O Que é Aipo? Quais Seus Benefícios? Emagrece Mesmo? Como Fazer?

O aipo – também conhecido como salsão – trata-se de uma erva aromática e comestível. Pertence à famílias das Apiáceas.

A erva é muito usada na culinária, principalmente, como tempero. Também possui propriedades medicinais, que ajudam a combater doenças e no tratamento de males diversos.

O que é o Aipo?

Como mencionado, o aipo é uma erva comestível. É conhecida também como salsão. Tem um sabor peculiar – o que faz ser muito empregada na culinária, principalmente, para temperar receitas.

Além disso, serve para tratar diversos problemas de saúde e prevenir doenças. Entre as suas principais propriedades medicinais destacam-se seu efeito: antioxidante, anti-inflamatório, laxante, expectorante, tônico e diurético.


Para que serve o Aipo?

Esta é uma erva riquíssima em propriedades nutricionais e medicinais. Traz diversos benefícios a nossa saúde. Ainda ajuda no tratamento de doença e na prevenção de males variados. A seguir, você confere para que serve o aipo para a nossa boa saúde:

  • Promove o aumento massa muscular: por estimular a produção de testosterona, aumenta a quantidade de massa magra nos homens e o aumento da musculatura. Ajuda a alcançar também a hipertrofia. Esse efeito é ainda mais potente para aqueles que fazem atividades físicas com regularidade.
  • Ajuda a emagrecer: o aipo possui poucas calorias, podendo ser consumido à vontade por quem deseja perder peso. A perda de peso também acontece porque a erva é rica em fibras e água. As fibras produzem sensação de saciedade, fazendo com que sintamos menos fome. Já a grande quantidade de água ajuda a eliminar o excesso de líquidos no organismo, que causam inchaços e comprometem a silhueta.
  • Reduz a pressão arterial: ele ainda possui agentes capazes de relaxar a musculatura das artérias, Assim, ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos – o que contribui para manter a pressão arterial nos níveis normais.
  • Efeito Anti-inflamatório: a erva ajuda a combater diversos processos inflamatórios. Isso porque é fonte de antioxidantes do tipo fenólico e flavonoides. Tais substâncias contribuem para minimizar os riscos do desenvolvimento de doenças inflamatórias, como a artrite.

plantação de Aipo

Para que serve o Aipo? – Parte 2

  • Recupera as células: seus antioxidantes recuperam as células do organismo.Também combatem a ação dos radiciais livres que causam diversas doenças.
  • Reduz o colesterol ruim: o aipo estimula a secreção biliar, ajudando na redução do colesterol ruim do sangue (LDL). A síntese do ácido biliar é a principal via para a redução do colesterol ruim.
  • Ajuda a combater as úlceras: a erva contém extrato de etanol, que contribui para proteger as paredes dos órgãos do trato digestivo contra lesões. O aipo ainda tema capacidade de reconstruir o muco gástrico – essencial para o revestimento do estômago não ser lesionado.
  • Alivia do estresse: ele contribui para aliviar os desagradáveis sintomas do estresse, devido ser uma fonte de magnésio. É capaz de acalmar o humor, além de proporcionar uma noite melhor de sono.
  • Bom para a digestão: por ser rico em água e fibras, auxilia no processo de digestão, Também evita a prisão de ventre e seus sintomas ruins como: dor abdominal, constipação, formação de gases, etc.
  • Benéfico para os olhos: contém grande quantidade de vitamina A. Essa vitamina é essencial aos olhos, protegendo-os e prevenindo a degeneração ocular em pessoas de mais idade.
  • Melhora a vida sexual: alguns especialistas acreditam que a erva contém feromônios. Assim, quanto mastigada, aumentaria a excitação sexual.
  • Ajuda a combater o câncer: o aipo contém luteolina – uma agente que impede o crescimento de células cancerígenas. Pesquisas também apontam que o consumo regular da erva pode retardar a formação de tumores nas mamas.

Composição e propriedades

Cada 100 gramas de aipo apresenta apenas 16 calorias. Além disso, a erva é composta por diversos nutrientes, como: fibras, potássio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e proteínas. Também apresenta ferro, cálcio, fósforo e magnésio.

A erva possui importantes propriedades medicinais, como: anti-inflamatória, antioxidante, laxante,expectorante, tônica e diurética.

1 talo de aipo de tamanho médico contém as seguintes propriedades nutricionais:

  • Energia: 6 calorias
  • Carboidratos: 1,2 g
  • Proteínas: 0,3 g
  • Colesterol: 0 mg
  • Gorduras: 0,07 g
  • Fibras: 0,6 g

Tem algum efeito colateral?

Mesmo trazendo diversos benefícios ao organismo, o consumo exige algumas precauções. Pessoas que apresentam reações alérgicas ao pólen de artemísia e bétula devem evitar o consumo da erva. Isso porque são grandes as chances de desenvolverem alergias com o consumo do aipo. Essas reações alérgicas causam sintomas como: erupções na pele, inchaços na língua, coceira, tonturas, problemas estomacais e até reações anafiláticas.

Outro cuidado é que o aipo possui furanocumarinas – um agente que pode ocasionar fotossensibilidade cutânea. Há relatos de pessoas que consumiram a erva e, em seguida, ficaram expostas ao sol, sofrendo graves queimaduras.

Além disso, o aipo é um potente diurético. Assim, pessoas com doenças renais devem consumir a erva com moderação; O excesso de seu consumo pode sobrecarregar o funcionamento dos rins.

Recomenda-se ainda que gestantes não consumam altas quantidades da erva. Isso porque o aipo pode causar sangramentos e contrações uterinas, que levam ao aborto.

Posso usar o Aipo como remédio caseiro?

Uma muda de Aipo

O aipo pode ser usado como um remédio caseiro no caso de doenças com sintomas de leve a moderado. Pessoas que apresentam quadro graves, devem buscar atendimento médico. O uso do aipo é complementar e não substitui a consulta ou o  tratamento médico.

Aipo emagrece?

Sim, o aipo pode ser um bom aliado para pessoas que querem emagrecer ou manter a boa forma física. Isso porque a erva tem um potente efeito diurético. Com isso, ajuda a eliminar líquidos e toxinas do organismo. Ainda reduz os indesejáveis inchaços pelo corpo, ocasionados pela retenção hídrica, e que se alojam em locais como barriga, cintura, culote, etc.

Além disso, o aipo é pobre em calorias e apresenta alta quantidade de fibras. As fibras aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa sentir menos fome e, assim, comer menos.

Como fazer e preparar o Aipo?

O aipo geralmente é adicionado a outras receitas picado e cru. No entanto, a seguir, você confere dicas de como comprar as melhores ervas:

  • Dê preferência para a compra do aipo fresco e solto. Evite as ervas embaladas, pois, embora, tenham uma aparência bonita, correm o risco de terem sido misturadas a pesticidas.
  • Adquira sempre o pé inteiro da erva.
  • Confira se os talos apresentam cor verde-clara e se estão firmes e sem manchas. Talos esbranquiçados, rachados ou moles podem indicar que planta está velha. Preste atenção também se as folhas estão com aparência de novas.