Acerola – Para Que Serve? Quais os Benefícios e Malefícios? Emagrece?

Não existem dúvidas de que a acerola e muito saborosa, podendo ser consumida in natura ou em preparos. No entanto, o que muita pessoas ainda não sabem é que ela oferece uma grande variedade de benefícios para o organismo.

Então para saber um pouco mais, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Quais os benefícios da Acerola?

A acerola e uma frutinha pequena, mas muito rica em minerais e vitaminas. Essa combinação faz com que ela seja muito poderosa em oferece benefícios ao organismo. Veja quais são eles:

Vitamina A e a visão

Por ser rica em vitamina A, a acerola é excelente para a visão. Somente uma acerola pode oferecer a mesma quantidade de vitaminas A que uma cenoura inteira. Assim sendo, apenas 2 acerolas já podem suprir a necessidade diária do organismo dessa vitamina.


Sistema imunológico

A acerola é considerada uma as frutas com maior concentração de vitamina C que há. Apenas 180ml o seu suco pode oferecer a mesma quantidade de vitamina que do que 14 litros de um suco de laranja.

Antioxidantes e radicais livres

Essa fruta é rica em tanino, ácido ferúlico, queretina e ácido clorogênico. Todos eles possuem propriedades antioxidantes. Com isso, ajuda no combate aos radicais livres, podendo ajudar na prevenção do câncer e envelhecimento precoce.

Perda de peso

A acerola contribui para o bom funcionamento do organismo e do metabolismo. Por isso, ajuda na perda peso. Além disso, possui uma baixa quantidade de calorias e também de gordura.

Melhora da imunidade

Por ser rica em Vitamina C, também denominado ácido ascórbico, ela ajuda a melhorar a melhorar a imunidade e também na prevenção de resfriados e gripes.

um pote de acerola

Prevenção do estresse oxidativo

Basicamente, o estresse oxidativo é o que leva a um envelhecimento precoce. Consumindo acerola frequentemente é possível prevenir isso de uma forma eficaz. O mais aconselhável é ingerir 2 por dia.

Níveis de açúcar no sangue

O seu alto nível de antioxidante, quando ingerido em forma de suco, pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, pode-se dizer que ajuda a diminuir o risco de doenças como hiperglicemia e diabetes.

Prevenção de problemas gastrointestinais

Como possuem muitas fibras, as acerolas ajudam a melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal. Com isso pode ajudar a tratar casos de constipação, diarreia, disenteria e outros.

Favorece a saúde cardíaca

Todos os nutrientes que podem ser encontrados nessa fruta ajudam na manutenção do sistema cardiovascular. Os principais deles são o cálcio, o potássio e o magnésio.

Ajuda na produção de colágeno

A vitamina C que está altamente concentrada nessa fruta ajuda a aumentar os níveis de colágeno no organismo. Isso ainda favorece o combate ao envelhecimento celular precoce.

Nutrição

A acerola possui muitos nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo. Dentre eles podemos citar o zinco, cálcio, potássio, cobre, magnésio e também vitaminas como a Vitamina B 1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B5 e Vitamina B9.

Quais os malefícios?

Normalmente o consumo da acerola não é muito associado com problemas importantes. No entanto, o consumo em excesso pode levar ao surgimento de efeitos secundários, tais como náuseas, diarreia, cólicas estomacais, insônia e sonolência.

Sendo assim, o mais indicado é sempre o consumo de forma moderada. Especialmente em pessoas que usem anticoagulantes e que estejam grávidas ou em período de amamentação.

Os efeitos do consumo da acerola no feto ou no bebê através o leite não são ainda conhecidos. O mesmo vale para os casos de pessoas com gota ou cálculo renal.

Qual a origem da Acerola?

A acerola, cujo nome científico é Malpighia emarginata ou Malpighia glabra também é conhecida como cereja-de-Barbados ou cereja-das-antilhas.

A fruta nasce em uma árvore que se chama aceroleira. Sua origem é nas Antilhas, mas posteriormente se difundiu também nas Américas do Sul e Central.

Vitaminas e propriedades medicinais

A acerola, como já foi dito anteriormente, é uma fruta muito rica em diversas vitaminas e nutrientes, sendo conhecida principalmente por sua alta concentração que ácido ascórbico, que é a Vitamina C. Agora, veja mais algumas vitaminas e minerais presentes na acerola:

  • Vitamina A, que é responsável pela sensibilidade da retina
  • Vitamina B2, que apresenta um importante papel para a pigmentação da pele e seu aspecto
  • Vitamina B3 que atua no controle do metabolismo e também na produção de esteroides)
  • Carotenoides
  • Polifenóis.

Contraindicações

duas acerolas

Até o momento não existem muitos estudos a respeito das propriedades da acerola. Por isso não se sabem as contraindicaçoes exatas a seu respeito.

No entanto, a recomendação é que o consumo da fruta seja feito sempre de forma moderada para pessoas saudáveis.

Aquelas pessoas que fazer uso de medicamentos anticoagulantes ou que apresentam maior sensibilidade gástrica não devem ingerir a fruta.

A acerola também não é aconselhada, embora não seja proibida, para as gestantes e lactantes visto que seu efeito na gestação e sobre o bebê são desconhecidos.

O segredo do consumo está exatamente na moderação, sendo que 8 a 10 unidades da fruta por dia deve ser o parâmetro seguido.

Como usar a Acerola para tratamento caseiro?

A acerola oferece um grande variedade e benefícios para a saúde. Dessa forma, o melhor para obter esses benefícios é consumir a fruta mesmo, in natura, ou ainda fazer sucos e toma-los ainda frescos.

Já no caso de chás, o mesmo deve ser feito da folha da planta que dá origem à fruta. Ele é excelente para o emagrecimento, por exemplo. Isso porque ajuda a inibir o apetite e a acelerar o metabolismo.

Como fazer o suco de Acerola?

Se engana muito quem acredita que é difícil fazer um suco de acerola. O processo é bastante simples, pode ser realizado em poucos minutos e o resultado fica muito saboroso.

Veja a seguir os ingredientes necessários para fazer um suco de acerola:

  • Um copo de 250 ml cheio de acerolas bem lavadas e maduras.
  • 1 copo de 250 ml de água gelada
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

Para o preparo, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bate por aproximadamente 30 segundos. Depois é só coar, adicionar umas pedrinhas de gelo para torna-lo ainda mais refrescante e bater mais um pouquinho. Está pronto para ser tomado!

Pergunta dos leitores

A semente de acerola traz algum benefício?

Não existem registros a respeito dos benefícios oferecidos pela semente da fruta acerola.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a acerola, seus muitos benefícios, como ela age, a melhor maneira de ingerir e todos os detalhes sobre essa saborosa fruta. Aproveite essas informações e disfrute dos benefícios!