O Que é Argila Verde? Para Que Serve? É a Melhor Argila? Como Usar?

A argila verde é um composto natural com diversas propriedades terapêuticas. Ela é empregada em tratamentos de beleza e saúde. Trata-se do tipo de argila com mais elementos que cuidam da cútis.

O que é argila verde?

A argila verde é um composto mineral amplamente utilizado para fins estéticos. Ela possui diversos elementos, que têm o poder de transformar a aparência e as condições da pele.

Na argila verde, encontramos substâncias como o o magnésio, o óxido de ferro, o potássio, o manganês, o cálcio, o zinco, o silício, o alumínio, o molibdênio e o cobalto.

Esse tipo de argila apresenta a tonalidade verde devido à presença do óxido de ferro que se liga aos outros elementos. Esses elemento são formados em razão da decomposição e da degradação de rochas.


uma mulher usando a mascara de argila verde

Para que serve a argila verde?

Como já mencionado, a argila verde é muito empregada para finalidades estéticas. E diversos são os benefícios que ela traz à saúde e à beleza.

A argila pode ser usada para tratar diversos problemas de pele, do rosto e do corpo . Ou ainda pode ser utilizada para deixar a pele mais viçosa e bem tratada.  Também costuma ser empregada em cosméticos capilares, além de tratar alguns problemas, como nos olhos, dores de cabeça e dores nas articulações.

Todos os benefícios da argila

Entre os principais benefícios da argila verde para a saúde e a beleza, podemos citar:

  • Purificação do Organismo: a argila verde pode ser um excelente remédio para promover a purificação geral do organismo. Nesse caso, você deve adquirir argila comestível, geralmente, vendida em lojas especializadas em ervas ou produtos naturais. A argila promove a eliminação de toxinas do corpo.
  • Tratamento para Peles Normais, Mistas e Oleosas: ótimo produto cosmético para reduzir a oleosidade da pele, que resulta no aparecimento das indesejáveis espinhas e cravos. Geralmente, o tratamento é feito em forma de máscara facial.
  • Combate a Celulite: a argila verde tem a capacidade de acelerar o metabolismo local. Além disso, promove a eliminação de líquidos e toxinas e dá à pele uma aparência mais lisa. Os tratamentos contra celulite de argila verde costumam ser feitos com a aplicação do produto nas regiões afetadas pelo problema.
  • Trata a Caspa: adicionada a xampus, a argila verde ajuda a tratar o incômodo problema da caspa. A argila verde consegue remover a oleosidade excessiva do couro cabeludo, contribuindo com a redução do problema. Ainda deixa os cabelos mais fortes, macios e brilhantes.

Mais benefícios da argila

  • Promove a Limpeza Facial: a argila também é muita usada para limpezas de pele profundas. Geralmente, ela é adicionada a produtos esfoliantes. Isso otimiza o processo de remoção de células mortas e desobstrução dos poros faciais. Também deixa a pele renovada e ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão.
  • Alivia Dores Articulares: como já mencionado, a argila verde não é usada só para fins estéticos, Em forma de compressa, a argila verde ajuda a aliviar as dores nas articulações. Para reduzir o incômodo, recomenda-se fazer compressas quentes com o composto.
  • Protege Cutículas e Unhas: deixar as mãos de molho em uma solução feita com a argila verde e água cria uma espécie de filme protetor para cutículas e unhas. Além disso, a argila verde fortifica essas regiões, tornando-as mais resistentes. Também deixa as mãos mais macias ao toque.
  • Boa para os Dentes: misturada a pastas de dentes comuns, a argila é um ótimo aliado para promover uma limpeza completa dos dentes. Além de limpos, ainda deixa os dentes mais brilhantes.
  • Tratamento para Olhos Inflamados: a argila ajuda a tratar a inflamação dos olhos, causada por cansaço, dores ou poluição. Para ajudar no tratamento da inflamação, a argila verde deve ser aplicada nos olhos fechados, em forma de compressa morna, por cerca de 20 minutos. Os elementos contidos na argila reduzem as dores, a sensação de incômodo nos olhos e auxilia a combater o processo inflamatório.
  • Combate da Dor de Cabeça: misturada em cremes de massagem, a argila verde é muito boa para aliviar dores de cabeça. Para reduzir as dores, devem ser feitas massagens suaves na cabeça.

Outros tipos de argila

a argila verde em pó

A argila verde é só um tipo de argila que é empregada em procedimentos estéticos e para ajudar em problemas de saúde. Existem outros tipos de argila no mercado. Confira a seguir:

  • Argila vermelha: é ótima para ser aplicada em peles rosadas ou muito sensíveis. Absorve a oleosidade, além de renovar as células – deixando a pele do rosto muito mais refinada. Também pode ser usada para dar maciez e brilho aos cabelos.
  • Argila branca: indicada para peles desidratadas e sensíveis. Essa argila é fonte de alumínio. Tem a capacidade de absorver oleosidade e clarear a pele, sem deixá-la desidratada. Tem ação calmante, suavizante e cicatrizante.
  • Argila cinza: muito boa para peles oleosas e que apresentam manchas, Sua coloração se deve a alta quantidade de titânio. Esse mineral  ajuda no combate de cravos e espinhas, além de ser um excelente componente para esfoliações. A argila cinza ainda contém antioxidantes, o que previne o envelhecimento precoce da pele e ajuda a clarear manchas..
  • Argila rosa: é formada a partir da mistura da argila vermelha com a argila branca. Está indicada para tratar peles delicadas e sensíveis. Possui propriedades cicatrizantes, suavizantes e desinfetantes – deixando a pele limpa, revigorada e extremamente macia.
  • Argila amarela ou dourada: é um tipo de argila rica em silício. Tem propriedade tonificantes, por isso, é ótima para tratar peles cansadas e maduras.
  • Argila marrom: oferece excelentes efeitos contra a acne e a oleosidade excessiva da pele. Ainda é eficaz para rejuvenescer os tecidos do rosto e do corpo.
  • Argila preta: é considerada a argila mais nobre de todas. A argila preta possui ação antiestressante, anti-inflamatória e absorvente. Trata-se de um excelente ingrediente para tratamentos de rejuvenescimento e refinamento da pele.

Como usar a argila verde?

A argila verde pode ser usadas de diversas formas. Para tratamentos faciais e corporais, recomenda-se usar a argila verde em pó, misturada em água ou em outros produtos cosméticos.

Já para o consumo, é preciso adquirir a argila verde comestível, que é encontrada em lojas de ervas ou produtos naturais, Geralmente, recomenda-se misturar em água ou outros tipos de líquido.

Pergunta dos leitores

Quantas vezes por semana deve usar a argila verde?

Caso você queira usar a argila verde na pele como forma de máscara para tratar o rosto, recomenda-se o uso de 2 a 3 vezes na semana.