Quais os Benefícios da Ameixa? Ajusta o Colesterol? Emagrece Mesmo?

A ameixa é um fruto saboroso produzido pela ameixeira, que pertence ao gênero botânico Prunus e à família das Rosaceaes. A fruta é muito apreciada pelo seu sabor, embora também apresente diversas propriedades medicinais. Aqui, você saberá melhor quais são os benefícios da ameixa para a nossa saúde.

Benefícios da ameixa para o seu peso

A ameixa ajuda a controlar o peso, além de contribuir em processos de emagrecimento. Isso porque a fruta possui extratos que evitam e tratam a obesidade.

Estudos comprovam a presença de flavonóides e fenólicos – compostos bioativos que impedem a síndrome metabólica. Ou seja, o consumo da fruta regula o funcionamento do metabolismo, evitando o ganho de peso e ajudando também no emagrecimento.

A fruta ainda contém agentes como ácidos clorogênicos,  antocianinas, catequinas e quercetina – que possuem propriedades anti-obesidade. Além disso, a fruta apresenta poucas calorias, sendo que uma unidade média tem menos de 50 calorias.


Benefícios da ameixa para o sistema intestinal

uma ameixa cortada para um artigo de benefícios da ameixa

A ameixa é uma fonte rica de fibras, isatina e sorbitol. Esses ingredientes estimulam o funcionamento intestinal.

O consumo regular da fruta evita a prisão de ventre. Também nos livra de seus desagradáveis sintomas, como dores abdominais, constipação, formação de gases e outros. A fruta promove um verdadeiro efeito laxativo ao sistema intestinal, além de ajudar na prevenção do câncer de cólon.

Benefícios da ameixa para os ossos

A ameixa também traz benefícios aos ossos. Uma pesquisa feita pela  Universidade Estadual de San Diego (Estados Unidos) revelou que voluntários que consumiram a fruta regularmente apresentaram ossos mais densos e fortalecidos do que aqueles que não fizeram o consumo da ameixa.

A ação sobre os ossos se deve, provavelmente, ás substâncias presentes na fruta. Elas bloqueariam o processo de reabsorção dos ossos – o que faz com que eles se tornem mais fracos com o tempo. Assim, além de fortalecer os ossos, o consumo regular da ameixa também evitaria a osteoporose, que começa a se manifestar com avanço da idade.

Ajusta o colesterol

As ameixas, em sua forma seca, contribuem com a redução do LDL no sangue (colesterol ruim). Seu consumo ainda aumenta os níveis do HDl (colesterol bom).

Assim, as ameixas ajudam na manutenção dos índices adequados de colesterol no sangue. Com isso diversas doenças podem ser evitadas, principalmente, as relacionadas ao coração.

Benefícios da ameixa para a anemia

Devido ser fonte rica de ferro, vitamina A e cobre, a ameixa é uma excelente opção para evitar e tratar a anemia. O consumo da fruta fornece esses nutrientes ao organismo, combatendo os processos anêmicos.

Outros benefícios da ameixa

Além dos benefícios mencionado,s a ameixa ainda é ótima aliada para diversos outros problemas de saúde. Ainda contribui para melhorar várias de nossas capacidades. Confira a seguir outros benefícios da ameixa:

  • Ajuda na Diabetes Tipo 2: a ameixa possui propriedades anti-hiperglicêmicas. Isso ajuda a controlar os níveis da diabetes tipo 2. Pesquisas ainda têm revelado que consumir regularmente a fruta ajuda a reduzir os índices de triglicéridos e glicose no sangue. Já os flavonóides que as ameixas contém promovem efeitos que protegem contra os portadores da doença contra a resistência a insulinas sintéticas.
  • Bom para a Cognição: os flavonóides presentes na ameixa ajudam a prevenir os prejuízos cognitivos que costumam ocorrer com o avanço da idade. As ameixas ainda ajudam a melhorar as capacidades de memorização e aprendizagem. Além disso, o consumo frequente da fruta contribui para prevenir doenças neurodegenerativas senis. Entre elas estão o Mal de Parkinson e o Mal de Alzheimer.
  • Fortalece o Sistema Imunológico: o consumo regular da ameixa aumenta a capacidade de defesa do organismo contra diversas doenças. Isso porque a fruta fortalece o sistema imunológico, devido a presença da vitamina C, do ferro e de outros nutrientes.
  • Bom para Sistema Nervoso: a fruta é rica em vitamina B6. Isso ajuda no processo de transmissão dos sinais emitidos pelo sistema nervoso. O consumo da ameixa ainda auxilia no desenvolvimento adequado do cérebro e melhora o humor. Já a presença do aminoácido triptofano contribui com a produção da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que regula o sono, o apetite e estimula a concentração.
  • Ajuda na Redução da Ansiedade e do Estresse: a ameixa contém propriedades ansiolíticas. Isso devido a presença do ácido clorogênico – que ajuda no controle da ansiedade e do estresse.

ameixas na ameixera

Mais excelentes benefícios da ameixa

  • Bom para a Saúde Celular: as altas quantidades de cobre e ferro que as ameixas apresentam ajudam no aumento dos glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos são essenciais para a purificação do sangue. A fruta ainda apresenta boas quantidades de antioxidantes, que evitam a oxidação das células.
  • Benéfico para as Grávidas: as ameixas são importantes para as gestantes, devido a alta concentração de minerais e vitaminas. Esses nutrientes são fundamentais para a formação adequada dos olhos, tecidos e ossos do futuro bebê.
  • Evita Infecções: as propriedades anti-inflamatórias da ameixa evitam os processos inflamatórios e infecciosos em geral. Ajuda na prevenção de diversas inflamações e infecções, além de contribuir com o processo de cura desses problemas.
  • Combate a Degeneração da Visão: por serem ricas em vitamina A e beta-caroteno, as ameixas são boas opções para a  saúde dos olhos – evitando a degeneração da visão, que acontece com o avanço da idade. Já a zeaxantina e a luteína presentes na fruta protegem a visão de possíveis danos ocasionados pela ação da  radiação UV.
  • Bom para a Pele: devido à presença de agentes antioxidantes, o consumo regular da ameixa ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Ainda confere maior elasticidade e viço à pele.