O Que é Alcaçuz? Quais Seus Benefícios? Emagrece? Curiosidades!

O alcaçuz trata-se de uma planta, cujo nome científico é Glycyrrhiza glabra L. Pertence à família das Fabaceaes. A planta apresenta raízes adocicadas e comestíveis.

Ela ainda conta com diversas propriedades medicinais. É muito usado, por exemplo, para fazer xaropes caseiros para tratar diversas enfermidades. Além disso, está presente na fabricação de alguns tipos de cerveja.


O que é o Alcaçuz?

Como mencionado, o alcaçuz é uma planta usada para tratar e prevenir diversos tipos de doenças, devido às suas propriedades medicinais. A planta contém propriedades antibacterianas, além de aliviar problemas estomacais.

O O alcaçuz ainda representa um excelente remédio natural para tratar crises de tosse. A planta tem ótimo efeito expectorante, ajudando a limpar os pulmões e as vias respiratórias. Também é usada no tratamento de outros males.

Quais os benefícios do Alcaçuz?

Realmente são inúmeros os benefícios trazidos pelo alcaçuz no tratamento de doenças e prevenção de diversos males. A seguir, você confere alguns dos principais benefícios do alcaçuz para a nossa saúde:

  • Fortalece a imunidade:  a raiz do Alcaçuz tem a propriedade de inibir possíveis ataques de micróbios ao organismo. Assim, aumenta-se a imunidade do indivíduo, que também tem suas células brancas sanguíneas produzidas em maiores quantidades. Ainda ajuda no alívio de sintomas alérgicos, ocasionados por doenças autoimunes.
  • Efeito anti-inflamatório: a planta tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, combatendo diversos processos de inflamação. É extremamente eficaz para tratar processos crônicos inflamatórios, como: doenças reumáticas, artrite, problemas de pele e irritação nos olhos.
  • Alivia dores: a raiz é rica em  fitoquímicos. Essas substâncias tem a propriedade de oferecer ao organismo um efeito analgésico, combatendo dores em geral.
  • Ajuda no tratamento do Câncer: os flavonoides presentes na raiz do Alcaçuz têm demonstrado, em estudos, que são grandes aliados no tratamento de diversos tipos de câncer. Além disso, a presença de polifenóis parece ocasionar a morte de  células cancerosas.
  • Bom para Diabetes tipo 2: pesquisas apontam que o Alcaçuz ajuda na diminuição do açúcar no sangue. Um estudo feito em animais confirmou que a raiz possui efeitos hipoglicemiantes. Isso ajuda que os diabéticos controlem melhor a doença de maneira mais natural.

alguns Alcaçuz

Mais excelentes benefícios do Alcaçuz

  • Bom para a Memória: a raiz da planta tem a capacidade de manter sob controle as glândulas suprarrenais, que têm influências diretas no funcionamento cerebral. Já os  flavonoides presentes no Alcaçuz proporcionam efeitos antioxidantes. Essas substâncias foram consideradas, por meio de pesquisas e estudos, possuírem um ótimo efeito de proteger  as células do cérebro. Um pesquisa realizada com ratos apontou que consumir a planta melhora a capacidade de memória e aprendizado. As pesquisas também demonstraram redução da amnésia.
  • Ajuda a tratar a Depressão: as propriedades medicinais da raiz de Alcaçuz vêm demonstrando ser eficientes no tratamento da depressão. Isso porque a raiz do Alcaçuz contribui no controle do cortisol secretado pela glândulas suprarrenais. Isso contribui para aliviar sintomas da depressão, da ansiedade, do estresse e da fadiga. Além disso, a planta possui aminoácidos – como a asparagina – que contribui para o bom funcionamento do Sistema Nervoso.
  • Faz bem ao Coração: diversos estudos apontam que o uso do Alcaçuz auxilia na diminuição do colesterol ruim no sangue (LDL). Com isso, nos mantemos protegidos de diversas doenças que podem acometer o coração, como infartos, ataques cardíacos, aterosclerose, etc.
  • Efeito Diurético: a infusão de  Alcaçuz tem um bom efeito efeito diurético no organismo. Com isso, auxilia a eliminar a retenção líquidos e toxinas. Ainda ajuda a reduzir os incômodos inchaços no corpo,causados pela retenção hídrica. Seu efeito diurético ainda é excelente para evitar elevações na pressão arterial.

Outros ótimos benefícios do Alcaçuz

  • Bom para a Higiene Oral: o Alcaçuz tem a propriedade de eliminar o indesejável mau hálito. Para isso, recomenda-se fazer gargarejos com chá da raiz da planta. Também contribui para prevenir cáries e doenças bucais em geral.
  • Efeito contra Úlceras: a raiz dele vem sendo usada em tratamentos contra úlceras presentes na boca, no estômago e no intestino. Isso se dá em razão dos efeitos antioxidantes da planta e anti-inflamatórios, que contribuem para a cicatrização dessas lesões. A planta ainda ajuda a reduzir a produção inadequada das secreções gástricas, protegendo o estômago da acidez excessiva.
  • Bom para emagrecer: uma pesquisa revelou que usar a raiz da planta ajuda a perder de peso. O consumo frequente do Alcaçuz indicou a redução dos depósitos de gordura corporal.
  • Benéfico para Sistema Respiratório: o Alcaçuz tem efeitos excelentes contra problemas do trato respiratório. Alivia os sintomas e ajuda a curar, por exemplo, gripes, resfriados, crises de tosse, inflamações no sistema respiratório, bronquite, asma, dores de gargante e outros. Também possui eficaz efeito expectorante, tornando os pulmões e vias respiratórias livres de muco e secreções. Ainda trata problemas de rouquidão na voz.
  • Bom para a pele: a raiz dele contém agentes antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas propriedades ajudam muito a manter a pele mais saudável. A raiz tem a capacidade de proteger a cútis de eczemas e dermatites. Além disso, ajuda a equilibrar a oleosidade da pele, que forma as indesejáveis espinhas e cravos. Também ajuda a clarear manchas de pele.

Mais benefícios  para a sua saúde

um talo de Alcaçuz

  • Faz bem para o Fígado: a planta vem sendo usada para ajudar no tratamento de problemas hepáticos, com a icterícia. Também é rica em antioxidantes, que combate a ação dos radiciais livres. Com isso, ajuda muito a proteger o fígado de doenças e danos em geral.
  • Bom para a saúde das Mulheres: a raiz do Alcaçuz proporciona um verdadeiro processo de abastecimento de  fitoquímicos que atuam na produção do estrógeno – um dos mais importantes hormônios femininos. Assim, a planta contribui em tratamentos de desequilíbrios hormonais em mulheres. Além disso, também controla efeitos ruins da menopausa, como alterações no humor.
  • Bom para o Cabelo: o Alcaçuz é um excelente aliado para evitar a queda dos fios de cabelos, além de reconstruir cabelos  danificados. Isso porque a planta contém propriedades antimicrobianas, que ajudam a manter o couro cabeludo saudável e sem infecções ou oleosidade excessiva. Também ajuda no tratamento do eczema capilar e da caspa.
  • Efeitos Afrodisíacos: pode promover maiores estímulos ao libido masculino. Alguns estudos sugerem que o odor da Alcaçuz eleva o fluxo sanguíneo no órgão genital masculino. Algumas pesquisas ainda apontam que a planta pode produzir mais testosterona no organismo masculino. Também pode ser útil no combate da  disfunção erétil.
  • Alivia a TPM: a planta ajuda na produção do cortisol pelo organismo, aliviando os terríveis sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual). Entre eles estão: cólicas, enjoos e náuseas, mudanças de humor, entre outros.

Quais as propriedades medicinais?

Ele possui diversas propriedades medicinais, como pode ser visto. Entre as suas ações, destacam-se seus efeitos anti-inflamatórios, expectorantes, anti-espasmódicos, antitússico, mucolítico, antimicrobiano, antioxidante, diurético, anti-séptico, emoliente, laxante e tônico.

Contraindicações e efeitos colaterais

Como qualquer outra planta com propriedades medicinais, ele pode gerar alguns efeitos colaterais desagradáveis. O excesso de seu consumo pode resultar, por exemplo, na retenção de líquidos, na redução dos níveis de potássio, em dores de cabeça. em dores abdominais, na elevação da pressão arterial e em dificuldades respiratórias.

Além disso, o consumo é contraindicado para gestantes e mulheres que se encontram em fase de amamentação. Também não se recomenda o uso da planta por pessoas que sofram de pressão alta, glaucoma, anemia, doenças cardíacas ou que façam uso de contraceptivos ou estejam em tratamento de reposição hormonal.

Como consumir o Alcaçuz?

Geralmente, para se beneficiar das propriedades medicinais, está indicado o consumo em forma de chá ou xarope. Você pode preparar as duas apresentações da planta em casa mesmo. Confira a seguir como preparar o chá e o xarope:

Chá de Alcaçuz

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa cheia de raiz de alcaçuz
  • 1 litro de água

Modo de Preparar:

  1. Coloque a água em uma panela junto com a raiz de alcaçuz para ferver
  2. Deixar a infusão fervendo por 10 minutos
  3. Espere amornar e coe
  4. Beba 3 xícaras de chá por dia

Xarope de Alcaçuz:

Ingredientes:

alguns Alcaçuz

  • 500 g de alcaçuz em pó
  • 2 litros de água
  • 200 g de açúcar

Modo de Preparar:

  1. Deixe a água esquentar até uma temperatura aproximada de 25 °C
  2. Adicione o alcaçuz em pó
  3. Reserve a mistura, deixando-a repousar por 24 horas
  4. Após esse período, acrescente o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo bem
  5. Retire do fogo quando a mistura adquirir consistência de xarope
  6. Consuma até 4 colheres de sopa do xarope por dia

Alcaçuz serve como um remédio caseiro?

O alcaçuz é um excelente aliado no tratamento de diversas doenças, como podemos ver. No entanto, caso a pessoa apresente um quadro com sintomas muito graves de algum problema de saúde, não use apenas o alcaçuz. Procure atendimento médico. O uso da erva não substitui, em casos mais graves, o tratamento médico.

Alcaçuz emagrece?

Sim. Ele tem propriedades diuréticas, que eliminam a retenção de líquidos e de toxinas no corpo. Com isso, você se livra dos indesejáveis inchaços que costumam se localizar na região da barriga, cintura, coxas, culotes, etc. Fazer uso do chá de alcaçuz contribui para você se livrar desses inchaços, melhorando a sua silhueta.

Além disso, pesquisas apontam que a planta tem a propriedade de reduzir os depósitos de gordura do organismo.

Curiosidades

Confira agora algumas curiosidades interessantes sobre o alcaçuz:

  • A planta é consumida como aperitivo salgado em alguns países, como a Holanda.
  • O alcaçuz chegou a representar um presente muito apreciado na Alemanha. Ele se tornou mais especial até do que ganhar chocolates. Na ocasião, acreditava-se que a planta tinha a propriedade de estimular a libido das mulheres.
  • A nomenclatura do gênero da planta, Glycyrrhiza, vem do grego: raiz doce.

Onde comprar o Alcaçuz?

Os locais mais certos para comprar o alcaçuz são lojas especializadas em produtos naturais e ervas.  Em algumas feiras livres também é possível encontrar o Alcaçuz.