Benefícios do Abacaxi – Veja Todas Propriedades Medicinais! Emagrece?

O abacaxi nada mais é do que a fruta do abacaxizeiro, que também é amplamente conhecida como ananá. Essa fruta cítrica é muito conhecida e utilizada pelos brasileiros.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o abacaxi, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!


Origem do Abacaxi

O abacaxi é um fruto originário da América do Sul. No entanto, ele pode também ser encontrado em outros países cujo clima também é tropical ou semitropical no mundo inteiro.

Também conhecido como ananá, a fruta foi levada para a Europa no ano de 1943, quando os espanhóis descobriram a América. Já nos séculos XV e XVI, o abacaxi acabou se espalhando pelo mundo inteiro, graças aos marinheiros espanhóis.

O fato é que a fruta era muito útil para prevenir o escorbuto em alto mar. Essa é uma doenças bastante grave causada pela falta da Vitamina C no organismo.

Falando em termos históricos, o maior produtor mundial de abacaxi é o Havaí. A maior parte da produção é fornecida para os Estados Unidos, onde a fruta é chamada de pineapple. No entanto a Costa Rica e o Brasil também são considerados grandes produtores.

Muita gente não sabe, mas o abacaxi é uma espécie que pertence à família das bromélias. Ela é uma das únicas classes dessa planta que é capaz de produzir frutos comestíveis.

O mais interessante é que essa fruta é composta por diversos pequenos frutilhos que se fundem ao redor do centro. A polpa apresenta colocação esbranquiçada ou amarela, sendo bem carnuda e muito suculenta. A haste central serve como um apoio fibroso.

O abacaxi é uma fruta muito saborosa e popular no Brasil. Cada unidade pode chegar a medir cerca de 30 centímetros e pesar até 4 kilos.

um abacaxi

Benefícios do Abacaxi

Como não poderia ser diferente, o abacaxi oferece uma série de propriedades que são benéficas para o corpo e para a saúde. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre elas logo a seguir:

Ajuda no emagrecimento!

A ingestão de apenas uma fatia de abacaxi logo após a refeição ou nos lanches da manhã ou tarde, pode ajudar a manter os resultados da dieta e eliminar os quilinhos a mais.

Isso acontece porque o cerca de 87% da fruta é água. Além disso, ele tem muitas fibras e baixa quantidade de calorias. A combinação disso tudo, deixa que o come muito mais satisfeito e ainda burla a vontade de comer doces. Isso tudo sem falar nos muitos minerais e vitaminas que ele oferece.

No entanto, claro, o consumo exagerado e sem uma dieta balanceada não faz milagres, podendo levar até ao ganho de peso.

Ajuda a aliviar as dores pós treino

Por possuir bromelina, o abacaxi oferece efeitos anti-inflamatórios. Por isso é extremamente útil para quem pratica atividades físicas e sofre com dores ou inchaço no pós treino. Isso também vale para lesões, traumas ou dores articulares.

Pode contribuir para o ganho de massa muscular

Normalmente, quem deseja o ganho de massa muscular opta por uma dieta rica em proteínas. O que acontece é que a bromelina ajuda na digestão dessas proteínas. Com isso, ocorre uma melhor quebra do aminoácido, permitindo que sejam absorvidos com mais facilidade. O conjunto disso tudo é um melhor resultado de hipertrofia.

Além disso, sendo ingerido depois do reine, ele age como uma boa fonte de carboidratos. Isso é essencial para a recuperação muscular rápida, visto que a prática da atividade leva ao consumo de glicogênio que fica armazenado na musculatura. Um treino mais intenso pode dar início a degradação da massa muscular como forma de fonte energética.

Ajuda a melhorar o cabelo e a pele

Pela alimentação ou em uso externo, o consumo do abacaxi excelente para pele e cabelo. Isso porque ele é rico em Vitamina C.

Essa vitamina é a responsável pela produção de colágeno e também pela eliminação de radicais livres. Tudo isso tem uma relação direta com a firmeza da pele, os sinais da idade e a hidratação. Mais do que isso, ele ainda ajuda a combater os sinais da acne, melhorando a cicatrização.

Auxilia no processo digestivo

Por ajudar na quebra das proteínas, o abacaxi auxilia no processo digestivo. Especialmente nos alimentos ricos nesse nutriente. Com isso, ocorre uma melhora na sensação de estufamento e mal-estar pós-refeição.

Além desses, existem muitos outros benefícios que podem ser obtidos no consumo do abacaxi, veja:

  • Ajuda na prevenção de doenças
  • Auxilia no controle da coagulação sanguínea
  • Ajuda a proporcionar ossos saudáveis
  • Melhora o funcionamento do sistema imunológico
  • Possui ação antioxidante
  • Oferece uma série de vitaminas e minerais essenciais para o organismo

Malefícios

Embora ofereça uma série de incríveis benefícios, o consumo do abacaxi deve ser feito com cautela. Isso porque também pode trazer malefícios, especialmente quando feito em excesso. Veja:

  • O abacaxi pode levar a reações de sensibilidade na boca quando consumido em grandes quantidades. Isso acontece pela por causa da acidez da fruta e sua ação enzimática. A sensação tende a melhorar algum tempo depois.
  • O excesso da bromelina também pode causar vômitos, erupções cutâneas, diarreia e até mesmo um sangramento menstrual em maior quantidade. O consumo moderado não leva à ocorrência desse tipo de problemas.
  • Alguns medicamentos podem apresentar interação com a bromelina. Sendo assim, pacientes que fazem uso de medicamentos barbitúricos, antidepressivos tricíclicos, anticoagulantes, anticonvulsivantes ou antibióticos devem ter uma atenção especial.
  • O abacaxi não maduro (verde) pode ser tóxico para a saúde. O seu consumo pode causar quadros de vômito e diarreia severos em humanos.
  • Por causa da acidez, aquelas pessoas que apresentam uma tendência ao desenvolvimento de estomatite, aftas e ferimentos bucais devem evitar a ingestão de abacaxi.

alguns abacaxis

Abacaxi emagrece?

Rico em ferro, potássio, manganês, cálcio, betacaroteno, Vitamina C, Vitaminas do complexo B e fibras, o abacaxi ainda possui a bromelina. Essa é uma enzima poderosa que auxilia na digestão e ainda combate inflamações.

Mais do que isso, por ter muito líquido, a fruta oferece a função diurética. Com isso, ajuda na eliminação do excesso de líquido que leva à desagradável sensação de inchaço.

Apenas 100g de abacaxi contém 52 calorias, tornando a fruta uma excelente opção para lanches. Isso sem falar que ajuda a diminuir o desejo por doces. Por ter muitas fibras, existem estudos que afirmam que ele ajuda a evitar que haja acúmulo de gordura na região abdominal.

Além disso, consumir a fruta regularmente ajuda no equilíbrio da glicose no sangue. Por isso, o abacaxi ajuda a mantes a fome sob controle. Tudo isso combinado faz com que o abacaxi seja um ótimo aliado na perda de peso.

Como consumir o Abacaxi?

O abacaxi é uma fruta muito completa e nutritiva. Ele pode ser consumido in natura mesmo ou em preparos variados. O fato é que se a ideia é perder peso, o principal é aliar a sua ingestão com uma dieta balanceada, afinal, ele sozinho não faz milagres.

Sabendo disso, o abacaxi pode ser consumido em forma de suco, sendo um suco de abacaxi ou mesmo incluído em sucos verdes. Ele ainda pode servir como uma deliciosa e saudável sobremesa após as principais refeições.

Existem outras formas de consumir o abacaxi, como em doces, compotas e até mesmo licores, porém são opções menos saudáveis que não contribuem para o emagrecimento.

Propriedades medicinais

Como já dissemos, o abacaxi possui uma alta concentração de bromelina. Essa propriedade foi descoberta em 1892 e é utilizada até os dias de hoje com uma medicação herbal.

Seu principal uso como medicamento é para o tratamento e diminuição de quadros inflamatórios. Justamente por isso é que o abacaxi é tão utilizado em xaropes, visto que ajuda a tratar gripes, resfriados e tosse. No entanto, pode ser utilizado até mesmo em inflamações maiores, como é o caso de inchaços, artrite, hemorroidas e gota.

Como fazer um gelado de Abacaxi?

um abacaxi

Quem é que não quer se deliciar com essa fruta tão saborosa e ainda aproveitar suas propriedades, não é mesmo?! Pois bem, uma das opções é fazer um gelado de abacaxi, que você aprenderá logo a seguir:

Ingredientes

  • 1 abacaxi médio (descascado e cortado em cubinhos)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 copos de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 envelope de gelatina (sabor abacaxi)

Preparo

  • Comece preparando a gelatina de acordo com as instruções do pacote e reserve.
  • Coloque o abacaxi picado, o açúcar e a água em uma panela.
  • Deixe ferver por cerca de 15 minutos e reserve.
  • Junte no liquidificador o creme de leite, a gelatina e o leite condensado, batendo bem até que fique homogêneo
  • Misture esse creme no abacaxi cozido e mexa bem.
  • Coloque tudo em um refratário de vidro e leve para refrigerar por 4 a 5 horas.
  • Retire somente na hora de servir.

Como fazer o suco?

Fazer um suco de abacaxi é algo extremamente simples e que fica delicioso. Para isso, tudo o que você precisa é 300 ml de água (pode ser gelada) e 1/2 abacaxi cortado em cubos.

Depois, é só bater tudo no liquidificador e tomar dentro de 12 horas após o preparo. Você ainda pode acrescentar linhaça ou chia, por exemplo.

Uma outra opções é lavar bem a casca e deixa-la de molho na água de um dia para o outro. Depois, basta coar e tomar essa água. No entanto, nesse caso, você irá perder a fibra da polpa.

Dicas ao escolher o Abacaxi

O abacaxi no ponto certo tem a casca de cor amarelada e  uma consistência nem dura nem mole, mas sim forme. Na dúvida, o ideal é sempre optar por um mais duro pois ele ainda pode amadurecer em casa.

O aroma adocicado é outro sinal de que a fruta está boa para consumo. No entanto, um aroma semelhante a vinagre ou álcool indicam que já passou do ponto e está em um processo natural de fermentação.

Outro sinal positivo é quando as folhas estão bem verdes e se soltam sem muita resistência. Se as folhas forem amareladas e soltarem facilmente, é porque a fruta já está muito madura.

Pergunta dos leitores

Abacaxi com Gengibre é bom para quê?

Um suco de abacaxi cm gengibre é excelente para acelerar o metabolismo. Com isso, ajuda a queimar a gordura em excesso, visto que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o abacaxi, seus benefícios, propriedades medicinais, como ele ajuda no emagrecimento e até como prepara-lo. Aproveite essas informações e disfrute de seus benefícios!