Chá de Alecrim – Para Que Serve? Quais Seus Benefícios? Como Fazer?

O alecrim é uma planta que tem sua origem na região do Mediterrâneo. Em forma de infusão – chá de alecrim – apresenta diversas utilidades, devido às suas propriedades medicinais. O chá de alecrim ajuda no tratamento de diversos males.

A planta pertence a família Lamiaceae, ao gênero Rosmarinus e a espécie R. officinalis.

Para que serve o chá de alecrim?

Como já foi citado, o chá de alecrim tem propriedades medicinais. Ele auxilia em casos de várias doenças e problemas. A erva é um estimulante cerebral e digestiva, além de apresentar outros diversos benefícios.

Também possui agentes que colaboram na prevenção do câncer; que são antibactericidas, antivirais e anti-inflamatórias; que eliminam a retenção hídrica; que atuam na saúde dos olhos e muito mais!


um chá de alecrim com folhas de alecrim

Benefícios do Chá de alecrim

Confira a seguir diversos casos em que podemos aproveitar dos benefícios do chá de alecrim:

  • Memória: pesquisas científicas recentes comprovam que o chá de alecrim contribui para uma boa memória, se consumido com frequência.

Isso acontece porque a erva é rica em terpeno – uma molécula lipossolúvel orgânica. Essa molécula reduz as enzimas butirilcolinesterase e acetilcolinesterase. Essas enzinas, por sua vez, degradam a acetilcolina -neurotransmissor que atua na nossa capacidade de memorização de dados e fatos. Com isso, nossa memória fica preservada.

  • Antibactericida: o chá possui agentes fitoquímicos, que têm função antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. A infusão ajuda no tratamento de praticamente todos os processos bacterianos, inflamatórios e virais que atacam o organismo.

Além de consumido, o alecrim pode ser colocado, em forma de compressa, em áreas inflamadas ou infeccionadas. O consumo frequente do chá também fortalece o sistema imunológico.

  • Antioxidante: a infusão do alecrim ainda tem a capacidade de reduzir a atividade dos radicais livres. Assim é um ótimo antioxidante. Com isso, o organismo multiplica as células saudáveis. Assim, temos nossos neurônios preservados, além de prevenir que possamos desenvolver problemas degenerativos, como, por exemplo, o Alzheimer.

Suas propriedades antioxidante também ajudam a manter a boa aparência da pele, retardando os seus sinais de envelhecimento.

 

Mais Benefícios do Chá de alecrim

 

  • Digestivo: o chá de alecrim ajuda em uma boa digestão. A erva ainda combate os gases, azias, sensação de “estômago cheio”, dores na região abdominal e outros males digestivos.

 

  • Eczemas: a aplicação do chá sobre eczemas contribui com a melhora da lesão. A compressa com a infusão reduz a vermelhidão, a coceira e a inflamação de eczemas, pois melhora o fluxo de sangue na região com o problema.

  • Prevenção do câncer: estudos recentes e publicados demonstram que o alecrim pode reduzir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. A erva ajuda a inibir o crescimento de tumores malignos. Isso evita que o câncer crie metástase em outras partes do corpo.

 

  • Circulação: o chá tem uma atuação direta na circulação sanguínea. A bebida ajuda no controle da pressão arterial, além de aumentar a quantidade de nutrientes que circulam pelo corpo.

O alecrim tem a capacidade de estimular a produção de hemácias. Dessa forma, ajuda na oxigenação muscular e do organismo de forma geral.  É uma boa opção também para a regeneração dos músculos depois de maratonas de atividades físicas intensas, como a musculação.

Outros Benefícios

  • Cabelos: o alecrim é eficaz na prevenção e controle da caspa e da alopecia – uma doença que causa a perda total ou parcial dos cabelos. Esses benefícios do alecrim foram publicados, inclusive, no Journal of the Medical Association Dermatology (JAMA Dermatology).

uma xícara de chá de alecrim

Para ter esse benefício, prepare um chá de alecrim e deixe-o descansando por uma noite, No dia seguinte, lave os cabelos normalmente e enxague-os com o chá.

  • Estresse e bom humor: a respeitada Universidade de Maryland dos Estados Unidos, Medical Center,  estudou as propriedades relaxantes e calmantes do chá. O estudo revelou que a erva consegue reduzir a produção do cortisol – conhecido como o hormônio do estresse.

Consumir diariamente a infusão da erva aumenta a sensação de bem-estar, diminuindo o estresse e o nervosismo e aumentando o estado de bom humor. Ainda ajuda a reduzir a ansiedade e a irritabilidade.

  • Visão: segundo alguns estudos, o chá tem a capacidade de tratar doenças que afetam a retina, como a degeneração macular, que provoca perda da visão do centro do campo visual. Isso se deve a presença do ácido carnósico, que atua diretamente na boa saúde dos olhos.

O estudo foi publicado na revista científica Investigative Ophthalmology & Visual Science.

  • Diurético: o chá ainda contribui com a eliminação de líquidos e toxinas do corpo, expelindo-os pela urina. Seu consumo frequente combate edemas causados pela retenção hídrica, além de ajudar a eliminar as temidas celulites.

Chá de alecrim emagrece?

O chá de alecrim ajuda no processo de emagrecimento, pois tem propriedades diuréticas. Consumir o chá 3 vezes ao dia ajuda a reduzir os inchaços, principalmente, na região do abdômen, além de diminuir a aparência da celulite. Assim, o chá de alecrim pode ser um bom aliado para o emagrecimento.

Contraindicações do Chá de alecrim

O chá deve ser evitado por gestantes ou mulheres em fase de amamentação, além de crianças abaixo de 12 anos de idade. Entre as contraindicações do chá de alecrim também estão casos de pessoas com problemas na próstata ou com diarreia.

Efeitos colaterais

uma xícara de chá de alecrim

O consumo exagerado do chá de alecrim pode provocar efeitos colaterais. Entre eles estão: diarreia, nefrite e irritação na mucosa dos órgãos do trato gastrointestinal. O contato direto com o alecrim pode provocar irritações na pele.

O recomendado, para que não se tenha problemas, é consumir até 3 xícaras de chá por dia.

Como fazer o Chá de alecrim?

O chá de alecrim deve ser preparado na proporção de 1 litro de água para cada colher de sopa cheia da erva seca. Misture os ingredientes e deixe ferver.

Depois que a infusão levantar fervura, mantenha-a tampada por cerca de 15 minutos para o chá apurar. A bebida está pronta para o consumo.

Dicas de consumo

Como já mencionado, para obter todos os benefícios deste chá  é recomendado consumir 3 xícaras por dia. Quantidade inferiores a esta podem não trazer os benefícios que o alecrim apresenta – enquanto quantidades maiores podem ocasionar efeitos colaterais desagradáveis.

Onde comprar?

O chá de alecrim é facilmente encontrados em mercados, lojas especializadas em ervas e em produtos naturais.