Anis Estrelado – Para Que Serve? Quais Seus Benefícios? Emagrece?

O Anis Estrelado também é conhecido como estrela de anis. Isso devido ao seu inusitado formato de estrela. Trata-se de uma planta muito usada na culinária e gastronomia.

A planta, porém, também tem amplo uso na saúde, devido as suas diversas propriedades nutricionais e medicinais. Com o nome científico de Illicium verum, o Anis Estrelado é originário do Vietnã e da China. Porém, seu cultivo se deu bem em diversos lugares do mundo, incluindo o Brasil,


Atenção, não confundir o Anis Estrelado com outra planta muito parecida e extremamente tóxica, que é a Illicium japonicum.

O que é o Anis Estrelado?

Como já mencionado, o Anis Estrelado é rico em propriedades medicinais. Entre elas destacam-se suas funções: carminativa, antibacteriana, odontálgica, diurética, protetora estomacal, estimulante, entre outras.

Também é eficaz para tratar e aliviar distúrbios digestivos, dores abdominais e os sintomas do lumbago (dor lombar). Ainda é muito usada para o tratamento de tosses, congestões nasais e distúrbios digestivos.

A planta ainda alivia cólicas menstruais e pode ser consumido por crianças com segurança.

A fruta é, geralmente, colhida quase madura, para que se possa mastigá-la em quantidades pequenas, depois das refeições. Isso facilita o processo de digestão dos alimentos.

Vale ressaltar que o Anis Estrelado ainda tem um potente efeito anti-inflamatório e antibacteriano semelhante ao da penicilina.

O Anis Estrelado, além de ser mastigado e consumido em forma de infusão, é usado através de óleos essenciais. Esses produtos são feitos com o extrato seco da planta. Eles têm efeitos homeopáticos sobre diversas doenças e problemas, além de odorizar suavemente os ambientes.

um anis estrelado

Benefícios e propriedades medicinais

Com já mencionado, o Anis Estrelado oferece diversos benefícios ao nosso organismo. A seguir, você confere os principais benefícios e propriedade medicinais da planta:

  • Bom para problemas respiratórios: tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Com isso, ajuda a evitar que as vias nasais se congestionem, além de limpar secreções nelas retidas. Ajuda a combater a asma, bronquite, gripes e resfriados.
  • Ajuda na digestão: a planta estimula as enzimas digestivas funcionarem melhor e atua na produção de saliva – isso torna a digestão mais leve e dinâmica. Também evita a formação de gases e estimula o intestino, já que é rica em fibras.
  • Excelente para a pele: o anis estrelado é rico em óleos com propriedades antibacterianas e antissépticas, que evitam a formação da acne. Em forma de óleo, também alivia os incômodos causados por contusões e cortes.
  • Bom para as mulheres: ajuda no combate dos terríveis efeitos da TPM (Tensão Pré Menstrual), além de aumentar a produção de leite para mulheres que estão em fase de amamentação.
  • Acaba com o mau hálito: pelo seu sabor marcante e forte e suas propriedades antibacterianas, o anis estrelado é um excelente aliado para reduzir e acabar com o terrível mau hálito. Para tratar esse problema, mastigue a planta.
  • Bom para o cérebro: o Anis Estrelado é fonte de vitaminas do complexo B – o que estimula o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Auxilia as células a se manterem ativas, além de evitar o desenvolvimento da homocisteína – que provoca a demência.

Mais excelentes Benefícios e propriedades medicinais

  • Ajuda na formação de glóbulos vermelhos: a planta é fonte de cobre e ferro – minerais que participam ativamente da formação dos glóbulos vermelhos do sangue.
  • Contribui para combater dores nas costas e o reumatismo: em forma de  óleo essencial, ajuda a combater as incômodas dores nas costas e dores causadas pelo reumatismo.
  • Tem efeito diurético: tem alto poder de ajudar na eliminação da retenção de líquidos e toxinas do organismo. Com isso, combate os indesejáveis inchaços no corpo, que se alojam, especialmente, na região abdominal, na cintura, nos quadris, nos culotes e nas coxas.
  • Fortalece a imunidade: por ser rico em vitamina C e Linolool, trata-se de um poderoso antioxidante, que combate a ação dos radicais livres, tornando o organismo mais forte em geral e nos defendendo de diversas doenças.

Efeitos colaterais e Contraindicações

Apesar de excelentes benefícios que o Anis Estrelado traz, ele também pode oferecer efeitos colaterais, além de apresentar algumas contraindicações.

Em forma de óleo essencial, por exemplo, não deve em hipótese alguma ser ingerido, pois se torna extremamente tóxico.

Está contraindicado para gestantes e bebês, pois pode ocasionar diarreia. Pessoas que fazem uso de medicações continuas convém procurar opinião médica antes de usar o Anis Estrelado.

Anis Estrelado emagrece?

uma semente de anis estrelado

O Anis Estrelado é um bom aliado para emagrecer. Isso porque possui fibras, ajudando o intestino a funcionar e absorver menos açúcares e gorduras ingeridas pela alimentação.

Além disso, seu efeito diurético auxilia a combater a retenção de líquidos e toxinas, desinchando partes do corpo como a barriga, cintura, quadris, culotes e coxas.

Como usar o Anis Estrelado?

O anis estrelado pode ser consumido mastigando-o, em forma de óleo essencial (uso tópico) ou em forma de chá.

Para preparar um chá de Anis Estrelado, coloque 3 estrelinhas da planta em 1 litro de água. Leve ao fogo e espere que ferva. Após levantar fervura, desligue o forno,

Tampe a infusão por cerca de 10 minutos para apurar. Espere amornar e coe a infusão. Consuma ao natural ou adoçado com mel. Pode tomar quantas xícaras do chá de Anis Estrelado achar necessário durante o dia.

Onde comprar o Anis Estrelado

O Anis Estrelado é uma planta fácil de ser encontrada em lojas especializadas em ervas e em produtos naturais. O preço do Anis Estrelado também é bem acessível. Cerca de 350 g da planta custa R$ 14,00 – o valor pode variar de acordo com o estabelecimento que vende o produto e a região do país.