Chá de Camomila – Para Que Serve? Como Fazer? Emagrece Mesmo?

A camomila é uma erva bastante usada, cultivada e conhecida no Brasil. Trata-se praticamente de uma das ervas mais usadas para preparar o famoso chá de camomila.

Além de ter um sabor leve e saboroso, essa erva da família das Asteraceaes, é dotada de propriedades medicinais. Sua infusão ajuda no tratamento de diversos males que atingem nossa saúde e nosso bem-estar.

Além disso, existe a fabricação de óleos essenciais da erva, que possuem propriedades cosméticas e aromáticas.

Para que serve o chá de camomila?

Como já mencionado, o chá de camomila ajuda a tratar diversos males que podem atingir nossa saúde. Isso porque a infusão da erva apresenta diversas propriedades. Entre elas, podemos citar algumas: anti-inflamatória, analgésica, antiespasmódica, antirreumática, entre muitas outras.


Benefícios e propriedades medicinais

A camomila trata-se de uma erva rica em flavonoides – isso garante diversas propriedades nutricionais ao chá da planta. Entre elas uma alto efeito antioxidante, que combate a ação nociva dos radiciais livres, nos prevenindo de diversas doenças.

A seguir, você confere os principais benefícios do chá de camomila:

  • Bom para dores de estômago: o chá de camomila possui substâncias que bloqueiam as terríveis dores de estômago. A infusão ainda tem um efeito calmante, que alivia, consideravelmente, as dores e possíveis azias. Para melhores resultados contra os incômodos estomacais se recomenda beber o chá morno.
  • Promove mais longevidade: segundo pesquisas recentes, consumir regularmente o chá de camomila nos a ajuda viver mais. O estudo foi realizado pela “Universidade do Texas”, nos Estados Unidos, que usaram o chá em cerca de 1670 voluntários. O resultado? O consumo da infusão reduziu em quase 30% o risco de morte prematura.
  • Relaxante muscular: a infusão da erva tem excelentes efeitos para acalmar os músculos. O chá de camomila aumenta os índices de glicina . A substância se trata de um aminoácido capaz de aliviar dores e relaxar os músculos.
  • Ajuda a dormir bem: a fama calmante do chá de camomila é antiga. E a infusão funciona mesmo para quem sofre de insônia ou problemas de sono. A dica para dormir melhor é ingerir 1 xícara do chá antes de se deitar.
  • Ajuda a tratar resfriados e gripes: o chá de camomila é um ótimo aliado para aliviar com incômodos sintomas de gripes e resfriados. Aqui, a dica é usar a infusão para inalador, para liberar mucos retidos nas vias respiratórias.

Outros incríveis Benefícios e propriedades medicinais

  • Bom para das dores menstruais: o chá de camomila é um excelente remédio para aliviar as dolorosas e incômodas cólicas menstruais das mulheres. Isso porque a erva possui efeitos analgésicos e antiespasmódicos, reduzindo as contrações do útero, que provocam as doloridas cólicas.
  • Fortalece do sistema imunológico: um estudo feito por uma química do “Imperial College London”, da Inglaterra, apontou que a erva possui diversas substâncias químicas que podem fortalecer o nosso sistema imunológico. Alguns agentes, em especial,, antibacterianos, presentes na erva ajudam a estimular o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Bom para portadores de diabetes tipo 2: de acordo com um estudo publicado na revista “Nutritiondescobriu” e realizado no Irã, apontou que ingerir até 3 xícaras de chá de camomila ao dia reduz os índices de glicose no sangue, Com isso, os portadores de diabetes do tipo 2 conseguem controlar a doença de forma mais natural, diminuindo a necessidade da ingestão de insulina sintética no organismo.
  • Efeito anti-inflamatório: O chá de camomila é de grande ajuda para tratamentos de inflamações diversas. Uma pesquisa feita em 2010 comprovou os efeitos eficazes anti-inflamatório da infusão da erva.
  • Ajuda a eliminar gases: sofrer de gases é terrível, geralmente esse problema causa sintomas como dores gastrointestinais e sensação de estufamento. O consumo do chá de camomila pode resolver esse problema, pois ele auxilia o organismo a eliminar esses gases presos. E o melhor,  também pode ser dado a bebês – que costumam sofrer bastante com a formação de gases,
  • Efeito diurético: beber a partir de 3 xícaras de chá de camomila por dia ajuda o organismo a eliminar excesso de líquidos e toxinas. Assim, também evita edemas pelo corpo.

uma xícara de chá de camomila

Chá de camomila emagrece?

Indiretamente, o chá de camomila pode ajudar quem quer perder peso ou manter a boa forma. Isso porque se trata de uma bebida deliciosa, quase sem calorias.

E, assim como outras infusões, possui efeitos diuréticos. Com isso, elimina-se toxinas e retenção de líquidos do corpo. É uma boa solução para reduzir os inchaços que afetam a boa forma e que costumam se alojar na região da barriga, cintura, coxas, quadris, culotes. Ajuda, assim, a afinar a sua silhueta.

Chá de camomila é indicado para gestante?

Sim, não há problema algum em gestantes ingerirem o chá de camomila. Seu consumo não traz consequências para a gestação nem para o feto.

Contraindicações e efeitos colaterais

um chá de camomila

O chá de camomila possui poucas contraindicações e efeitos colaterais. Uma das contraindicações é para pessoas que usam medicações anticoagulantes, como a varfarina. Isso porque uma substância chamada cumarina presente na erva pode elevar o risco de hemorragias.

Vale ressaltar que algumas pessoas ainda podem apresentar alergias ao pólen das flores da camomila. Assim, é bom evitar a sua ingestão ou coar bem a infusão, antes de bebê-la.

Como fazer chá de camomila?

Você não sabe como preparar o chá de camomila? A infusão é extremamente simples e prática de preparar. A seguir, você confere como fazer chá de camomila:

Chá de Camomila

Ingredientes:

  • Cerca de 2 colheres de sopa de folhas e flores de camomila
  • ½ litro de água

Modo de preparo:

  1. Leve a água ao fogo
  2. Assim que a água começar a levantar fervura, adicione a camomila
  3. Deixe a infusão fervendo por mais uns 5 minutos
  4. Retire o chá do fogo e o deixe tampado por cerca de 10 minutos para apurar
  5. Aguarde o chá de camomila amornar e coe

Você pode adoçar o chá a gosto ou ainda levá-lo a geladeira para consumi-lo gelado. Já para a insônia consuma 1 xícara morna, perto do horário de dormir.

O chá de camomila pode ser consumido mesmo em quantidades elevadas, pois não costuma trazer males ao organismo.