Chá de Boldo – Para Que Serve? Aborta? Emagrece? Como Fazer? Preço

O chá de boldo – cujo nome científico da erva é Peumus boldus – é uma infusão amplamente conhecida pelas suas propriedades medicinais. A infusão ajuda no alívio de sintomas de diversos incômodos, contribui em tratamentos de problemas variados e promove a prevenção de diversas doenças.

Existem 3 tipos de boldos mais utilizados para preparar o chá, que oferecem os mesmos benefícios ao organismo. São eles:

  • Boldo-do-chile (o mais encontrado)
  • Boldo-baiano (cultivado amplamente no Brasil)
  • Boldo-de-jardim ou boldo-da-terra (importado da África)

Para que serve o chá de boldo?

Como mencionado, o chá de boldo é rico em propriedades medicinais, que oferecem diversos benefícios a nossa saúde em geral. A infusão possui funções: anti-inflamatórias, antibacterianas, calmantes, antioxidantes, digestivas, diuréticas, analgésicas, laxativas, entre outras.

Também é fonte de manganês, ferro e outros nutrientes.

uma plantação de boldo

Propriedades e benefícios

O chá de boldo é um excelente aliado para resolver alguns probleminhas de saúde, aliviar sintomas desagradáveis de alguns males e prevenir doenças. A seguir, você confere as principais propriedades e benefícios do chá de boldo:

  • Auxilia no processo de digestão, melhorando o funcionamento do aparelho digestório. Alivia os incômodos efeitos da indigestão, como: mal estar, formação de gases, dores abdominais, inchaços na barriga, etc.
  • Melhora o funcionamento do fígado, ajudando na digestão, especialmente, de gorduras. Contribui para não sobrecarregar o funcionamento hepático.
  • Estimula o funcionamento intestinal: o chá de boldo contribui para evitar a prisão de ventre. Assim, combate os desagradáveis sintomas do problema, como: dores na barriga, inchaços, gases, etc.
  • Reduz os efeitos das bebidas alcoólicas. Ajuda a reduzir os terríveis sintomas da ressaca, que costumam aparecer no dia seguinte do consumo excessivo de álcool, como: dores de cabeça, dores de barriga, sensação de desidratação, fadiga, mal estar em geral, etc.
  • Diminuição da azia, ajudando na digestão, principalmente de alimentos pesados ou ácidos. Reduz os incômodos sintomas da azia, como: sensação de queimação no estômago e presença de eructações involuntárias e frequentes.
  • Ajuda no tratamento de doenças da vesícula biliar: contribui para reduzir os problemas da vesícula biliar. Também contribui para dissolver e expelir cálculos presentes na vesícula.
  • Alivia dos efeitos da intolerância alimentar: ajuda na digestão de alimentos com o qual temos intolerância – ajudando a aliviar os terríveis efeitos desse problema, como: inchaços abdominais, gases e dores no abdômen.

Outras excelentes Propriedades e benefícios do chá de boldo

  • Ajuda no tratamento da gastrite e úlceras: o chá de boldo contribui para minimizar os pontos de acidez presentes no estômago, resultantes da gastrite. Ainda ajuda no processo de cicatrização de úlceras estomacais.
  • Tem ação diurética: a infusão ajuda a eliminar a retenção de líquidos e toxinas do organismo. Com isso limpa o corpo e reduz inchaços, que se localizam, especialmente, na barriga, cintura, culotes e coxas. Também reduz a aparência das celulites.
  • Reduz os gases: ajuda a reduzir a formação de gases, O chá de boldo ainda facilita a eliminação desses gases, que causam efeitos desagradáveis no organismo, como: dores abdominais, sensação de estufamento e inchaços na barriga.
  • Efeito calmante: as propriedades do chá de bolso agem no sistema nervoso central, proporcionando sensação de calma. Age contra a ansiedade, a irritabilidade, o estresse e o nervosismo.
  • Antioxidante, antifúngico e antibacteriano: ajuda a combater a ação de radicais livres, evitando diversos processos inflamatórios causados por fungos e bactérias. Ainda previne diversos tipos de câncer e o envelhecimento precoce.
  • Reduz cólicas abdominais e menstruais: as propriedades analgésicas do chá de boldo alivia cólicas abdominais e as terríveis cólicas provocadas pela menstruação. Ajuda também a regular o ciclo menstrual.

Chá de boldo aborta: Mito ou Verdade?

O chá de boldo pode provocar contrações uterinas, trazendo complicações a gestações que estão no início. A gestante corre o risco de sofrer aborto. Porém, o abortamento pode não ocorrer, mas oferecer diversos males a gestante e ao feto. Não se recomenda o uso do chá de bolso para abortar.

Quando o chá faz mal?

Embora o chá de bolso ofereça benefícios sensacionais para o organismo, o seu consumo exagerado pode prejudicar algumas funções. Entre elas estão: redução da capacidade da fertilidade masculina, má funcionamento da tireoide, toxidade, perigo de abortamento para gestantes em início de gravidez, prejuízos no processo de aleitamento materno, problemas gerais para crianças pequenas, piora do quadro de obstrução das vias biliares, diarreia, piora da insuficiência renal, irritação do aparelho genito-urinário, entre outras.

Chá de boldo emagrece?

O chá de boldo pode ser um aliado no processo de emagrecimento, perda de peso, manutenção da boa forma física e modelamento corporal. Isso porque ele possui enzinas digestivas, que melhoram a digestão dos alimentos e ajudam que o organismo absorva menos calorias.

Também tem boas propriedades diuréticas, que combatem a retenção de líquidos e toxinas. Com isso reduz os inchaços que atingem, especialmente, a região da barriga, cintura, coxas e culotes – promovendo a redução da silhueta, remodelando as curvas do corpo e reduzindo o terrível aspecto de “casca de laranja” das celulites.

O ideal para a infusão ajudar no emagrecimento é consumir 2 xícaras do chá por dia.

Como fazer o chá de boldo?

um boldo na janela

Fazer o chá de boldo é um processo extremamente fácil, que qualquer pessoa pode preparar. Veja as instruções para preparar uma dose da infusão:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas e picadas de boldo
  • ! xícara de água

Modo de Preparo:

  1. Ferva a água
  2. Depois da fervura, adicione as folhas secas e picadas do boldo
  3. Deixe a infusão apurando, tampando-a por cerca de 15 minutos
  4. Espere o chá amornar e consuma logo em seguida à preparação

Se você se incomodar muito com o aroma amargo do chá de boldo, adoce a bebida com mel, açúcar mascavo ou adoçantes de origem natural.

Pergunta dos leitores

O chá de boldo é um tratamento caseiro para diarreia?

Não, o chá de boldo não evita a diarreia, apesar de ajudar no sistema digestório em geral. Ao contrário, o consumo excessivo da infusão pode provocar a diarreia.

O Chá de boldo faz descer a menstruação?

O chá de boldo pode ajudar a descer menstruações atrasadas, pois estimula o sistema metabólico em geral. Porém, não deve ser consumido nos primeiros meses de gestação, pois pode ocasionar abortamentos.