O Que é Blueberry? É Uma Fruta? Quais Seus Benefícios? Emagrece?

Também conhecida como mirtilo, a Blueberry é um frutinha pequena, de cor azulada e muito saborosa. Além disso, ela ainda é fonte de vitaminas e minerais que oferecem muitos benefícios para a saúde.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre a Blueberry, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

O que é Blueberry?

A Blueberry nada mais é do que uma frutinha pequena, de cor azul escuro eu é muito consumida nos Estados Unidos.

O nome científico dessa fruta é Vaccinium myrtillum e ela muito rica em nutrientes e vitaminas. Por isso, contribui para o bom funcionamento do organismo e a prevenção e tratamento de inúmeras doenças.


No Brasil a Blueberry também é chamada de mirtilo. Isso sem falar que é uma as frutas já estudadas com maior concentração de antioxidantes.

Qual a sua origem?

A origem da Blueberry é dos Estados Unido e também do Canadá. Isso quer dizer que ela provém da América do Norte, na costa leste, indo desde o Sul dos Estados Unidos até o Canadá.

Para que serve o Blueberry?

A Blueberry é uma fruta pequena, mas que tem muitos nutrientes e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Dessa forma, a fruta pode ser consumida em sua forma natural como também no preparo de sucos, geleias, compotas, iogurtes, tortas e outros.

Nos Estados Unidas, a época de colheita da mesma é motivo de festa, sendo muito comemorada pelos produtores, especialmente em tortas e geleias. Já no Brasil ela é produzida no Rio Grande do Sul e a maior parte dessa produção é exportada.

A Blueberry serve para uma grande variedade de finalidades. Seu uso pode ser feito na culinária nos preparos que foram citados acima.

Ela também pode ser utilizada para fins medicinais, ajudando em casos como diarreia, inflamações, febres e outros.

uma cesta de Blueberry

Quais os benefícios do Blueberry?

Muito mais do que uma fruta saborosa, o mirtilo possui uma grande quantidade de benefícios antocianos. São eles que apresentam um alto poder antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que danificam o sistema imunológico. São eles os responsáveis por causar diversas doenças degenerativas.

Então, vamos conhecer os benefícios da Blueberry de uma forma geral:

Envelhecimento precoce

Como já foi dito, a Blueberry é rica em antioxidantes que são os principais combatentes dos radicais livres. São eles que causam o envelhecimento precoce e levam ao desenvolvimento de diversas doenças.

Proteção das células e anti-inflamatório

Estudos realizados comprovam que a Blueberry tem propriedades que ajudam a proteger as células e também ação anti-inflamatória. Com isso ele oferece diversos benefícios para o metabolismo no que diz respeito ao combate de doenças que estão associadas com quadros de obesidade.

Ação anticancerígena

A Blueberry é polifenóis e ácido elágico. Isso ajuda a estimulas os mecanismos que realizam a eliminação de substâncias cancerígenas.

Sistema cardiovascular

Resultados de pesquisas indicam que consumir Blueberrys regularmente pode diminuir nas mulheres o risco de ataques cardíacos.

Glicemia

Como é uma fruta de baixo índice glicêmico, ele contribui para o controle da glicemia. A glicemia nada mais e do que o açúcar no sangue. Essa é uma excelente alternativa par pessoas com intolerância a glicose ou diabetes.

Coordenação motora e memória

A blueberry ajuda na proteção do cérebro contra os efeitos negativos da deterioração cerebral. Esse problema é associado com doenças degenerativas, tal como o Mal de Alzheimer e também o envelhecimento.

Olhos

Dentre os diversos estudos realizados foi contatado que a lata concentração de anticianaina presente na blueberry é u composto comumente associado a uma potencial melhora da visão noturna e diminuição da “vista cansada”. Justamente por isso é que a fruta excelente para quem passa mais horas na frente do computador

Blueberry ajuda a emagrecer?

Antes de entender bem se a blueberry ajuda mesmo no emagrecimento, primeiramente é preciso lembrar que não existe fórmulas mágica. Sendo assim, essa fruta por si só não irá promover a perda de peso.

Obviamente o emagrecimento é um processo mais complexo, que exige que se faça também uma reeducação alimentar. Ele compreende também a prática de atividades físicas.

Então a resposta a esse tópico é sim, o blueberry realmente ajuda a emagrecer. No entanto, sozinha a fruta não irá fazer com que a pessoa emagreça sem que haja uma mudança nos hábitos.

Motivos pelos quais o blueberry ajuda a emagrecer

algumas Blueberrys

Primeiramente, o mirtilo é uma fruta de baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que os carboidratos presentes nele são digeridos lentamente, demorando mais para chegar até a corrente sanguínea. Isso retarda o envio da mensagem de “fome” para o cérebro.

Além disso, as fibras da blueberry auxiliam na digestão e ainda ajudam a regular o funcionamento dos intestinos. Co isso, fica mais fácil elimina todos os excessos e também os resíduos obtidos através da alimentação. Mais do que isso, as fibras ainda promovem saciedade.

Já o manganês presente no fruto age acelerando a queima de gorduras e também de carboidratos. Existem ainda uma pesquisa realizada pelos pesquisadores da University of Michigan Cardiovascular Center confirma que a ingestão de bluberry ajuda na eliminação de gordura abdominal.

Nesse estudo, a dieta dos ratos foi enriquecida com um pó enriquecido de blueberry. Essa dieta poderia ser de dois diferentes tipos: pobre ou rica em gorduras. Depois de 90 dias as cobaias que receberam uma dieta mais gordurosa, porém com a adição da blueberry, obtiveram uma diminuição da gordura corporal e também dos níveis e colesterol, glicemia e triglicérides. Mai do que isso, observou-se uma maior resistência das células à insulina.

Já nos ratos que receberam uma dieta pobre em gordura os resultados foram ainda mais satisfatórios. Eles apresentaram um peso menor, bem como menos massa total de gorduras e diminuiç.ao do tamanho do fígado.

Sendo assim, embora a blueberry por si só não promova um emagrecimento, ela é uma excelente aliada a bons hábitos alimentares para o emagrecimento.

Posso usá-lo como um remédio caseiro?

A blueberry possui uma série se substâncias que são extremamente benéficas à saúde. No entanto, ela é uma fruta e não um remédio.

Por isso, o recomendado é fazer a ingestão frequente de uma pequena porção da fruta. Assim será possível manter uma boa saúde e melhorar as funções do organismo.

No entanto, usá-la como um remédio não é tão eficiente. No entanto, ela pode sim ser utilizada para complementar o tratamento convencional prescrito pelo médico.

Contraindicações e efeitos colaterais

De uma forma geral, são bastante raros os efeitos colaterais resultantes da ingestão da blueberry. No entanto, as mulheres grávidas devem evitar a ingestão dessa fruta.

Já no que diz respeito aos diabéticos, a recomendação é que procurem um médico antes de fazer a ingestão da fruta.

Com uma frequência bastante rara, a ingestão da fruta pode levar ao surgimento de reações alérgicas e um pequeno número de pessoas.

algumas Blueberrys

Preço do Blueberry

O preço da blueberry in natura pode variar muito de acordo com  região na qual você se encontra, o local escolhido para a compra e também a época do ano em que você se encontra.

Além disso, você ainda pode comprar a blueberry em pó, cápsulas e suplemento. Tudo depende da finalidade para a qual você deseja o produto.

Pergunta dos leitores

Blueberry é a fruta mirtilo?

Sim, na verdade o mirtilo é o nome dado ao blueberry no Brasil. Por isso você pode chamar de qualquer um dos nomes.

Pronto agora você já sabe um pouco mais sobre a blueberry, suas propriedades, benefícios, contraindicações e como aproveitar todas as vantagens dessa excelente fruta. Aproveite essas informações!