Amendoim – Quais os Benefícios e Malefícios? Engorda? É Afrodisíaco?

Por causa do seu perfil nutricional, o amendoim pode ser comumente classificado como uma castanha. No entanto, na botânica, ele pertence à classe das leguminosas. Isso quer dizer que, por mais que você nem imagine, ele é um parente do feijão, da ervilha e da lentilha.

Então, se você deseja saber um pouco mais sobre o amendoim, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!


Quais os benefícios do Amendoim?

A verdade é que o amendoim oferece, por sua composição, uma série de benefícios para a saúde. Então, entenda a seguir quais são esses benefícios:

Ajuda na perda de peso

Embora seja um alimento calórico e rico em gorduras e pareça uma grande contradição, o amendoim pode ser associado à perda de peso. No entanto, isso só vale para um consumo em quantidades moderadas.

Existem estudos que indicam que a ingestão de castanhas leva a uma diminuição na probabilidade de ganho de peso. Vale lembrar que o amendoim é considerado uma castanha. O consumo deve ser feito pelo menos 2 vezes por semana.

Além disso, o amendoim é rico em fibras, o que auxilia na perda peso. Isso porque ajuda na regulação da função intestinal.

O amendoim ainda conta com a combinação de proteína, gordura e carboidrato. Esses três macronutrientes combinados ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a evitar a sensação de privação, comum em dietas.

Ajuda a construir massa muscular

O amendoim contém uma boa quantidade de proteína, especialmente por ser um vegetal. Esse nutriente é formado de aminoácidos que são essenciais para a formação dos músculos.

O fato é que quem busca a hipertrofia e a definição muscular está sempre de olho na ingestão de proteínas. Incluindo o amendoim na dieta, na quantidade correta, pode ter benefícios.

Como possui uma alta quantidade de calorias, o amendoim ainda pode ajudar atletas que precisam de uma diet hipercalórica. No entanto, mesmo que a ideia seja uma dieta controlada, ele pode ajudar se consumido nas quantidades certas.

Um saco de amendoim

Ajuda o sistema nervoso

Com penas 20g de amendoim é possível contar com 2,5 niacina, também conhecida como Vitamina B3. Isso corresponde a 15% da ingestão diária recomendada. Por isso, ele é considerado uma ótima fonte dessa vitamina.

Atua contra o câncer

Por causa de algumas substâncias, tal como o ácido fítico, fitoesteróides, resveratrol e ácido fólico, o amendoim é considerado um agente contra o câncer de cólon. Lembrando que esse é um dos cânceres mais letais e o terceiro mais comuns. Por isso, o consumo frequente do mesmo pode ser um importante aliado na prevenção do problema.

Rico em antioxidantes

pesquisas recentes mostram que o amendoim possui uma boa quantidade de antioxidantes. Essas quantidades se aproximam àquelas encontradas em morangos  e amoras.

Os antioxidantes são importantes, pois ajudam no combate aos radicais livres. Nele, as substâncias mais importantes que oferecem esse efeito são os polifenois, em especial o ácido p-cumárico. Quando o amendoim é torrado, a concentração desse ácido pode aumentar em até 22%.

Prevenção do cálculo biliar

Um grande estudo, realizado no decorrer de 20 anos e contando com 80 mil mulheres demonstrou que ingerir menos de 28g de amendoim pasta de amendoim ou  outras castanhas diariamente ajudava a diminuir em 25% o risco de ocorrência de cálculo biliar.

Fonte de minerais e vitaminas

O consumo equilibrado e adequado de vitaminas e minerais é essencial para que haja uma reação eficiente no metabolismo. Isso é excelente para a manutenção a saúde de uma forma geral.

O fato é que amendoim contribui para isso porque é capaz de fornecer boas quantidades de diversos nutrientes, tais como:

alguns Amendoins

  • Cobre
  • ManganÊs
  • Zinco
  • Ferro
  • Selênio
  • Vitaminas
  • Vitamina EVitamina B3
  • Vitamina B6
  • Vitamina B5
  • Folato

Vale ressaltar ainda que a quantidade de manganês é bastante significante. Isso porque apenas 30g de amendoim contém cerca de 0,8mg do mineral. Isso é quase 40% da recomendação diária.

Quais os malefícios?

Como você já deve imaginar, nem só de benefícios tem este alimento. Além disso, é importante lembrar que boa parte de seus malefícios estão relacionados à ingestão em excesso do mesmo.

Sabendo disso, conheça os possíveis malefícios do amendoim:

  • Quando é vendido já torrado e salgado, os níveis de sódio podem ser muito elevados. Por isso, atente-se aos rótulos e prefira opções com menos sal.
  • Muitas pessoas apresentam reação alérgica em pessoas que apresentam sensibilidade. Isso vale também para os derivados e qualquer preparo que contenha essa leguminosa. Como o processo alérgico está associado com as Aflatoxinas, o óleo de amendoim pode ser consumido, visto que a produção do mesmo elimina essa substância.
  • Rico em Ômega-6, ele deve ser consumido em excesso em relação ao Ômega-3. Isso porque altas quantidades desse ácido graxo podem levar ao desenvolvimento de patologias. Sendo assim, é importante manter um equilíbrio entre a ingestão do amendoim e de Ômega-3.

Amendoim torrado ou cru engorda?

Todo mundo sabe que o consumo de castanhas pode ajudar a melhorar a saúde. O amendoim também é considerado uma castanha e, como tal, um lanche saudável. Isso sem falar que é uma boa fonte de antioxidante, gorduras monoinsaturadas e vitaminas do complexo B.

No entanto, ele é um alimento calórico. Mesmo assim, é errado afirmar que o amendoim engorda. Para isso, é importante se manter dentro das calorias recomendadas diariamente. Mantendo-se assim, não haverá nenhum ganho de peso.

Por outro lado, se houver um consumo descontrolado e em excesso, pode sim haver um aumento de peso, assim como acontece com outros alimentos.

O fato e que pessoas que consomem amendoim regularmente podem ter índices de massa corporal menores do que pessoas que não o consomem.

Tem alguma diferença nutricional cru e o torrado?

Primeiramente, é importante ressaltar que qualquer alimento que for exposto ao calor, umidade, intemperes e outros fatores ambientais irão apresentar alterações nas suas propriedades. Por isso é que os nutricionistas sempre preferem o consumo do alimento em seu estado cru.

Então, para que se tenha uma noção melhor, podemos dizer que a taxa calórica do amendoim cru já é elevada. Quando ele é torrado, isso aumenta em 11%. As proteínas também diminuem junto com as fibras, enquanto os lipídeos aumentam.

Então, de uma forma geral, podemos dizer que há um quadro piorado do amendoim torrado em relação ao cru. No entanto, mesmo assim, o torrado segue apresentando bons níveis nutricionais.

Vale lembrar, no entanto, é um natural que apresenta muita gordura. Sendo assim, seu consumo deve ser moderado e dosado a fim de evitar problemas.

Amendoim é afrodisíaco?

alguns amendoins descascados e com cascas

Embora seja conhecido como um poderoso afrodisíaco, a verdade é que o a

mendoim não possui nenhum agente que tenha especificamente essa propriedade. No entanto, seus inúmeros benefícios podem ajudar a melhorar o desempenho sexual de diferentes formas. Veja:

  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea: por ser rico em um aminoácido que se chama arginina e também em vitaminas do complexo B, o amendoim oferece esse benefício. A melhora da circulação de sangue acontece no corpo inteiro, incluindo os órgãos sexuais, claro!
  • Ajuda na produção hormonal: a vitamina E, que pode ser encontrada em boas doses no amendoim, é um nutriente que possui ligação direta com a produção e hormônios sexuais. Assim, isso possui uma relação direta com a libido.

Então, mesmo que não seja um estimulante sexual, o amendoim pode ajudar a melhorar a saúde de uma forma geral, proporcionando uma vida sexual mais saudável.

Como fazer pasta de Amendoim?

Quem nunca sonhou em comer a pasta de amendoim sempre presente nos filmes americanos? Pois a verdade é que fazer esse produto é algo extremamente simples. Veja os ingredientes:

  • 1/2 kg de amendoim pelado e torrado
  • 1 1/2 xicara de chá de açúcar
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • Óleo de amendoim ou óleo vegetal

Preparo:

Ponha os amendoins em um processador ou liquidificador e triture até que vire um farelo todo homogêneo. Mexa para verificar que nenhum amendoim ficou inteiro ou em pedaço grande.

Adicione o sal, 3 colheres de sopa de óleo e a metade do açúcar. Liquidifique novamente sem a tampa e vá empurrando o amendoim das bordas para o centro das lâminas.

Acrescente o que falta do açúcar, misture com uma colher e veja a consistência. Vá acrescentando o óleo aos poucos para que não fique demais. Prove para ver se está bem de açúcar e pode acrescentar mais se achar que deve.

Ponha a mistura pronta em um vidro com tampa e deixe que descanse por 24h na geladeira. Isso irá apurar o sabor e deixará pronto para consumo.

Como torrar o Amendoim?

Torrar é bastante simples. Os passos a seguir são para a torra de 500g do mesmo.

A primeira coisa a se fazer é espelhar os amendoins em uma cuidado para que não fiquem amontoados. Eles devem caber na forma lado a lado.

Depois, basta levar essa forma a um forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 a 25 minutos. Para pré-aquecer o forno, basta liga-lo na temperatura desejada mais ou menos 10 minutos antes de colocar os amendoins.

amendoins sobre uma mesa

Como fazer o doce?

Ele é uma leguminosa muito versátil e também é possível fazer um dose com ele. Esse preparo é muito simples e, para isso, você só precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de amendoim
  • 1 lada de leite condensado
  • 2 medidas de açúcar (basta pegar a lata de leite condensado e encher 2 vezes com leite)
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Preparo

Comece untando um tabuleiro com uma colher da manteiga e reserve. Depois, junte o leite condensado, o açúcar, a manteiga (a outra colher que restou) e o amendoim em uma panela.

Leve essa mistura ao fogo e vá mexendo sempre até que ele comece a soltar do fundo da panela. Quando isso acontecer, despeje a mistura no tabuleiro, espere que esfrie e depois corte em quadradinhos.

Como é o pé de Amendoim?

O amendoim nada mais é do que uma planta da família Fabaceae, tal como a ervilha e o feijão. No entanto, deferentemente desses citados, as vagens do amendoim se desenvolvem no solo.

O pedúnculo floral, depois da polinização, acaba se curvando para baixo e continua a crescer até tocar o chão e enterrar o ovário da flor.

Lá dentro, as vagens vão se desenvolver e amadurecer. Cada pé de amendoim chega a ter entre 30 e 50cm, se for saudável. O sinal de que os amendoins deve ser retirados da terra para consumo é quando a planta perde a coloração verde e começa a ficar amarelada.

Como plantar?

Normalmente, as sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo. No entanto, elas também podem ser semeadas em pequenos vasos ou copinhos de papel que tenham  pelo menos 10cm de altura.

É recomendado que haja um espaçamento de 15 a 30 cm entre essas plantas. Já as linhas de plantio devem respeitar um espaço de 60 a 80 cm.

O amendoim ainda pode ser cultivado em vasos ou outros recipientes No entanto, o diâmetro deve ser de pelo menos 50cm.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o amendoim, para que serve, seus benefícios, como prepara-lo e como é o seu plantio. Aproveite essas informações e desfrute dos benefícios desse incrível alimento!