Chá de Arruda – Para Que Serve? Como Fazer? Aborta Mesmo?

Também conhecida pela crendice popular como uma erva para espantar mal olhado, os benefícios da arruda vão muito além disso. Esta é uma planta medicinal que tem um poderoso efeito benéfico em diversos aspectos do organismo.

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre os incríveis benefícios dessa planta. Vamos lá?!


Quais os benefícios da Arruda?

A arruda é uma planta muito benéfica para o organismo. Por isso, oferece uma série de benefícios a quem a consome. Veja a seguir os principais benefícios no uso da arruda:

Insônia

Para quem sofre de insônia e tem seu dia a dia prejudicado pela falta de energia e cansaço, saiba que o chá de arruda é muito eficiente. Isso porque possui propriedades calmantes que ajudam a reduzir a agitação. Isso torna mais fácil a tarefa de adormecer.

Conjuntivite

Quem apresenta um quadro de conjuntivite bacteriana pode consumir o chá de arruda. Isso irá ajudar na recuperação visto que ele atua como um antibiótico natural.

Infecções bacterianas em geral

A arruda oferece ação antibacteriana que ajuda a combater e a prevenir diferentes tipos de infecções. Além disso, ainda ajuda o organismo a se livrar de salmonela, intoxicação alimenta, infecção bacteriana no intestino e outros.

uma xícara de chá

Rico em rutina

Também conhecida como Vitamina P, essa substância ajuda a melhorar a resistência dos vasos sanguíneos. Isso sem falar que ainda melhora a absorção de vitamina C, que também está presente na planta.

Melhora da imunidade e combate radicais livres

Essa planta possui uma excelente quantidade e antioxidantes, tal como a vitamina C. Assim, ele ajuda a melhorar a imunidade do organismo. Os antioxidantes também são muito eficientes no combate aos radicais livres.

Repelente natural

A arruda possui ação vaporizante e vermifugante, podendo atuar com um repelente natural. Isso contribui para manter longe os insetos que podem ser prejudiciais.

Artrite reumatoide

Como possui propriedades que ajudam a diminuir as inflamações, ele pode ajudar no tratamento da artrite reumatoide. Isso diminui a inflamação e a dor nas articulações.

Além de todos esse benefícios, ela tem muitos outros. Veja a seguir mais alguns que podem ser obtidos através do uso da arruda:

  • Ajuda no tratamento da asma
  • Ajuda a acalmar ataques epiléticos e também histéricos.
  • Ajuda a combater o estresse
  • Possui ação contra fungos
  • Ajuda a normalizar a menstruação
  • Apresenta ação antiespasmódica
  • Diminui a tensão muscular
  • Ajuda na regulação da função hormonal
  • Promove uma melhor circulação sanguínea
  • Ajuda na eliminação de parasitas do organismo
  • Ajuda a aliviar dores causadas por tensão muscular

Propriedades medicinais

Como não poderia ser diferente, a arruda possui uma grande infinidade de propriedades medicinais. São justamente essas propriedades que fazem com que ela ofereça tantos benefícios para quem a utiliza.

Então, vamos conhecer as propriedades da arruda:

  • Adstringente
  • Analgésica, que ajuda a diminuir a dor)
  • Antiasmática
  • Antiepiléptica
  • Antiespasmódica, que ajuda a diminuir as contrações musculares involuntárias
  • Anti-helmíntica, que ajuda a eliminar vermes
  • Anti-histérica
  • Antiinflamatória
  • Antinevrálgica, que ajuda na diminuição de dores do sistema nervoso
  • Bactericida, que ajuda a matar bctérias
  • Calmante
  • Carminativa que ajuda na eliminação de gases intestinais
  • Cicatrizante

Como fazer o chá de Arruda?

Com todas essas propriedades vistas até agora, certamente você já está querendo saber como aproveitar os benefícios da arruda. O principal meio é através da infusão, ou seja, o famoso chá!

Assim sendo, primeiramente, é preciso esclarecer que o mesmo é feito somente a partir das flores e folhas da planta. O modo de preparo é o seguinte:

  • Ferva uma xícara de chá de água em uma leiteira ou panela. Quando levantar a fervura, desligue e acrescente um punhado de folhas de arruda secas.
  • Deixe a infusão descansando por cerca de 3 a 5 minutos.
  • Por fim, basta coar e beber em seguida.

Contraindicações e efeitos colaterais

uma plantação de Arruda

No caso do uso excessivo, podem haver alguns efeitos colaterais. Esses efeitos podem variar entre tremores, gastroenterites, vômito, convulsões, dor na regi]ao abdominal, fotossenssibilidade e salivação.

No que diz respeito às contraindicações, a arruda só não deve ser utilizada por mulheres grávidas. O motivo você saberá no tópico a seguir.

Arruda é abortiva?

Sim, é! O chá tanto pode fazer com que a menstruação venha como pode levar a um aborto. Isso porque a arruda é uma planta emenagoga, ou seja, que ajuda a provocar a menstruação. Sendo assim, esse é um chá que deve ser evitado por mulheres grávidas.

A sua ação é provocando as fibras musculares do útero a se contraírem. Isso pode levar a sangramentos e até mesmo a um aborto em caso de gravidez. Caso o aborto não chegue a acontecer, o bebê pode desenvolver anomalias e malformação fetal.

Mais do que isso, a arruda ainda pode provocar intoxicação no corpo se for consumida em grandes quantidades.

Como plantar a Arruda?

Assim como qualquer planta, a arruda precisa de certas condições para ser plantada. Vamos ver alguns fatores que são importantes para essa planta:

  • Clima: embora possa crescer em climas variados, os melhores resultados são obtidos em temperaturas mais amenas. Assim, vive melhor com temperaturas ente 4ºC e 30ºC.
  • Luminosidade: é uma planta que gosta de luz do sol direta, embora tolere sombra parcial.
  • Solo: deve ser cultivada preferencialmente em solo de calcário com boa drenagem e pH entre 7 e 7,5. Mesmo assim, pode ser cultivada em diversos solos, incluindo os pouco férteis, pedregosos e levemente ácidos.
  • Irrigação: as mudas precisa de bastante irrigação enquanto as maiores podem tolerar períodos curtos de seca. Sendo assim, é possível realizar irrigações esparsas para que a superfície o solo possa secar parcialmente.

Plantio

A propagação pode ser feita por sementes, por divisão da planta já desenvolvida ou por estaquia. No caso da semente, ela deve ser semeada em sementeiras ou local definitivo.

A profundidade deve ser de 0,5 cm no solo e a germinação dura de 1 a 3 semanas. Se forem semeadas em sementeiras, as mudas podem ser transplantadas quando atingirem 10cm de altura.

Quando a planta está bem desenvolvida, seus ramos podem enraizar de forma natural quando houver contato com o solo. Assim sendo, plantas mais antigas podem ser divididas. Alguns ramos saudáveis também podem ser cortados e enterrados parcialmente para dar origem a uma nova planta.

uma plantação de Arruda

Onde comprar a Arruda?

Ela para chás pode ser encontrada seca e casas de produtos naturais ou em herboristerias. Normalmente também pode ser encontrada em flores e mercados regionais.

Pergunta dos leitores

Para que serve a Arruda na umbanda?

Na umbanda a arruda é tida com uma das ervas mais poderosas que existem no combate ao olho-gordo e à inveja. Essa planta é muito conhecida e utilizada há centenas de anos. A arruda ficou popular no Brasil na época em que houve a colonização.

Quando ela é utilizada em um ambiente, ajuda na proteção e ainda emite vibrações de entusiasmo e prosperidade. Para se livrar de energias negativas, podemos ter sempre um galho de arruda junto do corpo.

Qual o nome científico da Arruda?

Arruda nada mais é do que o nome popular dado a planta cujo nome científico é Ruta graveolens L., da família Rutaceae, que tem origem na Europa Meridional.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a arruda, como ela funciona, para que serve, seus benefícios e como deve ser utilizada. Aproveite essas informações e disfrute de seus benefícios.