícios e propriedades do chá de canela

um chá de canela

  • Excelente  anti-inflamatório: a infusão é um anti-inflamatório natural. Ajuda a combater diversas doenças inflamatórias, além de contribuir com a prevenção de males como o de Parkinson, Alzheimer, diabetes, câncer, osteoporose infertilidade e doenças cardiovasculares
  • Ajuda a emagrecer: o chá de canela tem efeito termogênico. Com isso, acelera o metabolismo fazendo com que queimemos mais calorias durante o dia. Assim, o corpo tem de usar os depósitos de gordura para gerar energia, promovendo o emagrecimento e a perda de peso. Ainda atua na sensação de saciedade, controlando o apetite.
  • Bom para a diabetes: a infusão ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, ajudando os portadores de diabetes manterem a doença sob controle. Também evita picos de insulina durante o dia, que fazem o corpo queimar mais carboidratos, reduzindo ainda mais os índices de açúcar no organismo.
  • Ajuda a combater a anemia: devida a alta concentração de ferro, fortalece o organismo. Assim, contribui para tratar a anemia.
  • Alivia cólicas e ajuda a menstruação fluir melhor: o chá de canela ajuda a aliviar as terríveis cólicas menstruais, graças as suas propriedades analgésicas. Também facilita o fluxo da menstruação, evitando que o ciclo atrase.
  • Efeito diurético: ajuda a eliminar a retenção de líquidos e toxinas do organismo. Com isso, combate os inchaços do corpo, que se alojam principalmente na região abdominal, cintura, culotes e coxas.
  • Dá mais energia: devido as suas propriedades estimulantes, o chá proporciona mais energia. Assim, contamos com mais disposição para a realização de tarefas.

Chá de canela emagrece mesmo?

Sim, o chá de canela emagrece mesmo. Isso porque ele acelera o metabolismo, fazendo com que a pessoa queime mais calorias durante todo o dia. Além disso, o organismo é obrigada a usar os depósitos de gordura localizada para gerar energia, favorecendo o emagrecimento.

Também tem propriedades que promovem a saciedade, controlando o apetite. Já sua ação diurética ajuda a combater os inchaços causados pela retenção de líquidos e toxinas – que incham o corpo, especialmente, nas regiões da barriga, cintura, coxas e culotes.

Chá de canela aborta?

O chá de canela promove contrações uterinas. Caso a mulher esteja grávida de poucas semanas, a infusão pode causar abortamentos. Porém, é preciso cuidado ao usar esse chá para esse fim – isso porque ele pode causar hemorragias, além de não ocasionar o aborto, fazendo mal à gestante e ao feto. Portanto, atenção!

Como fazer o chá de canela?

Chá de canela como remédio caseiro para descer menstruação

O chá de canela ajuda a estimular a menstruação que está atrasada, além de aliviar as terríveis cólicas. Fazer o chá de canela é muito fácil. Confira, a seguir, a receita:

Ingredientes:

  • 3 paus de canela
  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de mel ou de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

  1. Ferva os paus de canela na água por cerca de 20 minutos.
  2. Depois desse tempo, deixe a infusão tampada por 10 minutos para apurar
  3. Coe o chá
  4. Adoce com o mel o o açúcar mascavo
  5. Espere a infusão amornar
  6. Consuma até 3 xícaras ao dia

Contraindicações e efeitos colaterais

um chá de canela com canelas

Apesar do chá de canela oferecer diversos benefícios a nossa saúde, ele também apresenta algumas contraindicações e efeitos colaterais. Confira, a seguir, em quais situações o chá de canela deve ser evitado de ser consumido:

  • Irrita o estômago: o chá de canela, devido aos seus agentes fortes, pode ocasionar irritação no estômago. Seu consumo, então deve ser evitado por pessoas que sofram de gastrite, úlceras ou tenham o intestino sensível.
  • Irrita a pele: a infusão, se aplicada diretamente sobre a pele pode causar irritar dérmicas. Para combater infecções com o chá, recomenda-se prepará-lo com muita água e apenas 1 pau de canela, para evitar irritações no local.
  • Cuidado com a Gravidez e a amamentação: o chá de canela costuma estimular as contrações uterinas – o que pode prejudicar a gravidez, especialmente, se ela estiver no início. O chá de canela também deve ser evitado por mulheres que estejam em fase de amamentação, pois suas propriedades podem causar alergias, tanto na mãe como no bebê, pois os agente da canela passam para o leite materno.
  • Aumenta os batimentos cardíacos: pessoas com problemas de batimentos cardíacos acelerados devem evitar consumir o chá de canela. Isso porque a bebida tem propriedades estimulantes, que aceleram ainda mais a frequência cardíaca.
  • Pode interagir com antibióticos: o chá de canela já possui agentes antibióticos naturais. Assim, se a pessoa estiver sob tratamento com medicações dessa classe deve evitar consumir a infusão, pois corre-se o risco de interação entre as duas substâncias, reduzindo os efeitos da medicação.

Mais Contraindicações e efeitos colaterais importantes do chá de canela

  • Pode provocar hepáticos e  renais: portadores de doenças nesses órgãos devem consumir moderadamente o chá de canela. Grandes quantidades da infusão podem ser tóxicas para o fígado e os rins, piorando os problemas.
  • Causa insônia: deve-se evitar consumir o chá de canela momentos antes de dormir. Isso porque a infusão acelera o metabolismo e tem função estimulante – o que pode causar insônia, atrapalhando o sono.
  • Pode interagir com anticoagulantes: o chá de canela já apresenta anticoagulantes naturais que promovem a refinação do sangue. Portanto, se você estiver em tratamento com drogas anticoagulantes, não consuma a infusão durante a terapia.
  • Consumo em excesso: o consumo excessivo do chá de canela e por tempo prolongado pode ocasionar problemas à saúde. O principal efeito negativo é a toxidade que a infusão pode ocasionar no organismo em geral.

Pergunta dos leitores

Chá de canela aborta nas primeiras semanas?

Como já mencionado, o chá de canela estimula as contrações uterinas – o que pode provocar o aborto durante as primeiras semanas da gestação. Porém, não se recomenda o uso da infusão para esse fim,  pois pode ocasionar hemorragias na gestante, além de não provocar o aborto, pode fazer mal à mulher e ao feto.