Capim Cidreira: Para Que Serve? Aborta? Emagrece? Benefícios e Riscos

O capim cidreira é uma erva pertencente à família das Poaceaes. Também é conhecida como Capim Santo ou Capim Limão.

A erva é bastante consumida em forma de chá, pelo seu agradável sabor. Além disso, ele apresenta diversas propriedades medicinais, que contribuem para o tratamento e a prevenção de males diversos.


Para que serve o capim cidreira

O capim cidreira é uma erva usada para diversos fins. É, por exemplo, um estimulante para o sistema digestivo. Também apresenta propriedades calmantes, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antitérmicas, expectorantes, diuréticas e outras.

Benefícios e propriedades medicinais

Como já fora citado, o capim cidreira, em forma de chá, oferece diversos benefícios para a nossa saúde, Entre os principais benefícios e propriedades medicinais da erva estão:

uma muda de capim cidreira

  • Bom para a Digestão: o chá de capim cidreira estimula o processo de digestão dos alimentos. Isso ajuda a aliviar a sensação de peso quando ingerimos quantidades excessivas de comida ou alimentos pesados.
  • Alivia Dores de Estômago: as propriedades analgésicas do capim cidreira ajuda a reduzir dores de estômago. O consumo do chá é bom para quem sofre de gastrite ou úlcera, que costumam causar dores estomacais intensas.
  • Reduz as Cólicas Menstruais: a ação analgésica, antiespasmódica e relaxante do chá alivia as terríveis cólicas menstruais. O chá ainda reduz as contrações do útero, reduzindo as dores.
  • Diminui a Ansiedade e o Estresse: o capim contém propriedades relaxantes e calmantes. Com isso, ele ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse excessivo, além de promover o relaxamento muscular.
  • Ação Diurética: a infusão do capim cidreira apresenta alta ação diurética. Isso estimula a eliminação de líquidos e toxinas do organismo, que causam inchaços no corpo – principalmente na região da barriga, dos culotes e das coxas. Suas propriedades diuréticas ainda ajudam a reduzir a aparência de casca de laranja ocasionada pela celulite.
  • Ajuda a Expectorar: as propriedades expectorantes da erva contribuem para expectorar catarro, secreções e mucos retidos nas vias respiratórias. Assim, consumir o chá de capim cidreira ajuda no tratamento de gripes, resfriados, rinites e sinusites.

Mais excelentes Benefícios e propriedades medicinais

  • Reduz a Febre: o capim  ainda tem propriedades antitérmicas. O chá da erva é uma boa forma natural de abaixar processos febris.
  • Contribui para o Tratamento de Inflamações: a infusão da erva contém propriedades anti-inflamatórias. Com isso, o chá de capim cidreira ajuda na prevenção e no tratamento de diversos tipos de processos inflamatórios, incluindo inflamações nas articulações e ossos, como a artrite, o reumatismo e a artrose.
  • Protege os Órgãos: devido às suas propriedades medicinais, o consumo do chá ajuda na manutenção da boa saúde de forma geral. Protege, por exemplo, órgãos como os rins, o baço, a vesícula e o fígado.
  • Relaxante muscular: as propriedades relaxantes e antiespasmódicas da erva ajudam no relaxamento muscular. Esse efeito é uma boa forma de aliviar tensões do dia a dia ou dores musculares provocadas por acidentes (como distensões ou torções) ou ocasionadas pela prática de atividades físicas intensas.

Capim cidreira emagrece?

O capim cidreira pode ser um aliado no processo de emagrecimento, perda de peso e manutenção da boa forma física. Isso porque ele produz um grande efeito diurético, eliminando líquidos e toxinas. A retenção de líquidos e toxinas atrapalha o processo de emagrecimento, pois costuma causar inchaços no corpo, especialmente na barriga, cintura, culotes e coxas.

Além disso, seu alto poder diurético contribui para amenizar a aparência da celulite.

Efeitos colaterais e contraindicações

O seu chá não deve ser consumido por gestantes, pois pode provocar processos de abortamento. Pessoas que tomam medicamentos com ação calmante e tranquilizante também devem evitar o consumo do chá de capim cidreira, pois os efeitos sedativos tendem a aumentarem, causando sonolência e adormecimento.

um exemplo de capim cidreira no mato

Como fazer o chá de capim cidreira

Preparar a infusão da erva é muito simples. A seguir, você confere como fazer o seu chá:

Pique cerca de uma colher de sobremesa da erva. Junte o capim cidreira picado com cerca de 250 ml de água. Leve a mistura ao fogo até ferver.

Após a infusão levantar fervura, desligue o fogo e tampe o chá por cerca de 10 minutos, para apurar. Espere esfriar e adoce o chá, se desejar.

Para obter os benefícios do capim cidreira, recomenda-se ingerir 3 xícaras do chá ao dia: pela manhã, pela tarde e à noite. Nos dias mais quentes o chá da erva pode ser consumido de forma gelada.

Pergunta dos leitores

Capim cidreira e erva cidreira é a mesma coisa?

Não, o capim cidreira é uma erva do gênero Cymbopogon. Já a erva cidreira pertence ao gênero Melissa. Os sabores e as propriedades das ervas também são diferentes.

Qual o nome científico do capim cidreira

O nome científico do capim cidreira é Cymbopogon citratus.