Ágar Ágar – Ajuda a Emagrecer? Como Usar? Onde Comprar? Benefícios!

Uma das maravilhas naturais é o ágar ágar. Muito comum de se usar no preparo de gelatinas, principalmente. No entanto, seu uso pode ser estendido a diversos outros preparos, assim como para tratamentos de beleza para a pele também.

Usá-lo é muito fácil, mas é importante lembrar que ele só absorve a água se ela estiver quente. É excelente na culinária, devido ao seu grande poder geleidificante, que é muito maior que a gelatina convencional.

 

O que é ágar ágar?

Alguns gêneros de algas marinhas na cor vermelha possuem uma gelatina nas suas células que recebe o nome de ágar ágar. É possível extraí-lo da classe Rodophyta, principalmente dos seguintes gêneros: Gracilaria, Pterocladia, GelidiumGelidiela.

O processo de extração do ágar-ágar foi descoberto em 1650, ao acaso, no Japão. Lá, era consumido o cozido de algas. É possível usar essa gelatina em vários preparos e dietas.


o pó de ágar ágar

Para que serve ágar ágar?

A alga que compõe o ágar ágar é usado há muitos séculos para tratar diversas doenças e para tratar, também, problemas estéticos. A grande concentração de celulose, sais minerais, ferro, cálcio, fibras, fósforo e iodo tornam muito eficaz em diversos tratamentos. É uma ótima fonte de origem vegetal dos nutrientes acima. É um importante auxilar na estética, na saúde e no bem estar.

Na Espanha, tornou-se um ingrediente básico para o preparo de muitos pratos típicos no país. No Brasil, assim como também em outros países, ele também está sendo muito usado em inúmeras receitas culinárias. Sua textura gelatinosa faz com que não seja necessário resfriá-la para que ela endureça.

Em água fria, o ágar ágar não se dissolve. Porém, em água quente, pode se expandir muito, absorvendo de 10 até 20x o seu próprio peso. Assim, forma-se um gel atóxico, não fermentável e não absorvível pelo corpo. Também não precisa ir na geladeira para que fique firme.

Benefícios para a saúde

A culinária naturalista também usa ele devido às suas propriedades medicinais. Vejamos abaixo as suas propriedades que se destacam:

  • Age como um bom desintoxicante
  • Não possui aditivos químicos e nem corantes
  • Não altera o sabor dos alimentos
  • É um produto versátil, servindo tanto para salgados quanto para doces
  • Poder gelatinante 10x maior
  • Composição quase que 100% de fibras alimentares
  • Ótimo custo-benefício
  • Previne infecção no intestino
  • Melhora a elasticidade da pele. Deixe a pele mais macia e lisa, evitando o aparecimento de acne e de rugas
  • Melhora o funcionamento do intestino

O fato de ser retirado de regiões bem profundas do oceano, tornam o ágar ágar bem seguro de ser ingerido. Ele não contém nenhum impureza e seu uso não oferece nenhum risco para a saúde.

Também combate a celulite e flacidez que a perda de peso causa. Seu uso também é indicado para pessoas que precisam perder peso, pode ajuda a moderar o apetite. Se usado como gel, aumenta a sensação de saciedade. Ainda fortalece as unhas e os cabelos.

Como usar ágar ágar?

gelatina de agar agar

Podemos encontrar-lo sob diversas formas. Pode ser em pó, sendo essa a melhor opção para substituir a gelatina comum e a maneira mais fácil de usar. Se comparado com a gelatina, 4 gramas de ágar ágar correspondem a 12 gramas de gelatina em pó sem sabor.

Além da tradicional gelatina, ainda pode ser usada na produção de vários pratos, como mousse, compressas, doces, geleia, sopa, chás, etc.

Outros usos do produto

O ágar ágar pode ser usado em cápsulas. Geralmente consumida com água cerca de 30 minutos antes das refeições. Dessa forma, contribui para controlar a saciedade. Dessa forma, ajuda no emagrecimento.

Se usado como chá, também contribui para aumentar a saciedade, pois a sua fibra irá formar um gel após o consumo.

É importante não usar em excesso, para evitar efeitos contrários.

Também é importante conciliar o seu uso com a prática de atividades físicas e com uma alimentação mais saudável. Dessa forma, as mudanças no organismo e na saúde acontecerão com mais eficiência e de uma forma mais rápida.

Onde comprar ágar ágar?

É possível encontrar para comprar em lojas de produtos naturais, em grandes supermercados, farmácias de manipulação, fitoterápicas ou até em lojas de produtos orientais.