Castanha do Pará – Veja os 7 Maiores Benefícios! Emagrece Mesmo?

A saborosa castanha do Pará – cujo nome científico Bertholletia excelsa – trata-sedo fruto da castanheira. É muito apreciada no Brasil.

Para que Serve a Castanha do Pará?

A castanha do Pará serve para ser consumida in natura.  Ainda pode ser ingrediente para diversas receitas. Também possui muitas propriedades nutricionais, que fazem muita bem a nossa saúde.

Propriedades da Castanha do Pará

Como mencionados, a Castanha do Pará  possui muitas propriedades nutricionais, benéficas a saúde. Cerca de 100 g da castanha oferece g de gorduras, além de 650 calorias. Apesar de seu  percentual alto de gorduras, essa propriedade faz mal à saúde.

Cerca de 40% de suas gorduras são monoinsaturadas, cerca 30% poli-insaturadas e, aproximadamente 21% saturadas.


A castanha do pará ainda possui carboidratos (12%) e proteínas (14 g). Além disso, o alimento é fonte rica em selênio, fósforo, manganês, magnésio e vitaminas do completo B.

Também trata-se de um fonte de fibras, cálcio, ferro, zinco e potássio.

Benefícios da Castanha do Pará

Está mais que provado que a Castanha do Pará oferece diversas propriedades nutricionais ao organismo. Além disso, esse alimento traz diversos benefícios para a saúde. Confira os principais benefícios da Castanha do Pará:

algumas castanhas do pará

  • Ajuda a combater o câncer: devido, principalmente, a alta quantidade de selênio, essa enzima atribui efeitos antioxidantes ao organismo. Com isso, combate a ação dos radiciais livres, que podem causar diverso tipos de câncer. Ainda há uma enzima participante do sistema de defesa do nosso corpo, conhecida como glutationa peroxidase, que necessita das funções desempenhadas pelo selênio.

Uma pesquisa recente demonstrou que o selênio é bastante eficaz na prevenção de diversos tipos de câncer, ajudando, por exemplo, na redução do desenvolvimento de células cancerígenas do colo do útero e da próstata.

  • Bom para o coração: mesmo sendo gordurosa, a castanha do pará é rica em gorduras  saturada (que não fazem mal ao coração), ainda possui excelentes ácidos graxos e reduzem o colesterol ruim do sangue (LDL). Além de potencializar o colesterol bom(HDL).Com isso, é possível de ser evitadas diversas doenças cardiológicas, como a aterosclerose e os ataques cardíacos.

A castanha ainda contém teor significante de arginina. Trata-se de aminoácido que usa a síntese do gás óxido nítrico – um poderoso vasodilatador – contribuindo com a redução da hipertensão.

  • Ajuda no fortalecimento e crescimento dos músculos: as proteínas representa na castanha do pará ajuda-  a fortalecer e crescerem os músculos, para quem pratica musculação. O selênio e as  gorduras boas presente no alimento ajudam na formação da testosterona –  hormônio fundamental para o fortalecimento e crescimento muscular.

Mais incríveis Benefícios da Castanha do Pará

  • Contribui para emagrecer: a acastanha do Pará pode ser um bom aliado para quem quer perder peso ou manter a boa forma física. Embora contenha muitas calorias, seu teor de fibras também é alto e seu sabor promove saciedade, acabando com aquela vontadezinha de comer um doce. Além disso, o selênio, presente nas castanhas, promovem e evitam desequilíbrios na glândula tireoide como o hipotireoidismo, que faz apessoa engordar. Sua alta quantidade de fibras ainda contribui para sensação de saciedade.
  • Preserva boa saúde cerebra:l um estudo recente realizados pela “Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP” apontou que ingerir diariamente uma quantidade da castanha contribui pra prevenir possíveis danos cerebrais oxidativos, devido à idade.
  • Bom para os ossos: devido à presença de fósforo e magnésio na castanha do Pará, o alimento fortifica nossos ossos. Tratam-se de substâncias superimportantes para a construção, manutenção e fortalecimento ósseo. Além de ajudaram na fixação do cálcio nas estruturas ósseas.
  • Faz bem para a digestão: a castanha do pará, devido a sua alta quantidade de fibras e outros agentes ajudam no trânsito intestinal dos alimentos. Com isso, previne a constipação intestinal, prisão de ventre, sensação de estufamento da barriga formação de gases e outros sintomas da má digestão. Preveni, inclusive, a incidência do câncer de côlon,

Tipos de Castanha do Pará

Em seguida da colheita das castanhas pará, o Brasil iniciou com uma fase de exploração. Nessas fases, incluíam-se fases de lavagem, polimento, desidratação tratamento térmico. Nos dias de hoje, porém os tios de castanha do pará são classificadas com os seus tamanhos. Veja a seguir:

  • Castanhas muidinhas: cerca de 180 unidades por kg
  • Castanhas miúdas: de 160 a 180  unidades por kg
  • Castanhas pequenas: cerca de 160 unidades por kg
  • Castanhas médias: cerca de 159 unidades por kg
  • Castanha pequenas: de 140 a 160 unidades por kg
  • Castanhas médias: cerca de 140 unidades por kg
  • Castanhas grandes: cerca de 100 unidade por kg

Quantidade recomendada de Castanha do Pará

Como já vimos, a castanha de pará traz diversos benefícios para a saúde. Porém, seu consumo em excesso, principalmente, devido a alta quantidade de gorduras, pode trazer enjoos ao estômago e diarreia. Os médicos indicam que a castanha do pará deve ter seu consumo de 2  3 unidades por dipa.

uma mesa com algumas castanha do pará

Riscos do consumo excessivo

Todo consumo em excesso faz e com a castanha do pará não indiferente. Consumir, por exemplo mais de 4 ou 5 castanhas do pará por dia pode ocasionar problemas gastrointestinais, assim como contribuir para o aumento de peso .

Além disso, a ingestão superior a 850 g de selênio por dia pode desencadear processos alérgicos. O consumo ainda pode irritação ou prolemas no sistema nervoso. ao pr (como de alho), fadiga, irritação e anormalidades no sistema nervoso.

E atenção, a castanha ainda possui uma substência chamada urushiol – que consumida em excesso pode levar a lergias e ate mesmo ao óbito

Como consumir a Castanha do Pará

As castanha do pará podem ser consumidas de diversas formas. Podem ser misturadas em cereais, saladas de fruitas, incluídas em bebidias vitamínicas. Ainda pode entrar como em ingredientes de bolos, pães e massas em geral.

Mas não se esqueça de consumir até 3 unidades por dia, no máximo

Tabela nutricional da Castanha do Pará

Cerca  de 3 unidades de Castanha do Pará de tamanho médio possuem as seguintes propriedades nutricionais:

um monte de Castanha do Pará

  • Calorias:  25,72 kcal
  • Carboidratos: 0,6 g
  •  Proteínas: 0,58 g
  • Gorduras totais: 2,54 g
  • Gorduras saturadas: 0,61 g
  • Fibra alimentar: 0,32 g
  • Sódio:0,04 mg
  • Proteínas: 14,5 g
  • Cálcio: 146 mg
  • Magnésio:365 mg
  • Fósforo: 853 mg
  • Arginina: 2 g
  • Ômega 3: 24,9 g
  • Zinco: 4,2 mg
  • Selênio: 1083 mcg
  • Vitamina E: 17 mg

Onde comprar Castanha do Pará

A castanha do pará e um produto fácil de ser encontrado. Você pode comprá-lo em feiras livres, estabelecimentos especializados em alimentação em geral e loja especializadas grãos, erva, especiarias ou produtos brasileiros.

Pergunta dos leitores

Castanha do Pará emagrece?

Sim a castanha de pará tem propriedades que promovem a aceleração do metabolismo. Com isso, isso seu corpo potencializa a queima de calorias e, consequentemente, passa a queimar mais calorias durante o dia todo.

Os nutrientes da castanha do pará ainda promovem sensação de saciedade, principalmente devido ao alto teor o fibra. Com isso, a pessoa se sente mais saciada, passa a sentir menos fome e comer menos, ingerindo menos  calorias. Esse é um processo essencial para quem quer perder peso.

Castanha do Pará engorda?

Com mencionado, a castanha do pará pode ajudar a emagrecer ao acelerar o metabolismo e aumentar a sensação de saciedade. Porém, ela apresenta uma grande quantidade de calorias. Caso a pessoa acabe ingerindo mais de 2 ou 3 castanhas por dia, o efeito pode ser o contrário, ou seja, a pessoa pode ganhar peso.

Existe alguma contraindicação da Castanha do Pará?

A castanha do pará não conta com muita contraindicações. O que deve se evitar mesmo é a quantidade ingerida ao dia, que deve ser de 2 a 3 castanhas ao dia. Consumir ao que isso pode trazer sintomas desagradáveis, como mencionado